Victor Fernandes   |   07/02/2020 09:30
Atualizada em 07/02/2020 10:13

Quais são os apps mais usados por líderes do Turismo? Parte 2

15 profissionais entre os grandes do setor para saber quais aplicativos e ferramentas eles consideram essenciais em suas respectivas áreas

A Revista PANROTAS desta semana abordou o uso da tecnologia no Turismo e contou com o depoimento de 15 líderes do setor para saber quais são seus aplicativos e ferramentas eles consideram essenciais em suas respectivas áreas.

Confira abaixo o que os executivos de operadoras, hotéis, associações, agências, empresas de tecnologia, aéreas e cruzeiros usam para ajudar no planejamento e organização de seu ambiente de trabalho.

Roberto Sanches - Orinter
Roberto Sanches - Orinter
  • Whatsapp: hoje é uma ferramenta que vai muito além da simples concepção de troca de mensagens. Uso a todo momento para envio de informações e comunicação com todo o time.
  • Linkedin: uma das melhores redes sociais no quesito business. Muito bom para se conectar com pessoas de todo o mundo e encontrar contatos profissionais, além de uma excelente ferramenta para recrutamento.
  • Waze: uma grande ferramenta para viajantes de todo o mundo. Alugar um carro em qualquer parte do mundo fica mais fácil.
  • Currency FX: um excelente app para conversão entre moedas de todo o mundo, além de já se manter atualizado com a cotação base mundial.
  • Flight Tracker: app para monitoramento de voos, além de ajudar muito nas informações para traslados.
  • CardKeeper: um scanner de cartões de visita, além de já enviar os dados do cartão para sua lista de contatos, o que facilita muito na participação de feiras e eventos.
  • Google Earth: ele é integrado com o Google Maps. Ajuda muito a visualizar locais e traçar rotas, além de possuir um excelente zoom sobre a região, para identificar acessos e pontos ao redor.

Jeanine Pires - Destinos
Jeanine Pires - Destinos
  • LinkedIn
  • Agendor
  • Skift Travel
  • One Note
  • Desygner

Monica Reis - United Airlines
Monica Reis - United Airlines
“Nos dias atuais, com a dependência do celular para auxiliar na maioria de nossas tarefas e funcionando até mesmo como uma ‘memória’, onde guardamos compromissos, telefones, lembretes, fotos e vídeos, há alguns aplicativos que ajudam também a nos organizar no nosso ambiente de trabalho. Considero os aplicativos e ferramentas abaixo essenciais no meu dia a dia:
  • WhatsApp: agilidade e praticidade quando precisamos enviar uma mensagem ou apenas avisar que precisamos entrar em contato com a pessoa. Evita que um simples e-mail às vezes fique sem resposta na caixa de entrada.
  • Calendário Outlook: melhor maneira de organizar os compromissos de trabalho. Uso não somente para marcação de reuniões e viagens, mas também para lembretes de prazos de projetos que estejam se aproximando.
  • United App: como viajamos bastante a trabalho, o app é muito prático para reservar e verificar capacidade dos voos. Além disso, quando precisamos acompanhar a viagem de algum passageiro, recebemos notificações em tempo real com o status do voo. É um facilitador tanto para nossos clientes quanto para a equipe.
  • Expense report: com apenas uma foto, o aplicativo lê as informações do recibo e o usuário já consegue detalhar e encaminhar a despesa em poucos minutos. Agilidade e praticidade, além de não nos deixar dependentes tão somente da nossa memória.
  • Uber: como optei por não ter mais carro para me locomover em São Paulo, o Uber é um facilitador tanto para a vida pessoal, quanto para a profissional. Bom custo x benefício, controle das viagens e pagamentos de despesas a trabalho separadas das corridas pessoais.
  • Asana: é um sistema de organização de tarefas. Nele é possível inserir todas as minhas atividades, incluir prazos e organizar de acordo com as prioridades. Também é possível incluir e dividir tarefas com outras pessoas que estejam cadastradas na plataforma. Há duas versões da ferramenta, uma básica e uma premium, dependendo da necessidade do usuário.

