Victor Fernandes   |   22/12/2023 15:34

Veja mais ideias e ações de ESG dos 100+ Poderosos do Turismo

PANROTAS consultou os 100+ sobre as políticas de governança ambiental, social e corporativa

Getty Images/Tanarat Kongchuenjit
ESG foi debatido por principais nomes do Turismo brasileiro
ESG foi debatido por principais nomes do Turismo brasileiro

Publicada no início deste mês, a edição da Revista PANROTAS, em sua 13ª edição trouxe a lista dos 100+ Poderosos do Turismo. Reconhecendo grandes nomes do segmento de viagens e Turismo, o ranking além de apontar profissionais de influência no segmento mostrou o que cada um deles pensa sobre o mercado e revelou como cada um deles age em uma questão fundamental para o momento: as práticas de ESG.

O tema foi trazido em uma pergunta igualmente feita a todos eles, que é: "Sob sua liderança, quais são as ações de sua empresa sobre diversidade, inclusão e sustentabilidade?". Ao longo dos dias, o Portal PANROTAS mostrará, em quatro partes, como estes profissionais abordam estes três pilares tão fundamentais.

Veja na lista a seguir, na parte 2, o que os Poderosos do Turismo pensam e fazem nas questões ESG:

Daniel Bicudo - Azul

A Azul já é a companhia aérea que mais atende a Amazônia, facilitando as conexões de pessoas e o transporte de cargas na região - e de lá para o mundo. Mas, para além da nossa capilaridade, enxergamos que poderíamos atuar na promoção do desenvolvimento sustentável, na defesa dos direitos dos povos da floresta e na conservação da biodiversidade amazônica.

O Movimento ARA inclui parcerias, projetos e ações com produtores e empresas locais que, por meio da Azul Cargo Express, podem transportar suas mercadorias a preço de custo e chegar a grandes centros comerciais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, ampliando, assim, as possibilidades do seu comércio, antes, limitado apenas às comunidades locais. Essa foi uma das formas que encontramos de começar a usar o nosso modelo de negócio para ajudar a desenvolver a sociobioeconomia dessa região, que é tão importante e rica por sua cultura, tradição e matérias-primas únicas.

Como empresa, estamos cada vez mais atuantes com ações e projetos que reconheçam a diversidade, inclusão e sustentabilidade dentro do nosso setor. Incentivar o Turismo sustentável ajuda a fortalecer atividade turística a longo prazo, sustentada na preservação ambiental e cultural que qualificam o destino turístico, gerando benefícios sociais permanentes.

John Rodgerson - Azul

Acredito que quando falamos em sustentabilidade dentro da Azul estamos nos referindo a uma companhia que cresce diariamente, dá oportunidades a tripulantes e clientes, atende destinos que antes não eram servidos pela aviação comercial, aposta em cidades além de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, acredita no potencial do interior do País e fomenta negócios e desenvolvimento socioeconômico.

Somos a melhor companhia aérea do mundo e trabalhamos para deixarmos o legado de sermos também a melhor para o mundo. Temos compromissos ESG que são uma realidade para a Azul e, aliás, amplamente reconhecidos pelo mercado, como por exemplo, a meta de ter 50% de mulheres na alta liderança até 2030.

Danillo Barbizan - Delta Air Lines

A responsabilidade social e ambiental não é apenas benéfica para as pessoas e o mundo; é um imperativo do nosso negócio e está na interseção dos valores e conhecimentos da Delta, orientando o trabalho da companhia em sustentabilidade, nas nossas comunidades e em diversidade, equidade e inclusão. Quando o assunto é sustentabilidade, temos as seguintes iniciativas:

  • Descarbonizar nossas operações até 2050, alinhando-se com o Acordo de Paris;
  • Redução do uso de plásticos descartáveis nas aeronaves em mais de duas mil toneladas por ano;
  • Transição de equipamentos usados em terra para elétricos;
  • Trabalho rumo a uma cadeia de suprimentos sem emissões;
  • Nas áreas da diversidade, equidade e inclusão, a Delta, em todos os níveis da organização, não busca apenas preencher porcentagens de representação, mas liderar e impulsionar a mudança sistêmica que promove resultados equitativos para todos.

