Azul NeoCarbon firma parceria com a CAIXA para ampliar acesso ao mercado de carbono
Acordo amplia o acesso de empresas ao mercado de compensação de emissões no Brasil

A Azul NeoCarbon, unidade de negócios da Azul Linhas Aéreas voltada à consultoria e comercialização de créditos de carbono, anunciou hoje (14) uma parceria com a CAIXA. O acordo marca a entrada do banco público como primeiro parceiro financeiro da companhia nesse segmento.
O objetivo é unir a experiência da Azul no mercado de carbono à atuação da CAIXA em projetos de sustentabilidade e financiamento ambiental. A parceria pretende facilitar o acesso de empresas de diferentes portes e setores ao processo de compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEE), etapa considerada essencial na agenda climática nacional.
A compra de créditos de carbono consiste no investimento em projetos que evitam ou removem emissões de GEE, como a geração de energia a partir da queima de metano em aterros sanitários. Esses créditos permitem que organizações compensem parte das suas emissões e contribuam para a redução dos impactos climáticos.
A iniciativa conjunta prevê o desenvolvimento de soluções de compensação adaptadas às necessidades de cada empresa. Os créditos comercializados serão provenientes de projetos certificados por padrões internacionais, como VCS (Verified Carbon Standard), CDM (Clean Development Mechanism) e GS (Gold Standard).
"Queremos apoiar e orientar organizações de todos os setores no processo de transição energética e descarbonização, com base no conhecimento técnico e na equipe que tornaram a Azul referência no setor"
Filipe Alvarez, gerente de Sustentabilidade, Governança e Disciplina de Gestão da Azul, responsável pela Azul NeoCarbon.
A CAIXA deve utilizar sua experiência no Programa de Atividades (PoA), certificado pelas Nações Unidas, voltado ao gerenciamento de resíduos sólidos e financiamento de carbono. O banco já atua em projetos relacionados à sustentabilidade no setor financeiro.
"A sustentabilidade é um pilar estratégico da atuação da CAIXA como agente de transformação digital, social e ambiental. Esta parceria com a Azul representa um avanço na ampliação do acesso ao mercado de carbono, com soluções alinhadas aos padrões internacionais", disse Paulo Rodrigo de Lemos Lopes, vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital da instituição.