Beatriz Contelli   |   27/10/2026 17:11
Atualizada em 27/10/2026 17:51

Brasileiros ampliam compras de itens essenciais após proibição das bets

Abras divulgou relatório que aponta crescimento no volume de consumo em supermercados e mercearias


Getty Images
Lares brasileiros passaram a consumir mais arroz, óleo, macarrão e café
Lares brasileiros passaram a consumir mais arroz, óleo, macarrão e café

A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) divulgou que a proibição das bets no País vem contribuindo para o aumento do consumo nos lares brasileiros. Ao longo das semanas posteriores à MP 1394/2026, observa-se um crescimento no volume no consumo realizado em supermercados, especialmente na cesta de produtos essenciais, como arroz, óleo, macarrão e café. Este crescimento ocorre em todos os canais do varejo alimentar, abrangendo supermercados, atacarejos, mercearias e demais formatos.

Na semana de 5 a 11 de outubro, o desempenho do varejo alimentar apresentou alta de 6,5% no Brasil em relação ao mesmo período no ano anterior. A região Sul e a região que compreende Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro tiveram o maior índice de crescimento, ambas de 10,6%. Em seguida, o Nordeste apresentou crescimento de 6,5% e o interior de São Paulo, de 5,6%. Completam a lista de crescimento as regiões da Grande Rio de Janeiro (4%), Centro-Oeste (3,6%) e Grande São Paulo (1,2%).

O desempenho do varejo alimentar brasileiro manteve a tendência de crescimento na semana seguinte, de 12 a 18 de outubro. No Brasil, a alta foi de 6,3% em relação ao mesmo período no ano anterior. Entre as regiões, a Sul continuou como a que teve o maior índice de crescimento, de 9%, seguida pela região que compreende Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro (7,1%) e Grande Rio de Janeiro (6%). Interior de São Paulo e Grande SP tiveram índices de crescimento de 5,6% e 5,5%, respectivamente. Nordeste e Centro-Oeste completam o desempenho positivo com 4,5% e 3,5%.

Estes números têm forte relação com dados públicos do Banco Central do Brasil que mostram uma redução imediata de 10% no número de transações em Pix no País quando as bets foram proibidas; atualmente, esse número está em 7%.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatriz Contelli

Conteúdos por

Beatriz Contelli

Beatriz Contelli tem 6855 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Anhembi Morumbi com pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela FAAP. Entrou na PANROTAS em 2019, com foco especialmente em Branded Content, e, desde 2024, atua como repórter da redação.