Também me orgulho muito da iniciativa que implantamos de priorizar oportunidades de fazer negócios com estabelecimentos pertencentes a minorias e mulheres. A Delta está progredindo na jornada de criar um negócio mais inclusivo e sustentável, e temos total consciência do papel central que nossa companhia pode e deve desempenhar para inspirar outras empresas e, claro, para trazer os resultados palpáveis que o planeta tanto precisa.

Raphael de Lucca - Copa Airlines

Sob minha liderança, temos focado em fortalecer nossa empresa como um ambiente que valoriza e promove a diversidade, igualdade e inclusão. Nossas ações refletem esse compromisso, desde a adesão voluntária ao Compromisso 25 da Iata até a criação de uma cultura interna que abraça e celebra a diversidade em todas as esferas da nossa organização. Além disso, estamos comprometidos com práticas sustentáveis que visam não apenas ao crescimento da empresa, mas também ao bem-estar integral de nossos colaboradores e comunidades.

Alessandro Cunha - Aviva

A Aviva completou cinco anos em outubro e eu a lidero desde 2021. Nesse tempo nós estamos em constante evolução, inclusive quando falamos de diversidade, inclusão e sustentabilidade. Temos um cuidado muito grande com a nossa gente, visando proporcionar conforto a todas as pessoas, respeitando a identificação que cada pessoa tem de si, o que se estende ao nome social, registrado no crachá.

Também procuramos colocar profissionais LGBTQIA+, como pessoas trans, por exemplo, em cargos em que sejam vistas e valorizadas, como é o caso de Sauípe, onde temos profissionais trans em linha de frente no restaurante do nosso hotel de mais alto padrão, o Grand Premium Brisa. Já investimos mais de R$ 2 milhões para compensações ambientais e o investimento de R$ 4,5 milhões para a instalação de uma usina fotovoltaica em Rio Quente para atender parte da demanda de energia do complexo.

Além destas, existe uma séria de outras iniciativa que acontecem desde antes de minha gestão e que estão em continuidade. Desde 2022, organizamos as ações de governança e em prol da comunidade e do meio ambiente em uma Agenda ESG, com 16 temas materiais que terão foco até 2025. É um trabalho que já realizamos há décadas, mas que agora está estruturado de forma mais organizada. Nossa área de Sustentabilidade existe há mais de 20 anos, por exemplo. E ficamos felizes de ver isso cada vez mais presente na nossa rotina de trabalho.

Chieko Aoki - Blue Tree Hotels

Por meio do programa Mottainai, um conceito oriental que segue as mesmas premissas dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar), que existe na rede Blue Tree Hotels há cerca de 15 anos, praticamos de forma espontânea todas as ações de sustentabilidade e também de diversidade e inclusão.

No quesito ambiental, realizamos diversas ações ao longo de 2023 e conseguimos evoluir em temas que tínhamos planejado. Entre os destaques estão a abertura de uma estação de recarga de veículos elétricos no resort de Lins e a substituição das águas em garrafa pet disponibilizadas no frigobar dos apartamentos de todas as unidades por águas em lata, por conta do maior aproveitamento do material para a reciclagem (e em 2024 faremos a mudança também nos eventos e nos restaurantes das unidades).

E para 2024 já planejamos a substituição de sacos de lixo plástico por biodegradáveis e os sacos de plástico de lavanderia por sacos de tecidos, além de outras ações que envolvem as embalagens dos amenities, itens disponibilizados em eventos e até na operação dos restaurantes, priorizando embalagens descartáveis.

Ao mesmo tempo, nos aprofundamos em ações de sustentabilidade em prol do meio ambiente dentro do que é possível viabilizar na infraestrutura existente de nossos hotéis. Consideramos mudanças nas renovações, implantação de atividades sociais direcionadas à educação geral e fortalecemos a capacitação técnica em atividades relacionadas à hotelaria em 2024.

Matt Teixeira - BWH Hotels

Reconhecendo a importância de a indústria hoteleira assumir a liderança na abordagem dos desafios globais e no estabelecimento de programas de sustentabilidade que atendam às novas expectativas dos hóspedes, a BWH Hotels está comprometida com a responsabilidade ambiental e social em todo o nosso vasto portfólio global.

Além da nossa participação na Sustainable Hospitality Alliance, a BWH Hotels lançou um novo esforço estratégico global de sustentabilidade chamado "Because We Care", ou "Porque nos importamos" em português, que se centra em três pilares principais: Terra, Pessoas e Comunidade. Estou orgulhoso das medidas que tomamos na BWH Hotels, incluindo o progresso do nosso programa Because We Care.

