Abrape lança pesquisa de maturidade digital e IA para setor de eventos
Iniciativa pretende contribuir com capacitação técnica para empresas do segmento

A Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), em parceria com a empresa de tecnologia Peppow, acaba de lançar o IMD Abrape | Peppow 2025, índice que mede a maturidade digital e de inteligência artificial no segmento de eventos de cultura e entretenimento. O IMD é uma metodologia desenvolvida para avaliar, de forma quantitativa, o estágio de transformação digital de empresas e profissionais que atuam na cadeia produtiva.
A ferramenta é gratuita, confidencial e está disponível para participação de empresas, profissionais autônomos e prestadores de serviços do setor de eventos em todo o território nacional durante o mês de outubro. O diagnóstico individual é realizado por meio de um questionário on-line com 36 perguntas. Após o envio das respostas, cada participante recebe por e-mail sua nota de 0 a 100 e a classificação correspondente em uma das cinco categorias: Iniciante, Emergente, Estruturado, Avançado ou Líder.
Além da devolutiva individual, as respostas serão analisadas de forma agregada e anonimizada para compor o Painel Nacional do Setor, que será apresentado oficialmente durante o Congresso Abrape 2025, que acontece em São Paulo nos dias 11 e 12 de novembro. “O IMD vai oferecer um referencial confiável e periódico, além de subsidiar decisões estratégicas de investimento, gestão e capacitação técnica das empresas do segmento”, salienta o empresário e presidente da Abrape, Doreni Caramori Júnior. O índice será atualizado anualmente, sob governança de um comitê técnico coordenado pela Abrape.
O formulário para realização do diagnóstico está disponível neste link.