Da Redação   |   09/05/2025 17:45

Check-in digital, investimento milionário da Onfly em IA e mais novidades em travel tech

O check-in como estamos acostumados, por exemplo pode ser aposentado já nos próximos anos


iStock/Converse
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Após aporte de US$ 40 milhões, a startup brasileira Onfly revelou que grande parte desses recursos será destinado para aceleração digital, como foco em inteligência artificial. A empresa também mira a expansão para países da América Latina e o crescimento das áreas de vendas e marketing.

Falando em inteligência artificial, especialistas debatem o que as empresas do setor de turismo levam em consideração na hora de escolher a melhor IA para seu negócio: custo-benefício, segurança ou agilidade?

O check-in como estamos acostumados pode ser aposentado nos próximos anos. A Organização da Aviação Civil Internacional apoiou a digitalização do processo, o que pode transformar nossos celulares em cartões de embarques. Mas, para isso acontecer, os aeroportos devem se digitalizar o quanto antes.

Confira essas e mais notícias sobre travel tech abaixo:

Check-in com os dias contados?

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A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), ligada à ONU, apoia a implementação de uma credencial de viagem digital que poderá aposentar o check-in tradicional e o cartão de embarque físico em até três anos.

A tecnologia permitirá que dados do passaporte sejam armazenados no celular e que o embarque ocorra por reconhecimento facial. O novo sistema também atualizará automaticamente as informações do voo e avisará as companhias aéreas da chegada dos passageiros, eliminando etapas manuais do processo.

Empresas como a Amadeus apontam essa mudança como a maior transformação da aviação em cinco décadas, exigindo investimentos em infraestrutura e novas tecnologias nos aeroportos.

Apesar dos ganhos em agilidade e comodidade, há preocupações com a privacidade dos dados biométricos. A Amadeus afirma que eles serão apagados 15 segundos após o uso. O sistema também ajudará passageiros em conexões perdidas, emitindo notificações e passes atualizados em tempo real, tornando a jornada mais integrada e eficiente.

Após aporte milionário, Onfly investirá em IA

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A Onfly, startup brasileira focada em gestão de viagens corporativas, vai concentrar os investimentos no desenvolvimento de inteligência artificial (IA) para melhorar a experiência do usuário, além de expandir sua presença na América Latina.

A empresa recebeu um aporte de US$ 40 milhões em uma rodada Série B, liderada pela Tidemark, buscando acelerar seu crescimento. Com o apoio da IA, a Onfly já centraliza diversos serviços como passagens aéreas, hotéis e despesas corporativas em uma única plataforma, e planeja novas funcionalidades, como recomendações personalizadas de assentos.

Apesar das inovações tecnológicas, Elvimar Martins, cofundador da Onfly, destaca que o setor de viagens corporativas na América Latina ainda enfrenta desafios de digitalização. Leia a entrevista completa aqui.

Como as empresas de Turismo escolhem a IA ideal?

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A escolha do modelo ideal de Inteligência Artificial tem se tornado um ponto estratégico para empresas de viagens. Antes dominado pelo ChatGPT da OpenAI, o mercado agora conta com concorrentes como o Gemini, do Google, e o DeepSeek, da China, ampliando as possibilidades na decisão.

Fatores como custo por token, capacidade de raciocínio e tamanho da janela de contexto têm influenciado diretamente a adoção de novas soluções. Modelos como o Gemini 2.5, que processa até 1 milhão de tokens, têm ganhado destaque pela eficiência em tarefas com grande volume de dados.

A Booking.com afirma que prioriza privacidade, segurança e flexibilidade para alternar entre modelos conforme a necessidade. Já startups como Swifty e Navifare apostam em IA para otimizar reservas e buscas, buscando sempre o melhor custo-benefício.

A recomendação dos especialistas é que as empresas do setor foquem na personalização de serviços e em áreas mais complexas de operação, onde a IA pode gerar diferenciais competitivos além dos tradicionais chatbots.

Toque humano + tecnologia nos roteiros

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A startup brasileira-americana Contenta360 lançou globalmente o conceito de Online Travel Planning (OTP), que une tecnologia e interação humana para criar roteiros personalizados com apoio de especialistas locais.

A proposta é oferecer uma alternativa mais consciente e autêntica ao modelo tradicional das OTAs, permitindo que o viajante converse com experts do destino escolhido e receba orientações sob medida, inclusive com a possibilidade de ser acompanhado presencialmente por esses guias durante a viagem.

A plataforma atende desde turistas em busca de experiências culturais até públicos com necessidades específicas, como pessoas com deficiência. A Contenta360 busca reduzir o estresse causado pelo excesso de informações digitais e reforçar valores como acolhimento, diversidade, sustentabilidade e responsabilidade social.

App repaginado da American Airlines

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A American Airlines vai lançar, no fim de maio, uma nova versão do seu aplicativo, com foco em navegação mais intuitiva e funcionalidades centradas na experiência do usuário.

Reformulado com base no feedback dos passageiros, o app agora oferece uma tela inicial personalizada, compatibilidade com iPads, integração com Apple Watch e atualizações em tempo real sobre voos diretamente na tela bloqueada do iOS.

Outros recursos incluem mapas de aeroportos, status de segurança, gerenciamento de futuras viagens, chat com a equipe da companhia, atalhos via Siri e uma área exclusiva para membros do programa AAdvantage®.

Anna Gabriela Costa, do Travel Tech Hub, especial para o Portal PANROTAS.

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