Ana Masagão - ex-diretora do Palácio Tangará
Ana Masagão - ex-diretora do Palácio Tangará
  • Trust You: acompanhamento do reconhecimento on-line de forma consolidada
  • Hotel Champ: pop-ups customizados em nosso site
  • Live Chat: possibilidade de interação com o hóspede no momento da reserva
  • Ideas: acompanhamento de performance e rápidos comparativos de ocupação
  • Google Analytics: informações valiosas quanto a hábitos online dos visitantes de nosso site, oferendo oportunidades para uma melhor customização
  • Fork: melhor gestão de mesas no restaurante, o que melhora a experiência do hóspede, especialmente no acompanhamento de reservas
  • Google Drive: compartilhamento de arquivos e edição rápida entre membros de equipe
  • MLabs: gerenciamento de mídias sociais e possibilidade de criar calendários para a gestão de conteúdo
  • OTA Insight: monitoramento de performance de vendas online e versus a concorrência;
  • Wunderlist: gerenciamento integrado de projetos, planejamento, tarefas; ajuda na produtividade com a equipe

Maurício Favoretto - Trend Operadora
Maurício Favoretto - Trend Operadora
  • WhatsApp
  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook
  • Apps de notícias, como Valor e Uol
  • Zoom Meeting: ferramenta para fazer as reuniões com os gestores fora de São Paulo

Edmar Mendoza – Copastur
Edmar Mendoza – Copastur
  • Mindfulness
  • On the Go: app copastur para o Viajante
  • Evernote
  • Podcasts
  • Awardwallet
  • Waze

Marluce Balbino
Otaviano Maroja – Vivá Porto de Galinhas
Otaviano Maroja – Vivá Porto de Galinhas
Acredito que existem duas áreas importantes e interconectadas.
  • Distribuição: é preciso ter sistemas integrados que permitam vender em todos os mercados, além de administrar sua ocupação e receita segundo as condições do mercado.
  • Experiência do hóspede e relacionamento com ele. A experiência do hóspede pode determinar seu sucesso comercial. Seu relacionamento cria fidelidade e tem impacto comercial. Tudo isso requer ferramentas tecnológicas, sem contar o marketing que agora é digital. A estada do hóspede também tem uma qualidade diferente de acordo com a tecnologia que você oferece para facilitar a experiência da hospedagem. Omnibees, Review Pro e Signature são algumas das ferramentas que utilizamos para esses fins.

Simon Mayle – Luxo e Turismo LGBT
Simon Mayle – Luxo e Turismo LGBT
Timeshifter The Jet Lag App: O sucesso da indústria de viagens de luxo se baseia em relacionamentos pessoais e experiências micro personalizadas para o viajante. Como um evento, a ILTM defende o poder da interação face to face e praticamos o que pregamos: nosso dia a dia é baseado no planejamento e na organização do maior número possível de momentos presenciais com nossos clientes. Acabei de voltar de Nova York e, nas próximas duas semanas, em equipe, visitaremos o Rio de Janeiro, Buenos Aires, Lima e Bogotá, antes de seguir para a Europa, Reino Unido e Áustria em março. Como mudamos muito de fuso-horário, recomendo a utilização do aplicativo Timeshifter The Jet Lag App para ficar atualizado.
Aplicativos de mobilidade como Uber também facilitam muito a rotina nas viagens. Inclusive, acho bem mais complicado viajar para países onde esse tipo de ferramenta não é permitida.
Apps de Comunicação: Também mantemos contato constante com o escritório de Londres e os colegas que cuidam de nossos eventos europeus e asiáticos e, para isso, usamos o Skype for Business. Uma ferramenta que permite interação cara a cara, compartilhamento de apresentações, entre outras coisas - somos um grupo muito visual!
Em segundo lugar, e muito mais aqui no Brasil do que em qualquer outro escritório da ILTM/Reed Exhibitions, vivemos a base de WhatsApp na hora de nos comunicar. Para ter uma ideia, antes a comunicação em nossos eventos costumava ser feita por rádio e, agora, isso acontece exclusivamente pelo app.
E já que o tema da ILTM Latin America 2020 é Turismo Consciente, buscamos ferramentas que representem esse mindset. Nosso time, por exemplo, está adotando o uso do Ecosia, uma plataforma de busca que utiliza seu lucro para plantar árvores.
Para nos manter atualizado sobre o que acontece no mundo, visitamos o Portal PANROTAS diariamente, assim como outros portais direcionados ao trade como o Travel Weekly, nos Estados Unidos, e TTG, no Reino Unido.
Além disso, eu pratico o que pregamos e sempre conto com um agente de viagens para organizar minhas viagens. No entanto, como todos os viajantes hoje em dia, faço minha pesquisa e sempre planejo meus voos e vejo as opções usando o Kayak.com.

Esta é a segunda parte dos 15 líderes. Para ver todos, confira a primeira parte aqui ou confira a reportagem completa na revista. A reportagem está na página 26 da edição 1.408, que circula nesta semana a todos os assinantes e também na versão WhatsApp.

Para facilitar, também colocamos a seguir:

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS