Quais são os apps mais usados por líderes do Turismo? Parte 2

|

A Revista PANROTAS desta semana abordou o uso da tecnologia no Turismo e contou com o depoimento de 15 líderes do setor para saber quais são seus aplicativos e ferramentas eles consideram essenciais em suas respectivas áreas.

Confira abaixo o que os executivos de operadoras, hotéis, associações, agências, empresas de tecnologia, aéreas e cruzeiros usam para ajudar no planejamento e organização de seu ambiente de trabalho.

Roberto Sanches - Orinter
Roberto Sanches - Orinter
  • Whatsapp: hoje é uma ferramenta que vai muito além da simples concepção de troca de mensagens. Uso a todo momento para envio de informações e comunicação com todo o time.
  • Linkedin: uma das melhores redes sociais no quesito business. Muito bom para se conectar com pessoas de todo o mundo e encontrar contatos profissionais, além de uma excelente ferramenta para recrutamento.
  • Waze: uma grande ferramenta para viajantes de todo o mundo. Alugar um carro em qualquer parte do mundo fica mais fácil.
  • Currency FX: um excelente app para conversão entre moedas de todo o mundo, além de já se manter atualizado com a cotação base mundial.
  • Flight Tracker: app para monitoramento de voos, além de ajudar muito nas informações para traslados.
  • CardKeeper: um scanner de cartões de visita, além de já enviar os dados do cartão para sua lista de contatos, o que facilita muito na participação de feiras e eventos.
  • Google Earth: ele é integrado com o Google Maps. Ajuda muito a visualizar locais e traçar rotas, além de possuir um excelente zoom sobre a região, para identificar acessos e pontos ao redor.

Jeanine Pires - Destinos
Jeanine Pires - Destinos
  • LinkedIn
  • Agendor
  • Skift Travel
  • One Note
  • Desygner

Monica Reis - United Airlines
Monica Reis - United Airlines
“Nos dias atuais, com a dependência do celular para auxiliar na maioria de nossas tarefas e funcionando até mesmo como uma ‘memória’, onde guardamos compromissos, telefones, lembretes, fotos e vídeos, há alguns aplicativos que ajudam também a nos organizar no nosso ambiente de trabalho. Considero os aplicativos e ferramentas abaixo essenciais no meu dia a dia:
  • WhatsApp: agilidade e praticidade quando precisamos enviar uma mensagem ou apenas avisar que precisamos entrar em contato com a pessoa. Evita que um simples e-mail às vezes fique sem resposta na caixa de entrada.
  • Calendário Outlook: melhor maneira de organizar os compromissos de trabalho. Uso não somente para marcação de reuniões e viagens, mas também para lembretes de prazos de projetos que estejam se aproximando.
  • United App: como viajamos bastante a trabalho, o app é muito prático para reservar e verificar capacidade dos voos. Além disso, quando precisamos acompanhar a viagem de algum passageiro, recebemos notificações em tempo real com o status do voo. É um facilitador tanto para nossos clientes quanto para a equipe.
  • Expense report: com apenas uma foto, o aplicativo lê as informações do recibo e o usuário já consegue detalhar e encaminhar a despesa em poucos minutos. Agilidade e praticidade, além de não nos deixar dependentes tão somente da nossa memória.
  • Uber: como optei por não ter mais carro para me locomover em São Paulo, o Uber é um facilitador tanto para a vida pessoal, quanto para a profissional. Bom custo x benefício, controle das viagens e pagamentos de despesas a trabalho separadas das corridas pessoais.
  • Asana: é um sistema de organização de tarefas. Nele é possível inserir todas as minhas atividades, incluir prazos e organizar de acordo com as prioridades. Também é possível incluir e dividir tarefas com outras pessoas que estejam cadastradas na plataforma. Há duas versões da ferramenta, uma básica e uma premium, dependendo da necessidade do usuário.

