Beatriz Contelli   |   09/08/2021 07:41
Atualizada em 09/08/2021 07:51

Iterpec: onde tecnologia e sustentabilidade se encontram

Confira na íntegra a entrevista com o CEO da Iterpec, Roberto Esteves

“Nosso negócio baseia-se em crédito, tecnologia e pessoas bem preparadas”. Em um bate-papo com o CEO da Iterpec, Roberto Esteves, tivemos a oportunidade conhecer mais profundamente a empresa que não só é especialista de soluções em viagens, mas também preza pela qualidade de vida dos colaboradores, pela oferta de melhores condições para os parceiros e, claro, pela modernização sustentável do setor.

Confira a entrevista na íntegra:

PANROTAS: Como e com qual objetivo a Iterpec foi criada?
Esteves: A Iterpec foi criada para neutralizar as ineficiências do setor de Turismo. Inicialmente possibilitando aos operadores sem crédito com os grandes distribuidores internacionais de hotelaria ou ser o braço “operacional” de pequenas e médias operadoras que entendiam que a margem da Iterpec era menor do que o custo de uma grande equipe financeira e de contratação. Atualmente a Iterpec também permite através da sua expertise, a compras de hotelaria internacional sem a preocupação com a volatilidade do câmbio através de hedge cambial.

PANROTAS: Quais são as soluções oferecidas pela Iterpec para as empresas de Turismo?
Esteves: Além de uma API que organiza e mapeia todos os hotéis, com pagamento no Brasil em reais e sem riscos para os clientes, oferecemos conteúdos de tours e transfers da Easy Travel Shop (ETS) e ainda ofertamos condições muito competitivas para que a distribuição em Turismo seja ágil, eficiente e sem grandes entraves.


Divulgação/Iterpec
PANROTAS: Como especialista de soluções em viagens, a Iterpec desenvolveu plataformas e APIs que contribuem para que os clientes construam seu próprio ativo tecnológico. De que forma a empresa enxerga a relação entre tecnologia e Turismo?
Esteves: Mesmo a reserva mais off-line do mundo passa por alguma tecnologia. Não há como se pensar em Turismo e vendas em volume sem que haja automações e tecnologias para a distribuição. Para nós, a empresa escalável é aquela que possui pouco e bom capital humano, tecnologias estáveis e sempre antecipando as tendências do mercado e muita informação para que o cliente tenha segurança ao comprar. Vemos na tecnologia uma forma de agregar valor aos operadores, OTAs, TMCs e Traveltechs através do conteúdo de hotelaria e suas ramificações, que custariam muito recurso financeiro e humano, com baixo investimento e grande capacidade de escalar.

PANROTAS: Cada vez mais presente no meio corporativo, o conceito de ESG refere-se a organizações que se comprometem em diminuir o risco ambiental e promover ações sustentáveis. Como a Iterpec contribui para um planeta mais sustentável?
Esteves: Na Iterpec, o conceito de ESG confunde-se com a própria empresa.
Aqui não imprimimos nenhum papel, todos os funcionários trabalham em estruturas compartilhadas, nossos pagamentos são prioritariamente por cartões VCN (sem papel e com extrema segurança das transações) e todos os nossos contratos são 100% on-line.
Por darmos suporte a várias Traveltechs, costumamos preparar e treinar pessoas para que se adaptem a essas empresas e apresentamos os melhores do mercado para essas empresas, melhorando nossa relação com a sociedade. Trabalhamos em coworkings, pois entendemos que o conceito de escritórios compartilhados possibilita menor ocupação do solo e mais qualidade de vida para nossos colaboradores.
Do lado financeiro, somos uma corporação que vive em um círculo virtuoso. Compramos e pagamos na data combinada, através do nosso modelo de acordo com os clientes também recebemos em dia sem uma inadimplência mesmo ao longo da pandemia.
Ter um time enxuto e alinhado permitiu também que durante a pandemia não desligamos ou reduzimos qualquer benefício de nossos colaboradores.
Falando em time, temos o orgulho de dizer que atualmente 50% da Iterpec é composta por mulheres.
Nosso negócio tem sustentabilidade no DNA.

PANROTAS: Do primeiro ano de atuação até os dias atuais, como a empresa se atualizou para atender às exigências do mercado?
Esteves: Vivemos de entregar eficiência operacional e financeira para distribuidores de viagens e, por conta disso, nosso time precisa manter-se atualizado, envolvido em projetos de clientes e estudando os principais players mundiais. Criamos tecnologias e funcionalidades que viabilizam experiências únicas para o B2B, B2C, loyalty e nossas APIs recebem incrementos mensais de funcionalidades. Se houver uma tecnologia ou um processo que torne as viagens dinâmicas, com a melhor experiência ou que demande inovação para trazer mais segurança à jornada do viajante, nossos profissionais estudarão.

PANROTAS: No ano passado, a Revista PANROTAS lançou uma edição sobre como proteger sua empresa de ataques cibernéticos. Quando o assunto é segurança de dados, em quais plataformas e ações a Iterpec investe para se proteger e proteger os clientes?
Esteves: Nossos funcionários só sabem uma senha de sistema com dupla autorização. Todos os demais sistemas só podem ser acessados a partir de nossa aplicação interna. Os dados dos clientes só ficam disponíveis para a criação das reservas e todos os dados sensíveis são protegidos por criptografia. Não se pode imprimir dados e a exportação de informações é controlada de acordo com o nível de acesso de cada colaborador. Nenhuma informação de transação financeira de clientes é salva a não ser para processos que ocorrem apenas nos bancos de dados para a conciliação financeira. Dados que não estão expostos internamente, não estarão externamente.

Divulgação/Iterpec
PANROTAS: Com o avanço da vacinação e a abertura de fronteiras, a retomada parece cada vez mais próxima. Como a empresa está se preparando?
Esteves: Nosso negócio baseia-se em crédito, tecnologia e pessoas bem preparadas. Contratamos durante toda a pandemia. Estruturamos todo o nosso parque tecnológico com novas funcionalidades e capitalizamos a empresa para suportar um crescimento muito maior do que aquele que tínhamos no pré-pandemia. As vendas estão mais de 50% acima de 2019, e nunca paramos de atender com o SLA sempre dentro do acordado com os clientes e com o maior índice de satisfação dos clientes. Já estamos prontos para oportunizar escala para todos os nossos clientes atuais e para os que nos procuram diariamente.

PANROTAS: Por que escolher a Iterpec?
Esteves:
a) Por ser uma empresa séria, financeiramente saudável e preocupada com o cliente;
b) Por possuir acordo com os maiores distribuidores do mundo e por prezar pela venda em escala e com suporte ágil e eficiente;
c) Por ter APIs disponíveis para a integração com qualquer sistema (próprio ou de terceiros);
d) Porque nossa cultura preza por relações saudáveis tanto no âmbito comercial, como financeiro e operacional.

Tópicos relacionados