Beatriz Contelli   |   15/09/2025 19:16

Como a IA está influenciando a forma de viajar é tema de último painel do TTH Day 2025

Leandro Angelo, da Ci&T, apresentou como as empresas estão se adaptando para atender os viajantes


PANROTAS / Emerson Souza
Leandro Angelo, da Ci&T
Leandro Angelo, da Ci&T

Atualmente, a IA é provavelmente o tema mais debatido, independentemente do setor em que se atua. Mas como ela está reinventando os negócios e mudando o mundo? Leandro Angelo, vice-presidente executivo da Ci&T, encerrou a programação do Travel Tech Hub Day 2025 demonstrando que a comunicação ganhou novos patamares com o avanço da tecnologia.

A comunicação, anteriormente considerada vertical, concentrava poder em poucas instituições. Já hoje, a comunicação torna-se horizontal, ampliando a voz do público, que deixa de ser apenas consumidor e passa a produzir conteúdo. E ao ter mais autonomia, o público também muda sua forma de viajar.

Angelo apresentou que:

  • 64% dos viajantes brasileiros utilizam o Google para planejar suas viagens, seguido por sites e blogs de viagens (48%) e pelo Instagram (45%);
  • 58% dos usuários de internet no Brasil acessam a rede apenas por meio do telefone celular;
  • Os novos viajantes brasileiros são, principalmente, da geração Z (28%) ou maiores de 65 anos (7%), público com mais flexibilidade nas datas ou que planejam com mais antecedência;
  • O principal motivo apontado por quem não deve viajar nos próximos 12 meses é falta de planejamento. 42% ainda não pararam para pensar em uma possível viagem.


O especialista explicou também que não basta implementar inteligência artificial, é preciso ter três pilares fundamentais:

  • Touch Humano - entendimento da jornada e os momentos que importam;
  • Inteligência Aumentada - assistente e dashboards que impulsionam o atendimento e o servir;
  • Autonomia e eficiência - Auto serviço e automação que levem poder para a ponta.


Novas ferramentas para viajantes

O vice-presidente da Ci&T encerrou o painel apresentando algumas soluções que empresas da indústria de Viagens têm implementado para facilitar a jornada dos viajantes. Dois casos notáveis são o da Booking e do Tripadvisor.

Booking - anunciou o lançamento do AI Trip Planner, planejador de viagens baseado em IA, atualmente em fase beta nos Estados Unidos. O objetivo é que os viajantes possam fazer perguntas e receber recomendações personalizadas de destinos e acomodações, facilitando o processo de planejamento de viagens.

PANROTAS / Emerson Souza
Participantes do TTH Day assistem à palestra de Leandro Angelo
Participantes do TTH Day assistem à palestra de Leandro Angelo

Tripadvisor - Anunciou uma atualização para o Trips, com a introdução de um gerador de itinerários por meio de IA. O Trips possui um novo recurso em fase beta que utilizará a tecnologia de IA generativa para criar itinerários personalizados, aproveitando insights humanos de mais de um bilhão de avaliações.

Outro dado interessante apresentado por Angelo foi que, segundo a Onfly, o Brasil possui 205 travel techs em atividade, classificadas em 11 categorias, entre elas: Tecnologia para outros players (24%), Mobilidade (17%), Experiências (17%), Reservas on-line (12%), Eventos (8%), Gestão de viagens corporativas (6%), Despesas Corporativas (5%), Serviços para viajantes (4%), Hospedagem (3%), Programa de fidelidade (2%) e Benefício corporativo (1%).

“Inovar não é simples. É preciso testar e falhar, retroalimentar um ciclo de aprendizados e vence o jogo quem aprende mais rápido”, concluiu Angelo.

O Travel Tech Hub Day 2025 conta com o patrocínio de Argo Solutions, Benner, Clara, Copastur, GRP, HotelDO, Jeeves, Larian AI, Lemontech, Ligaí, Mobility, Paytrack, Planne, Trend Viagens, Vale Pay e o apoio de Cubo, R1 e Tes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatriz Contelli

Conteúdos por

Beatriz Contelli

Beatriz Contelli tem 5017 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Anhembi Morumbi com pós-graduação em Política e Relações Internacionais pela FAAP. Entrou na PANROTAS em 2019, com foco especialmente em Branded Content, e, desde 2024, atua como repórter da redação.