97% dos brasileiros querem IA em viagens, mas pedem uso responsável
Booking.com lançou, nesse ano, o Relatório Global de Perspectivas sobre a inteligência artificial

A Booking.com lançou nesse ano o Relatório Global de Perspectivas sobre a IA para descobrir como as pessoas estão usando, confiando e respondendo à inteligência artificial na vida cotidiana e em viagens. No Brasil, 98% dos consumidores expressam entusiasmo em relação à IA.
Com base em insights de mais de 37 mil consumidores em 33 mercados, a pesquisa revela um panorama cheio de nuances no Brasil, revelando que 97% dos viajantes do País pretendem usar a IA em planos de viagens futuros. No entanto, enquanto algumas pessoas acolhem o potencial da IA, outras a abordam com cautela, ressaltando a necessidade de uma implementação responsável que concilie oportunidades com a confiança dos consumidores.
O papel crescente da IA no setor de viagens
A IA está rapidamente se tornando uma parte essencial da experiência de viagem: 65% dos consumidores no Brasil esperam que o planejamento autônomo de viagens ganhe força em breve. Dados do relatório apontam que 80% das pessoas já usaram a IA em algum aspecto da viagem. Isso demonstra a crescente confiança nas ferramentas com tecnologia de IA e a receptividade dos viajantes a tecnologias que aprimoram viagens.
Veja alguns dados da pesquisa abaixo em cada etapa da viagem:
Planejamento de viagem com IA
- Pesquisar destinos e melhor época para visitar: 44%
- Encontrar experiências locais ou atividades culturais: 42%
- Receber recomendações de restaurantes: 44%
- Confiabilidade: assistentes de IA (44%) > influenciadores (19%).
Uso da IA durante a viagem
- Recursos de tradução: 50%
- Sugestões de atividades no destino: 53%
- Recomendações de restaurantes: 51%
- Explorar locais ou sistemas de transporte desconhecidos: 37%
Uso da IA após a viagem
- Edição de fotos: 49%
Benefícios percebidos
- 84% reconhecem que a IA torna viagens mais fáceis e eficientes.
- 86% apreciam recomendações para evitar destinos superlotados ou períodos de pico.
- 78% querem que a IA destaque experiências que beneficiem positivamente os lugares visitados.
Assistência em vez de autonomia
No entanto, a falta de um toque humano gera dúvidas: 25% dos brasileiros acreditam que a IA é impessoal e a maioria verifica os fatos apresentados pela IA, mesmo quando confia na tecnologia: 23% sempre verificam os fatos e 53% fazem isso de vez em quando. Apenas 12% dos consumidores brasileiros confiam totalmente na IA.
Essa hesitação cria um limite bem definido: a maioria das pessoas não está pronta para ceder totalmente a tomada de decisões à IA. Apenas 20% se sentem à vontade com o fato de a IA tomar decisões de forma independente, enquanto 16% das pessoas permanecem incertas e 5% se sentem muito desconfortáveis, recusando-se a confiar na IA sem a aprovação humana. A maior oportunidade está em posicionar a IA como uma ferramenta de suporte que aprimora, em vez de substituir, o julgamento humano.