Viviane Amadei - BWH Hotels

Alguns dos hotéis da BWH Hotels no Brasil já possuem iniciativas que visam adaptar as operações às exigências e necessidades do ESG: por exemplo, energia solar, a substituição do plástico por material biodegradável, coleta de lixo reciclável privada e fomento econômico priorizando as comunidades locais.

Aline Bueno - Argo Solutions

A Argo tem uma trajetória a ser percorrida em vários aspectos no tema, mas já adotamos algumas iniciativas iniciais: Pensando no E, o nosso core business é digitalizar as viagens e despesas na América Latina, nada mais coerente que fazer o uso de todas as plataformas que comercializamos, incluindo a eliminação do armazenamento de papéis e recibos de viagens. Pensando no S, do ESG, na área de pessoas, por exemplo, promovemos a diversidade nos processos seletivos, incluindo mulheres, negros, LGBTQIA+ etc, mas ainda não implementamos a divulgação de vagas afirmativas, por exemplo. Pensando no G, temos implementadas melhores práticas de compliance e governança em toda a estrutura e processos.

Andreia Chiarato - R1 Soluções Audiovisuais

Eu gosto, e preciso, ter uma equipe diversificada, com pessoas que pensam diferente, de culturas diferentes, isso agrega muito. Quando a equipe tem pessoas muito iguais em pensamentos e causas, não há muita evolução. Com diversidade, há evolução. Por isso defendo e sempre busco contratar pessoas diversas, com perfis, etnias e crenças diferentes, para que tenhamos evolução e crescimento como empresa.

Cito também nosso foco cada vez maior em aplicar os conceitos de sustentabilidade nos eventos que patrocinamos também. Que consigamos reaproveitar os materiais usados em um evento para outros. Há poucos dias fizemos um encontro para a HSMAI em que o material vem sendo utilizado nos eventos deles há dois anos. A bandeira sustentabilidade é muito forte no Grupo R1. E nós, líderes, temos de hastear essa bandeira.

Por isso sempre pensamos em solução para melhorar e contribuir com o meio ambiente e causas sociais. Por fim, mais um exemplo: acabamos de fazer um evento com o Bourbon Ibirapuera. Era uma árvore de Natal e lá havia uma ONG participante que solicitou nosso apoio. A R1 está sempre de olho em causas sociais, e é um olhar que eu, Andreia, particularmente, gosto muito de defender causas de crianças, pois são nosso futuro, o futuro do País. Melhorando as crianças, o País será melhor.

Alexandre Pereira - Secretaria de Turismo de Fortaleza e Anseditur

Atualmente, Fortaleza está em processo de implantação da Metodologia Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) — como são chamados destinos que gerenciam os seus processos de uma maneira inovadora e são comprometidos com vários pilares que vão melhorar a qualidade de vida dos moradores e também a experiência do turista. Fomos uma das dez cidades brasileiras selecionadas pelo Ministério do Turismo para essa iniciativa.

Nos destacamos como a primeira cidade do Brasil a contar com uma política pública de Turismo voltada para o segmento de animais de estimação. Outra iniciativa lançada este ano foi o Movimento Fortaleza Capital do Kite, abrangendo Turismo, capacitação e desenvolvimento territorial. Como desdobramento, a Prefeitura de Fortaleza lançou o Juventude no Kite. O programa vai beneficiar 12 escolas e formar 100 instrutores de kitesurfe em Fortaleza, no período de um ano.

Nesse contexto de oferecer experiências de diversidade na cidade, acabamos de lançar o Percursos Negros (Fortaleza Negra), um roteiro que reúne espaços simbólicos para a cultura afro-brasileira em Fortaleza. Sobre Turismo inclusivo, o programa Praia Acessível proporciona banho de mar assistido para as pessoas que apresentem deficiência e/ou mobilidade reduzida.

Alexandre Sampaio - CNC e FBHA

Nossa superintendente é do sexo feminino, assim como nossa consultora jurídica. Ademais, abraçamos causas para nossa base empresarial e somos orientados por meio dos nossos sindicatos para ações de inclusão social e sustentabilidade.

