Dezembro impulsiona compras internacionais e Turismo no Brasil, aponta Visa
Visa Consulting & Analytics mostra que as transações de estrangeiros no Brasil cresceram 10% no período

A Visa anunciou hoje (16) que a temporada de festas no Brasil terminou de forma positiva, com aceleração nos pagamentos dos brasileiros realizados com credenciais da empresa.
Os dados da Visa Consulting & Analytics (VCA) mostram que os consumidores do Brasil estão recorrendo mais a varejistas estrangeiros para as compras de fim de ano. Com isso, houve um aumento de 25% nas transações internacionais em dezembro de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O Turismo também foi impactado positivamente. Dados de VCA mostram que as transações de estrangeiros no Brasil cresceram 10% em dezembro de 2025, indicando o apelo do país como destino turístico internacional, especialmente para viajantes dos EUA, da França e de Portugal.
Da mesma forma, houve aumento de 25% nas transações presenciais internacionais de brasileiros viajando para o Exterior, com EUA, Portugal e Itália sendo os principais destinos neste dezembro.
De forma geral, a análise de VCA mostrou que houve um crescimento no número de transações totais da Visa em dezembro de 2025 em relação ao mesmo período de 2024. Vestuário e serviços digitais lideraram as transações de e-commerce durante as festividades de fim de ano, enquanto supermercado, posto de gasolina e restaurantes foram destaque nas transações presenciais. Os pagamentos realizados por aproximação aumentaram 15%.
A análise ainda descobriu que o brasileiro continua adiando as compras de final de ano. O dia 23 de dezembro registrou o maior volume de transações Visa em todo o ano de 2025.
A equipe de consultoria da VCA analisou dados de transações de consumidores realizadas no Brasil via VisaNet entre 1º e 31 de dezembro de 2025, comparado ao mesmo período de 2024, excluindo transações e gastos relacionados ao Visa Direct. Os percentuais de crescimento referem-se ao número de transações em dólares americanos e moeda local.