Artur Luiz Andrade   |   15/11/2023 00:14
Atualizada em 16/11/2023 13:30

Conheça 10 cases de inovação tecnológica em Viagens

Empresa de soluções de pagamento ganha prêmio de Inovação na Phocuswright Conference

PANROTAS / Artur Luiz Andrade

FORT LAUDERDALE, FLÓRIDA – A parte da tarde do segundo dia da Phocuswright Conference, que ocorre em Fort Lauderdale, na Flórida, dedicou uma sessão para a apresentações de cases de inovação inscritos por empresas estabelecidas (e não startups, que têm um programa à parte no evento).

Soluções para pagamentos no setor de Viagens ainda foram um dos temas com mais representantes e não apenas isso, o júri formado por executivos da Amadeus, Amex Business Travel, CarTrawler, Clear Sky e Expedia, entre outras empresas, escolheu uma empresa de soluções de pagamento para marketplaces como a vencedora do Innovation: Launch.

A ConnexPay, que promete unificar soluções de pagamento em uma plataforma única, foi a grande vencedora. Em segundo lugar ficou a BabyQuip, empresa de aluguel de itens para crianças durante as viagens em famílias (tem de berço a cadeirinha para veículos, de brinquedos a carrinhos).

A plateia, porém, preferiu algo mais diferente e escolheu a TripFusion by Vacayou, uma solução que incorpora a reserve de serviços de bem estar às reservas hoteleiras. Segundo o criador do serviço, os spas perdem cerca de US$ 1 bilhão em receita por ano por conta da ineficiência nos processos e ferramentas de reservas e consultas. Os hóspedes adeptos dos serviços de weelness, segundo a empresa, gastam 177% mais que os hóspedes tradicionais. Um mercado com muito potencial e que a plateia da Phocuswright abraçou.

Mas os jurados estavam bem rígidos e queridinhos da audiência eram colocados contra a parede: “como você vai ganhar dinheiro com isso?”, “por que usar a sua solução como intermediário se posso ir diretamente no operador na ponta?”, “onde está a inovação se você usa um produto (o cartão virtual) que recebe muitas críticas do setor?” foram alguns dos questionamentos.

Confira abaixo os cases que disputaram a premiação vencida pela ConnexPay.

RAMP: Uma solução única para os relatórios de despesas e gerenciamento dos gastos em viagens corporativas. Inovador? Os jurados acharam a solução boa, mas mais do mesmo no mercado. Saiba mais em ramp.com.

MOBI: Uma plataforma colaborativa de Inteligência Artificial para o B2B. Voltada para agências de viagens e call centers, a ferramenta atua como um consultor de viagens. Saiba mais em takemobi.com.

TOUR REVIEW: Usa inteligência artificial e BI para reunir reviews de empresas e serviços de Tours e Atividades em um só lugar. Como o TripAdvisor. Saiba mais em: tourreview.com.

VISAHQ: Uma das mais questionadas e originais, a empresa uma inteligência artificial para ajudar nas questões de mobilidade e imigração. Não ficou muito claro para os jurados a viabilidade do negócio, já que a empresa atuaria apenas nos 10% de viajantes que usam um eVisa. Segundo dados da OMT, dos viajantes internacionais no mundo, 53% precisam de um visto, 16% conseguem o visto na chegada ao destino e 21% não precisam de visto nas viagens. Saiba mais em: visahq.com.

REPUSHTI: Não é algo novo, mas oferece serviços de reverificação de viagens, do status das reservas às categorias contratadas. Segundo a empresa, 10% de erros em pagamentos são identificados pela ferramenta. Saiba mais em repushti.com.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade

BABYQUIP: Aluguel de utensílios para crianças nas viagens em família. São 50 mil itens no portfólio. Saiba mais em babyquip.com.

JUSTT.AI: Automação de conferência de pedidos de chargeback por parte dos clientes. Objetivo é verificar as fraudes e pedidos falsos. Saiba mais em justt.ai.

TRIPFUSION BY VACAYOU: Vencedor do prêmio da plateia, incorpora os serviços de wellness nas ferramentas de reserva de hotéis. Saiba mais em vacayou.com.

CONNEXPAY: Vencedor do prêmio do júri, é uma plataforma única para soluções de pagamento para marketplaces. Recebe e efetua pagamentos para essas companhias on-line. Saiba mais em connexpay.com.

WEEVA: Única plataforma voltada à sustentabilidade entre as candidatas, e voltada ao Turismo, acaba de lançar uma ferramenta que permite, via inteligência artificial, respostas imediatas a perguntas que seriam feitas a especialistas no tema. Saiba mais em weeva.earth.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade

No geral, os cases apresentados foram bons, mas nada espetaculares ou capazes de deixar a plateia surpresa. Inovação não é disrupção, afinal, e pode ser medida com mudanças em direção à eficiência, melhoria dos serviços e solução de problemas eternos, como meios de pagamento e relatórios de despesa.

A PANROTAS é media partner da Phocuswright Conference, com proteção GTA.



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.