Beatriz Contelli   |   19/05/2021 10:44   |   Atualizada em 19/05/2021 11:13

Três principais ataques virtuais em 2021; veja como se prevenir

A SAP Concur tem soluções para investir em medidas de segurança da informação para o seu negócio

Desde o início da pandemia de covid-19, o setor corporativo tem impactado. Várias empresas tiveram que se adaptar às medidas de isolamento social e também à transformação digital, adotando medidas de segurança da informação mais eficientes.

Só na América Latina foi registrado um aumento de 31% dos ataques cibernéticos desde o ano passado. Porém, somente 24% das empresas aumentaram os orçamentos em cibersegurança e apenas 17% têm seguro contra riscos virtuais. Em 2019, 81% das organizações foram alvo de fraudes de pagamento, com perdas significativas para empreendedores e clientes.
Divulgação
Com o crescimento do trabalho remoto, as empresas precisam aprimorar os métodos de segurança da informação
Com o crescimento do trabalho remoto, as empresas precisam aprimorar os métodos de segurança da informação
Confira mais no artigo da SAP Concur!

Os principais riscos à segurança da informação em 2021 estão principalmente ligados a:

INSEGURANÇA COM A COVID-19
Um dos principais assuntos deste e do ano passado, a pandemia do coronavírus é o cenário ideal para hackers realizarem ataques, explorando as vulnerabilidades humanas com informações falsas. Onde criminosos usam o medo do vírus e a esperança da vacinação como meios para aplicar golpes, como vendas de medicamentos falsos e equipamentos de proteção inexistentes ou ineficazes.

ARQUIVOS NA NUVEM
Com o aumento do trabalho em regime de home office, intensificou-se também a migração de arquivos para a nuvem, pela facilidade de acesso, compartilhamento e armazenamento.

Contudo, é preciso ter atenção às medidas de segurança da informação, tendo cuidado com a configuração incorreta da nuvem, a abertura do registro, liberação de acesso, entre outras questões que podem resultar no vazamento de dados e invasões.

CONTINUIDADE DO TRABALHO REMOTO
Especialistas em segurança cibernética acreditam que os ataques aos trabalhos remotos irão continuar - e o pior: devem aumentar consideravelmente. Isso exigirá um esforço maior dos profissionais de TI na adoção de medidas de segurança da informação para manter dados, redes e sistemas protegidos.

Entre alguns golpes comuns, destacam-se: os ataques de BEC (Business Email Compromise) e engenharia social, o PaaS (Phishing as a Service) que será mais lucrativo e a procura por RaaS (Ransomware as a Service).

QUAIS TENDÊNCIAS E MEDIDAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO APLICAR?
As empresas devem investir em medidas de segurança da informação ainda mais aprimoradas. Uma das tendências é a chamada malha de segurança cibernética, uma abordagem que implanta controle nos pontos mais críticos. Assim, é possível garantir a proteção contra os ataques de hackers, entre outras violações.

Será preciso, também, investir na participação da liderança e na conscientização de toda equipe para ampliar ainda mais as iniciativas de proteção contra ataques de hackers, assim como evitar falhas humanas que resultem em vazamentos.
Divulgação
Hackers aproveitam o cenário instável para aplicar crimes digitais
Hackers aproveitam o cenário instável para aplicar crimes digitais
Diante da mudança disruptiva da rotina de trabalho dos colaboradores, sendo que muitos tiveram que adotar o home office às pressas, as empresas devem garantir suporte técnico e assistência aos seus funcionários. Dessa forma, pode-se evitar falhas no uso de sistemas e redes, já que, mesmo sem a intenção, um simples erro pode comprometer as medidas de segurança da informação.

Ou seja, com a exposição aos riscos de ataques cibernéticos, as empresas devem adotar medidas de segurança da informação para garantir o controle de seus dados, evitar o vazamento de informações e prejudicar seus clientes.

CONTE COM A SAP CONCUR PARA MANTER A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A SAP Concur conta com o SAP Concur Expense & Travel, um software especializado na gestão de viagens e despesas para empresas, facilitando as abordagens para administração do seu negócio, de forma segura, eficiente e com alto desempenho. Por meio de uma plataforma inovadora, você acompanha os gastos, adapta políticas e tem relatórios completos à sua disposição.

Dessa maneira, fica mais fácil investir em medidas de segurança da informação para o seu negócio. Entre em contato e saiba mais sobre as soluções de gestão inteligente.

Tópicos relacionados