Ana Biselli Aidar - Resorts Brasil

ESG é foco prioritário de atuação da Resorts Brasil desde 2021. A jornada é longa e complexa, mas estamos empenhados em evoluir como pessoas, transformar as empresas associadas e o Turismo como um todo. Acreditamos que uma atuação em cadeia tornará essa jornada de transformação mais célere, leve e eficaz.

Em parceria, com os associados, clientes, associações, fornecedores, governo, organizações sem fins lucrativos atuamos em três frentes: conscientização e sensibilização sobre o tema; identificação de oportunidade de melhoria de atuação customizada; apresentação de soluções que contribuam para a evolução das práticas ambientais, sociais e de governança.

Antonio de Queiroz - FecomercioRJ

A FecomercioRJ, o Sesc RJ e o Senac RJ são signatários do Pacto Global da ONU. Isso já indica a importância que o sistema dá ao tema sustentabilidade, porque os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tratam, justamente, da diversidade, da inclusão e da defesa de um mundo mais sustentável.

Estamos desenvolvendo e implementando projetos referentes aos princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos; da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho; da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção para nossos associados aplicarem em suas gestões.

Ao criarmos o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), em dezembro de 2021, já apontávamos para esse caminho. Em 2023, instituímos o Comitê ASG da Fecomércio RJ, que também é um importante movimento na direção de uma sociedade mais igualitária. Nele tratamos todas as questões relacionadas à diversidade, inclusão e sustentabilidade. Este tripé está intimamente ligado em nossas ações. O desenvolvimento econômico só existirá de forma perene se tiver a igualdade como alicerce.

Barbara Braga - Secretaria de Turismo de Alagoas

Estamos fortalecendo algumas dessas frentes. Na sustentabilidade, trabalhamos ao longo do ano para estruturar o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, de quatro regiões turísticas: Caminhos das Águas, Costa dos Corais, Cânion do São Francisco e Grande Maceió. Em novembro, entregamos oficialmente os PDITS - documentos com as diretrizes para a implementação de ações para ordenar o desenvolvimento turístico de três das quatro regiões.

Nossa vocação natural é o Turismo sustentável. Uma das provas desta afirmação é que pelo terceiro ano consecutivo, a Praia do Patacho, em Porto de Pedras, foi certificada com o selo Bandeira Azul, uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) e que conta com o apoio de diversas instituições internacionais.

Ao falar de inclusão, em primeira mão, anuncio que vamos lançar o Programa Destino Mais Acessível. Na primeira fase vamos disponibilizar uma cartilha de orientação para o trade turístico entender as normas do bem receber quando se trata da pessoa com deficiência, tem orientação tanto da parte estrutural do empreendimento como de orientações legais. O documento foi construído de acordo com as orientações do Ministério do Turismo.

Bruno Wendling - Fundtur-MS

Nos últimos anos, a Fundtur-MS fez algumas ações importantes em relação à diversidade, inclusão e sustentabilidade. Em 2019, começamos a trabalhar fortemente com o segmento LGBT, com capacitação, promoção, campanhas e participação em eventos. Assumimos de verdade esse compromisso e, como resultado, nos tornamos um dos destinos mais bem posicionados no mercado LGBT do Brasil, agora partindo para o mercado internacional.

Temos muita ação conectando as sub-secretarias de Cidadania do Mato Grosso do Sul. Iniciamos, com eles, um plano de acessibilidade para portadores de deficiências. Nessa transversalidade, começaremos também a trabalhar os assuntos indígenas, realizando projetos de Turismo de base comunitária.

Na questão da sustentabilidade, desde o final de 2021, quando começamos a trabalhar com Bonito, para certificação como o primeiro destino carbono neutro do mundo, o que aconteceu no final do ano passado, com outras empresas também via Sebrae, agora com empresas que fazem compostagem, que trabalham a questão do lixo zero, e com modelos de trabalho para alguns destinos, especialmente focados em Bonito/Serra da Bodoquena, para gerar um modelo e transformar uma cidade ecocriativa. Portanto, temos atuado bastante nessas linhas que envolvem o social, o ambiental e a govenança.

Carolina Negri - Sindepat

Temos duas ações anuais no aspecto de responsabilidade social que já são consolidadas no nosso calendário e que venho buscando ampliar o aspecto e a visibilidade e que tenho bastante orgulho do que nossos associados realizam. O DNA, Dia Nacional da Alegria, e o DNPD, Dia Nacional da Pessoal com Deficiência em Parques. Ambas com mais de 12 edições realizadas. São milhares de pessoas atendidas a cada edição. Criamos também um comitê interno de sustentabilidade, onde por meio de reuniões frequentes, pautas por temas específicos, associados trocam experiência e boas práticas de atuação, sendo possível a melhoria de processos internos e implementação de novos.

