Turismo supera varejo como principal alvo de fraudes digitais em 2024
Mais de 70% das reservas são feitas on-line e ataques automatizados, que usam IA, ameaçam a autenticidade

Com mais de 70% das reservas feitas on-line, a confiança digital se tornou peça-chave para o Turismo. Em 2024, pela primeira vez, o tráfego automatizado superou o humano na web, chegando a 51%. E o setor de viagens foi o mais afetado: 27% de todos os ataques de bots, à frente até do varejo pela primeira vez, conforme dados da Imperva.
Esses ataques usam inteligência artificial para escalar fraudes, como compra massiva de passagens para revenda, geração de avaliações falsas, distorção de métricas de demanda e até invasão de programas de fidelidade. Apenas o Tripadvisor removeu 2,7 milhões de resenhas falsas em um ano.
Hoje, garantir que por trás de cada reserva exista uma pessoa real – e não um bot – é fundamental para proteger a confiança digital em um setor que deve movimentar US$ 782 bilhões até 2029. A resposta: prova de humanidade. Com o avanço da IA, a solução precisa focar na prevenção. É aqui que a tecnologia de prova de humanidade traz uma mudança fundamental na forma como estabelecemos confiança no ambiente digital.
“Viajar é descobrir experiências autênticas e se conectar com pessoas reais. No mundo digital, precisamos do mesmo. Tecnologias de prova de humanidade ajudam a garantir que as interações on-line sejam respaldadas pela confiança, protegendo a privacidade das pessoas e preservando a autenticidade humana”, afirma a diretora-geral da Tools for Humanity no Brasil, Juliana Felippe,