Como a IA está influenciando a forma de viajar é tema de último painel do TTH Day 2025
Leandro Angelo, da Ci&T, apresentou como as empresas estão se adaptando para atender os viajantes

Atualmente, a IA é provavelmente o tema mais debatido, independentemente do setor em que se atua. Mas como ela está reinventando os negócios e mudando o mundo? Leandro Angelo, vice-presidente executivo da Ci&T, encerrou a programação do Travel Tech Hub Day 2025 demonstrando que a comunicação ganhou novos patamares com o avanço da tecnologia.
A comunicação, anteriormente considerada vertical, concentrava poder em poucas instituições. Já hoje, a comunicação torna-se horizontal, ampliando a voz do público, que deixa de ser apenas consumidor e passa a produzir conteúdo. E ao ter mais autonomia, o público também muda sua forma de viajar.
Angelo apresentou que:
- 64% dos viajantes brasileiros utilizam o Google para planejar suas viagens, seguido por sites e blogs de viagens (48%) e pelo Instagram (45%);
- 58% dos usuários de internet no Brasil acessam a rede apenas por meio do telefone celular;
- Os novos viajantes brasileiros são, principalmente, da geração Z (28%) ou maiores de 65 anos (7%), público com mais flexibilidade nas datas ou que planejam com mais antecedência;
- O principal motivo apontado por quem não deve viajar nos próximos 12 meses é falta de planejamento. 42% ainda não pararam para pensar em uma possível viagem.
O especialista explicou também que não basta implementar inteligência artificial, é preciso ter três pilares fundamentais:
- Touch Humano - entendimento da jornada e os momentos que importam;
- Inteligência Aumentada - assistente e dashboards que impulsionam o atendimento e o servir;
- Autonomia e eficiência - Auto serviço e automação que levem poder para a ponta.
Novas ferramentas para viajantes
O vice-presidente da Ci&T encerrou o painel apresentando algumas soluções que empresas da indústria de Viagens têm implementado para facilitar a jornada dos viajantes. Dois casos notáveis são o da Booking e do Tripadvisor.
Booking - anunciou o lançamento do AI Trip Planner, planejador de viagens baseado em IA, atualmente em fase beta nos Estados Unidos. O objetivo é que os viajantes possam fazer perguntas e receber recomendações personalizadas de destinos e acomodações, facilitando o processo de planejamento de viagens.

Tripadvisor - Anunciou uma atualização para o Trips, com a introdução de um gerador de itinerários por meio de IA. O Trips possui um novo recurso em fase beta que utilizará a tecnologia de IA generativa para criar itinerários personalizados, aproveitando insights humanos de mais de um bilhão de avaliações.
Outro dado interessante apresentado por Angelo foi que, segundo a Onfly, o Brasil possui 205 travel techs em atividade, classificadas em 11 categorias, entre elas: Tecnologia para outros players (24%), Mobilidade (17%), Experiências (17%), Reservas on-line (12%), Eventos (8%), Gestão de viagens corporativas (6%), Despesas Corporativas (5%), Serviços para viajantes (4%), Hospedagem (3%), Programa de fidelidade (2%) e Benefício corporativo (1%).
“Inovar não é simples. É preciso testar e falhar, retroalimentar um ciclo de aprendizados e vence o jogo quem aprende mais rápido”, concluiu Angelo.
O Travel Tech Hub Day 2025 conta com o patrocínio de Argo Solutions, Benner, Clara, Copastur, GRP, HotelDO, Jeeves, Larian AI, Lemontech, Ligaí, Mobility, Paytrack, Planne, Trend Viagens, Vale Pay e o apoio de Cubo, R1 e Tes.