Daniela Maia - Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro tem sido um ponto focal para a promoção da diversidade, refletindo-se em diversas iniciativas e ações marcantes. No mês do Orgulho em 2021, realizamos uma abrangente campanha em todos os 24 postos de salvamento ao longo da orla carioca, da praia do Leme ao Pontal. Em 2022, a cidade deu um passo significativo ao trazer, pela primeira vez, a corte do carnaval LGBTI para os desfiles nas escolas de samba na Sapucaí, consolidando o evento como oficial.

No âmbito da inclusão, sob minha presidência no Conselho de Turismo da Cidade do Rio, integramos as associações dos guias de Turismo, proporcionamos passeios a pessoas carentes para explorarem os pontos turísticos e incluímos locais anteriormente invisíveis no roteiro turístico através do projeto 'Rio Digital Influencer’. Além disso, apoiamos projetos que, muitas vezes, não tinham a visibilidade necessária, oferecendo oportunidades através de parcerias diversas.

A sustentabilidade é uma abordagem abrangente que permeia todos os nossos projetos. Todos os esforços, desde a Secretaria de Pessoa com Deficiência até a Assistência Social, passando pela Coordenadoria da Diversidade, estão alinhados com o princípio da responsabilidade social. Nossas parcerias com organizações sociais e entidades mencionadas resultam em projetos que beneficiam a sociedade e contribuem para o bem-estar do Rio.

Eduardo Vasconellos - Abracorp e Kontik

A Kontik está comprometida com a diversidade e inclusão, além da busca pela certificação dos selos ESG. Em abril de 2023, apresentamos ações planejadas para o futuro nos pilares ESG a um público de líderes. Criamos um comitê interno de ESG com líderes de diferentes áreas.

Em relação à diversidade, temos:

  • 57% de mulheres na liderança;
  • 62% de colaboradores do gênero feminino;
  • 58% de colaboradores negros ou pardos;
  • 5% de PCD;
  • 2% de transgênero;
  • 9,5% com mais de 50 anos;
  • 1% migrantes.

Somos membros do Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ e oferecemos vagas para profissionais PCD e LGBTQIAP+ em parceria com a Transempregos. Também trabalhamos com a TOTI Diversidade para integrar profissionais migrantes na área de TI.

Em resumo, a Kontik está fazendo avanços significativos em termos de diversidade e inclusão, bem como em sua abordagem ESG. Essas iniciativas não apenas fortalecem a cultura da empresa, mas também posicionam a Kontik como uma líder no setor quando se trata de responsabilidade social e corporativa.

José Roberto Tadros - CNC

O Sistema CNC-Sesc-Senac está passando por um processo de modernização que inclui a valorização de uma cultura de inovação e a adoção de práticas sustentáveis, com ações voltadas para a diversidade.

E fazemos isso com uma visão setorial, promovendo encontros para a disseminação de informações que possam ajudar as empresas nessa jornada, que é inadiável. Temos o programa Ecos de Sustentabilidade, com atuação na CNC, nas federações, no Sesc e no Senac. Acabamos de fazer uma pesquisa para avaliar o nível de conhecimento dos conceitos ESG nas empresas, e que mostrou o setor de Turismo como o que mais se destacou entre as empresas de comércio e serviços.

Além disso, a CNC defende políticas públicas que estimulem o setor produtivo a investir, gerando emprego e renda, a melhor forma de promover desenvolvimento com inclusão social. O Sesc e o Senac são os braços sociais do Sistema Comércio, com uma tradição histórica de promoção de ações sustentáveis e inclusivas por todo o Brasil.

Juliana Assumpção - Abav-SP | Aviesp

Seguimos com o projeto “Abav-SP: Construindo o Futuro”, que conecta agências de viagens associadas a estudantes de graduação em Turismo, por meio de capacitação, vivência prática e oportunidades de emprego no setor. Na grade de estudos, em parceria com a Câmara LGBT, promovemos conteúdos para incentivar o respeito à diversidade no nosso segmento.

Confira a seguir a edição da Revista PANROTAS, com a Power List, na íntegra:


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