Turismo de eventos cresce 7% na Europa em 2025
Reino Unido, Alemanha e França continuaram concentrando a maior parcela das despesas na região

O setor de Turismo para eventos na Europa manteve um ritmo de crescimento em 2025, com o gasto turístico total aumentando 7% em relação ao ano anterior.
A análise, conduzida pela Mabrian e pela Data Appeal — ambas empresas do Grupo Almawave — é o primeiro estudo em escala europeia que aprofunda as tendências do Turismo de eventos, considerando tanto a tipologia dos eventos quanto os gastos turísticos associados.
O estudo se baseia em dados de doze países europeus — Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Reino Unido, Espanha, Suécia e Suíça — mercados que, juntos, representam a maior parte dos gastos turísticos relacionados a eventos no continente e que sediam muitas das experiências ao vivo de classe mundial da Europa.
Ao analisar os padrões de gasto, Reino Unido, Alemanha e França continuaram concentrando a maior parcela das despesas com Turismo relacionado a eventos na Europa, sustentados por suas infraestruturas de eventos consolidadas e forte apelo internacional.
Além disso, três países se destacaram pelo crescimento anual nos gastos com Turismo relacionado a eventos: a Bélgica liderou com um expressivo aumento de 20%, seguida pelo Reino Unido e pela Irlanda, ambos com 10%. O aumento dos gastos no Reino Unido — apesar de uma queda de 6% no número de eventos — sugere a realização de eventos de maior valor, maior gasto por visitante ou uma combinação de eventos mais eficaz.
Durante 2025, alimentação e bebidas representaram quase metade de todo o gasto turístico (48,4%), seguidas por hospedagem (33%) e transporte (18,6%).
Esportes e Exposições
De acordo com os dados analisados, esportes e exposições responderam por 41,4% e 29,4% dos gastos com Turismo relacionado a eventos, respectivamente.
As exposições (feiras e eventos comerciais) foram a categoria de evento que registrou o crescimento mais consistente nos gastos turísticos em 2025 em todos os países europeus analisados, com alta de 6,2 pontos percentuais em relação ao ano anterior. O crescimento chegou a 9,1% na Bélgica, 5,7% nos Países Baixos e 4,5% na Irlanda. Na Grécia, Irlanda e Suécia, os esportes representam cerca de 57% de todo o gasto turístico relacionado a eventos.
Os dados revelam quatro cenários distintos para o crescimento dos gastos com Turismo de eventos na Europa em 2025:
- O primeiro inclui países onde os gastos aumentaram em quase todas as categorias de eventos — como França (com exceção dos esportes), Reino Unido e Espanha (excluindo festivais).
- O segundo abrange destinos onde os gastos turísticos em torno de partidas esportivas e exposições crescem fortemente, apesar de quedas em outras categorias, como ocorre na Áustria, Grécia, Irlanda e Países Baixos.
- Um terceiro grupo, que inclui Suécia e Suíça, apresenta tendências mais mistas.
- Por fim, Itália, Bélgica e Alemanha — em linha geral com o desempenho europeu — mostram um aumento robusto nos gastos turísticos relacionados ao segmento MICE, especialmente em conferências e, sobretudo, em exposições.
Nos doze países europeus analisados neste relatório, quase nove em cada dez eventos realizados em 2025 foram shows musicais, conferências profissionais e partidas esportivas — embora a distribuição varie significativamente entre os mercados e contribua para o posicionamento estratégico de cada destino.
Eventos esportivos predominam na Espanha, Bélgica, Suécia e Grécia, enquanto os shows são particularmente relevantes na Alemanha, Irlanda e França. As conferências permanecem centrais no Reino Unido e na Itália. Nos Países Baixos, Áustria e Suíça, esportes e shows juntos representam cerca de dois terços de todos os eventos.