Henrique Santiago   |   05/03/2018 15:31

78% dos brasileiros preferem comprar por app, diz pesquisa

Empresa britânica atua no Brasil e tem clientes como Azul e Decolar.com

Henrique Santiago
Felipe Del Nero, VP de Excelência ao Cliente, e o gerente geral da Worldpay para a América Latina, Juan Pablo D'Antiochia
Felipe Del Nero, VP de Excelência ao Cliente, e o gerente geral da Worldpay para a América Latina, Juan Pablo D'Antiochia
O brasileiro está cada vez mais disposto a usar aplicativos para fazer compras. Essa predileção reflete não só em produtos e serviços, como também em viagens. A afirmação parte da Worldpay, empresa britânica de pagamentos on-line, que conduziu uma pesquisa junto à Opinium Research.

Ao entrevistar 16 mil pessoas de dez países, sendo 1.510 do Brasil com idade entre 18 e 75 anos, a companhia chegou à seguinte conclusão: 78% dos brasileiros preferem comprar por meio de um app, acima da média global, de 71%

Geralmente apontado como um “caçador de ofertas”, segundo o próprio gerente da Worldpay
para a América Latina, Juan Pablo D’Antiochia, o nosso consumidor se distancia da curva ao mostrar que 53% dos respondentes ficariam satisfeitos em pagar por algo se a experiência do usuário for melhor. O índice está 12% acima da média global, que registrou 41%.

Henrique Santiago
D'antiochia diz que o brasileiro é um
D'antiochia diz que o brasileiro é um "caçador de ofertas"
Ao direcionar para a indústria de viagens, o argentino D’Antiochia disse à reportagem, em encontro com a imprensa realizado nesta segunda, na sede da empresa, em São Paulo, que o Turismo tem se beneficiado dessa facilidade. Mas como é comumente falado, ainda há muito a ser feito nos próximos anos.

O setor foi esmiuçado em três vertentes para a pesquisa: aéreo, agências de viagens on-line (OTA) e portais de viagens. De acordo com o executivo, o brasileiro tem um perfil baseado nas compras com baixa antecedência. “Em dezembro, as empresas têm um pico de venda acima do normal, de 30% a 40%. E são para viagens feitas ali mesmo”, avaliou.

O uso de aplicativos para compra de viagens passou a ser aderido por empresas. A Forma Turismo, por exemplo, iniciou a venda B2C na última semana. Os aplicativos dessa área de consumo devem ser pensados de maneira que proporcionem uma experiência intuitiva de compra. E, claro, a segurança é o ponto mais crítico da fidelização, uma vez que a transação de uma passagem aérea ou de um pacote completo geralmente ultrapassa os R$ 1 mil.

As companhias aéreas, aponta, têm enxergado cada vez mais a necessidade de evolução nesse processo. “Elas [as transportadoras] têm maior interesse em vender direto. Antigamente, os apps eram feitos apenas para o check-in e às vezes não dava certo. Hoje é possível. Agora é possível comprar passagens, antecipar o check-in, marcar assento etc”, disse ele, que tem a Azul Linhas Aéreas e Decolar.com como clientes

A segurança é o principal complicador que impede uma maior adesão dos brasileiros a esse tipo de pagamento. Um total de 63% dos brasileiros aprova o envio de dados biométricos, como reconhecimento facial e impressões digital, para tornar o processo de pagamento mais rápido e seguro.

De acordo com D’Antiochia as empresas devem investir na proteção de dados dos consumidores para que os brasileiros usufruam mais e mais desse serviço. A tecnologia biométrica é apontada como uma das respostas para esse problema existente.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS