Filip Calixto   |   25/02/2022 09:28   |   Atualizada em 25/02/2022 09:31

Braztoa abre inscrições para prêmio de sustentabilidade em novo formato

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade não tem mais categorias e, este ano, homenageia a resiliência

A Braztoa abriu ontem as inscrições para a edição 2022 do seu Prêmio de Sustentabilidade. O tema do ano será Resiliência, que é considerado pelos organizadores como um termo fundamental para montar estratégias nos últimos anos.

Divulgação
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade foi criado para reconhecer ações ecologicamente corretas no segmento do Turismo
O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade foi criado para reconhecer ações ecologicamente corretas no segmento do Turismo

Entre as novidades está a inexistência de categorias. Hoje, os inscritos serão avaliados a partir de um ponto comum: a resiliência e seus resultados práticos. Quais foram as iniciativas sustentáveis adotadas em seu negócio ou destinos – de forma individual ou coletiva – que lhe permitiram sobreviver e se reinventar na pandemia e impactaram positivamente as pessoas, o planeta, e quais são seus resultados econômicos? Essa é a pergunta-chave que os interessados em se inscrever deverão responder.

O novo formato, que prima por uma abordagem integrada, foi construído coletivamente, a partir de reflexões e sugestões de especialistas que integram o corpo de jurados, e consolidado com o apoio de Rayane Ruas, Head of Intelligence da UP Soluções, empresa de consultoria que apoiará a realização da 9ª edição do Prêmio.

“Esta é uma edição muito especial do prêmio, que reconhece o momento atual e a nova postura necessária do mercado. Além da resiliência, que foi vital para a superação do nosso setor, a premiação ressalta e valoriza a colaboração nas ações inscritas. Chegamos a este novo formato justamente a partir do trabalho conjunto e do envolvimento minucioso de todo o grupo formado pelos jurados de renome nacional e internacional, por parceiros técnicos, consultores especializados, além da diretoria da Braztoa, que está completamente alinhada para evidenciar a atuação responsável do Turismo brasileiro, nos 17 ODS da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), e unir o setor em torno do propósito da sustentabilidade”, ressalta a vice-presidente da associação, Marina Figueiredo.

Ampliando seu escopo colaborativo, também pela primeira vez, o Prêmio contará com o suporte de universitários da USP, liderados por Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da EACH/USP. Os estudantes serão responsáveis por apoiar o processo de inscrição e pela pré-seleção das iniciativas mais aderentes, que seguirão posteriormente para análise dos jurados. O trabalho será realizado em duplas, para que a transparência e imparcialidade sejam garantidas.

"É com imensa satisfação que recebemos o convite da Braztoa para que estudantes pudessem participar de diferentes etapas do Prêmio em 2022, o que significa grande exposição aos desafios reais da adoção de práticas sustentáveis, ao contato constante com profissionais e à possibilidade de, rapidamente, compreender todo o setor de turismo brasileiro", disse Mariana Aldrigui.

CORPO DE JURADOS
Os finalistas serão anunciados no dia 1 de abril pelo corpo de jurados, que tem entre seus nomes Alexandre Garrido (ABNT/ISO), Ariane Janér (consultora), Vítor Pinheiro (PNUMA), Fernando Kanni (consultor), Helena Costa (UNB), Jéssica Kobaiashi (Senac), João Tasso (LETS), Mariana Aldrigui (USP/Fecomercio), Oliver Hillel (Convenção Diversidade Biológica – CDB), Rafaela Lehmann (Ministério do Turismo) e Ronald Sanabria (Rainforest Alliance).

Serão premiadas as cinco melhores inciativas e, a critério do júri, poderão ser feitas homenagens e oferecidas Menções Honrosas como reconhecimento às iniciativas que merecem destaque.

Todos os vencedores, além de serem reconhecidos publicamente na cerimônia de premiação com certificado de participação e troféu, receberão o selo "Vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022", que conta com a chancela de organizações representativas, como o Ministério do Turismo, de forma a poderem utilizá-lo publicamente – de acordo com regras predefinidas que receberão ao fim do processo – e também poderão integrar a Rede Braztoa de Sustentabilidade, composta pelos vencedores de todas as edições do Prêmio, jurados e representantes da entidade.

Os interessados terão até o dia 11 de março para se inscrever por este link e concorrer a noite de premiação, marcada para 10 de abril, na Serra Catarinense. O evento tem o Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense) e a Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) como grandes parceiros, o Iberostar como patrocinador, além da Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e Ministério do Turismo, como apoiadores institucionais.

“A pandemia veio e interrompeu nossos projetos, mas como sonhos não se cancelam, apenas se adiam – e, muitas vezes, tornam-se melhores do que almejávamos – começamos a escrever um novo e inovador capítulo desta importante, atual e essencial parte da história da Braztoa e do nosso setor. Agradecemos a todos os parceiros que estão conosco nesta construção de um Turismo cada vez melhor”, finaliza o presidente da associação, Roberto Haro Nedelciu.

Tópicos relacionados