Ana Masagão - ex-diretora do Palácio Tangará
Ana Masagão - ex-diretora do Palácio Tangará
  • Trust You: acompanhamento do reconhecimento on-line de forma consolidada
  • Hotel Champ: pop-ups customizados em nosso site
  • Live Chat: possibilidade de interação com o hóspede no momento da reserva
  • Ideas: acompanhamento de performance e rápidos comparativos de ocupação
  • Google Analytics: informações valiosas quanto a hábitos online dos visitantes de nosso site, oferendo oportunidades para uma melhor customização
  • Fork: melhor gestão de mesas no restaurante, o que melhora a experiência do hóspede, especialmente no acompanhamento de reservas
  • Google Drive: compartilhamento de arquivos e edição rápida entre membros de equipe
  • MLabs: gerenciamento de mídias sociais e possibilidade de criar calendários para a gestão de conteúdo
  • OTA Insight: monitoramento de performance de vendas online e versus a concorrência;
  • Wunderlist: gerenciamento integrado de projetos, planejamento, tarefas; ajuda na produtividade com a equipe

Maurício Favoretto - Trend Operadora
Maurício Favoretto - Trend Operadora
  • WhatsApp
  • Linkedin
  • Instagram
  • Facebook
  • Apps de notícias, como Valor e Uol
  • Zoom Meeting: ferramenta para fazer as reuniões com os gestores fora de São Paulo

Edmar Mendoza – Copastur
Edmar Mendoza – Copastur
  • Mindfulness
  • On the Go: app copastur para o Viajante
  • Evernote
  • Podcasts
  • Awardwallet
  • Waze

Marluce Balbino
Otaviano Maroja – Vivá Porto de Galinhas
Otaviano Maroja – Vivá Porto de Galinhas
Acredito que existem duas áreas importantes e interconectadas.
  • Distribuição: é preciso ter sistemas integrados que permitam vender em todos os mercados, além de administrar sua ocupação e receita segundo as condições do mercado.
  • Experiência do hóspede e relacionamento com ele. A experiência do hóspede pode determinar seu sucesso comercial. Seu relacionamento cria fidelidade e tem impacto comercial. Tudo isso requer ferramentas tecnológicas, sem contar o marketing que agora é digital. A estada do hóspede também tem uma qualidade diferente de acordo com a tecnologia que você oferece para facilitar a experiência da hospedagem. Omnibees, Review Pro e Signature são algumas das ferramentas que utilizamos para esses fins.

Simon Mayle – Luxo e Turismo LGBT
Simon Mayle – Luxo e Turismo LGBT
Timeshifter The Jet Lag App: O sucesso da indústria de viagens de luxo se baseia em relacionamentos pessoais e experiências micro personalizadas para o viajante. Como um evento, a ILTM defende o poder da interação face to face e praticamos o que pregamos: nosso dia a dia é baseado no planejamento e na organização do maior número possível de momentos presenciais com nossos clientes. Acabei de voltar de Nova York e, nas próximas duas semanas, em equipe, visitaremos o Rio de Janeiro, Buenos Aires, Lima e Bogotá, antes de seguir para a Europa, Reino Unido e Áustria em março. Como mudamos muito de fuso-horário, recomendo a utilização do aplicativo Timeshifter The Jet Lag App para ficar atualizado.
Aplicativos de mobilidade como Uber também facilitam muito a rotina nas viagens. Inclusive, acho bem mais complicado viajar para países onde esse tipo de ferramenta não é permitida.
Apps de Comunicação: Também mantemos contato constante com o escritório de Londres e os colegas que cuidam de nossos eventos europeus e asiáticos e, para isso, usamos o Skype for Business. Uma ferramenta que permite interação cara a cara, compartilhamento de apresentações, entre outras coisas - somos um grupo muito visual!
Em segundo lugar, e muito mais aqui no Brasil do que em qualquer outro escritório da ILTM/Reed Exhibitions, vivemos a base de WhatsApp na hora de nos comunicar. Para ter uma ideia, antes a comunicação em nossos eventos costumava ser feita por rádio e, agora, isso acontece exclusivamente pelo app.
E já que o tema da ILTM Latin America 2020 é Turismo Consciente, buscamos ferramentas que representem esse mindset. Nosso time, por exemplo, está adotando o uso do Ecosia, uma plataforma de busca que utiliza seu lucro para plantar árvores.
Para nos manter atualizado sobre o que acontece no mundo, visitamos o Portal PANROTAS diariamente, assim como outros portais direcionados ao trade como o Travel Weekly, nos Estados Unidos, e TTG, no Reino Unido.
Além disso, eu pratico o que pregamos e sempre conto com um agente de viagens para organizar minhas viagens. No entanto, como todos os viajantes hoje em dia, faço minha pesquisa e sempre planejo meus voos e vejo as opções usando o Kayak.com.

Esta é a segunda parte dos 15 líderes. Para ver todos, confira a primeira parte aqui ou confira a reportagem completa na revista. A reportagem está na página 26 da edição 1.408, que circula nesta semana a todos os assinantes e também na versão WhatsApp.

Para facilitar, também colocamos a seguir:
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA