Rodrigo Vieira   |   27/08/2025 18:58
Atualizada em 27/08/2025 20:24

Tecnologia e IA no Turismo: empresas brasileiras investem em inovação

Nova edição da Revista PANROTAS é focada em ferramentas digitais e será distribuída no Travel Tech Hub Day

O Turismo brasileiro protagoniza uma revolução tecnológica liderada por empresas que investem milhões em inovação e profissionais que criam soluções proprietárias.

Nova edição da Revista PANROTAS mostra como a inteligência artificial está transformando o setor, mas também revela os desafios reais de implementação e custos.

"Tínhamos uma promessa de aumento da eficiência operacional, mas será que estamos usando mesmo o real potencial da IA? E qual o custo disso? Ainda há uma nuvem cinza sobre essas respostas", questiona o idealizador do Travel Tech Hub, Alexandre Cordeiro, em análise exclusiva sobre os custos da transformação digital na indústria de Turismo.

Investimentos milionários geram resultados

Apresentamos 15 empresas no especial, que demonstram como a inovação exige investimento real e visão estratégica. A Copastur investiu R$ 100 milhões em tecnologia desde 2024, criando um sistema Multi-Agent de IA que atende 50 mil usuários ativos e movimenta R$ 5 milhões mensais.

A startup Larian AI exemplifica o crescimento acelerado: em apenas um ano, saltou de 1 para mais de 100 agências clientes, alcançando R$ 2 milhões em faturamento recorrente e movimentando GMV superior a R$ 50 milhões com automação inteligente.

Soluções e inovações nacionais

A Paytrack desenvolveu o Price Tracking, ferramenta de IA que prevê oscilações de preços de passagens e pode gerar economia de até 290%. A empresa também expandiu para escritório oito vezes maior em São Paulo após captar R$ 240 milhões em rodada de investimento.

A ValePay lançou a Opere, consolidadora terrestre com preço NET, já integrada ao seu sistema de pagamentos. A Mobility, com 25 anos de mercado, implementa o projeto "Jornada do Futuro" para mapear completamente a experiência do cliente.

Cases de transformação digital

Esta edição apresenta desde empresas essencialmente tecnológicas, como a Argo Solutions, a Lemontech e a Ligaí e suas integrações avançadas, até cases de digitalização completa, como a HotelDO, que se tornou parte da investida do Grupo Decolar para conquistar espaço no B2B, e a Trend, que em movimento similar foi adquirida pela CVC Corp.

"Não existe uma cartilha. O que temos certeza é de que estamos praticamente juntos: quem tem mais recurso testa mais coisas simultaneamente, quem tem menos, investe e testa menos", explica Cordeiro sobre o cenário atual de investimentos em IA.

Ainda falamos sobre os cases inspiradores de Benner, Jeeves, Clara, Planne, Grupo R1, entre outros bons exemplos.

Travel Tech Hub Day: no foco da inovação

A versão impressa desta edição será distribuída no Travel Tech Hub Day, principal encontro de tecnologia e Turismo do Brasil, idealizado por Alexandre Cordeiro e José Guilherme Alcorta, da PANROTAS. O evento, que se consolida como fórum essencial para discussão sobre o futuro do setor, acontece em 15 de setembro, no Cubo Itaú. Clique para saber mais.

As inscrições estão no último lote e podem ser feitas em traveltechhubday.com.br/inscricoes

Leia agora a edição completa da Revista PANROTAS e conheça como empresas brasileiras estão definindo o futuro da tecnologia no Turismo:

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados