Beatriz Contelli   |   24/09/2025 11:18

Embratur apoia edital da Belotur para compensação de carbono na capital mineira

Objetivo é zerar a pegada de carbono dos grandes eventos do calendário de Belo Horizonte


Embratur/Sebrae
Belo Horizonte
Belo Horizonte

Em uma iniciativa que integra o setor de Turismo ao mercado voluntário de carbono, a Belotur lançou um edital para a captação de créditos de carbono destinados à compensação de emissões dos principais eventos públicos de Belo Horizonte.

O edital, aberto até dezembro de 2026, convida empresas detentoras de Créditos Certificados de Carbono a associarem suas marcas aos eventos de BH, fortalecendo suas estratégias de sustentabilidade e ganhando visibilidade em um dos destinos turísticos mais dinâmicos do País.

O objetivo do edital é zerar a pegada de carbono dos grandes eventos do calendário de Belo Horizonte. Isso será feito por meio do cancelamento (aposentadoria) de créditos de carbono doados, garantindo que as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas por essas festividades sejam efetivamente compensadas.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o edital materializa o futuro do Turismo que a Agência promove internacionalmente. "Esta iniciativa de Belo Horizonte é exatamente o tipo de inovação que a Embratur quer ver florescer no Turismo brasileiro. Apoiamos com entusiasmo porque acreditamos que pode e deve dar certo, se tornando uma referência de modelo de gestão sustentável para que outros Estados e municípios se inspirem e repliquem. É a prova de que a sustentabilidade não é um discurso, mas uma prática que gera valor e posiciona o Brasil na vanguarda do Turismo responsável", destaca Freixo.

“Mostramos, de forma concreta, que Belo Horizonte está pronta para enfrentar os desafios ambientais. Ao alinhar Turismo, cultura e economia às urgências do clima, reforçamos que desenvolvimento e responsabilidade podem caminhar juntos. Nossos eventos se tornam ainda mais relevantes quando se transformam em aliados do meio ambiente e da economia verde"

Presidente da Belotur, Bárbara Menucci

Podem participar empresas brasileiras ou estrangeiras, com representação no País que sejam detentoras de créditos de carbono gerados por projetos em território nacional. Os créditos devem seguir padrões de certificação reconhecidos internacionalmente incluindo o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), CERCARBONO, Verified Carbon Standard (VCS), Global Carbon Council (GCC), Climate Action Reserve (CAR), ACR Carbon e Gold Standard.

As operações não envolvem repasse financeiro. Em troca da doação, as empresas recebem uma contrapartida de imagem e visibilidade com a chancela oficial do selo de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) Compensadas, divulgação no Portal Belo Horizonte e no perfil do LinkedIn da Belotur e publicação de um ranking com os maiores doadores no Diário Oficial do Município.

As empresas interessadas devem preencher um Formulário de Manifestação de Interesse e enviá-lo com a documentação comprobatória para o e-mail da Belotur. A proposta será avaliada e, uma vez aprovada, a parceria é formalizada por meio de um Acordo de Intenção.O edital, disponível neste link, fica aberto para novas propostas até o dia 31 de dezembro de 2026. Após a assinatura do acordo, a parceria terá vigência de 24 meses.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatriz Contelli

Conteúdos por

Beatriz Contelli

Beatriz Contelli tem 5062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Anhembi Morumbi com pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela FAAP. Entrou na PANROTAS em 2019, com foco especialmente em Branded Content, e, desde 2024, atua como repórter da redação.