Pedro Menezes   |   10/10/2025 08:36

Sabre lança nova solução para transformar experiência de viagem com IA

Novo sistema traduz a complexidade da tecnologia de viagens pra qualquer agente de Inteligência Artificial

AdobeStock
O sistema traduz a complexidade da tecnologia de viagens para qualquer agente de IA, permitindo que compras, reservas e serviços sejam feitos de forma automática e em tempo real
O sistema traduz a complexidade da tecnologia de viagens para qualquer agente de IA, permitindo que compras, reservas e serviços sejam feitos de forma automática e em tempo real

A Sabre Corporation anunciou o lançamento de uma nova solução para o setor de Turismo, ampliando o alcance de sua plataforma de dados para transformar a experiência de viagem com inteligência artificial (IA).

No centro da novidade estão as APIs “agentic-ready”, viabilizadas por um novo servidor proprietário chamado Model Context Protocol (MCP), que funciona como um “tradutor universal”. O sistema traduz a complexidade da tecnologia de viagens para qualquer agente de IA, permitindo que compras, reservas e serviços sejam feitos de forma automática e em tempo real.

Segundo a empresa, essas ferramentas levam a IA agentiva do estágio de promessa para uma aplicação prática, ajudando a resolver problemas comuns que consomem tempo e paciência dos viajantes. As primeiras funcionalidades vão focar em passagens aéreas, hospedagem e serviços pós-reserva.

Entre os exemplos citados pela Sabre estão:

  • Um agente que negocia remarcações de voos em caso de IROPS, pagando automaticamente com cartões armazenados e atualizando a agenda do viajante.
  • Um agente hoteleiro que confirma chegadas tardias à meia-noite, garante o quarto e solicita itens especiais de café da manhã.
  • Ferramentas de colaboração entre agentes de IA de diferentes empresas para gerenciar alterações complexas em bilhetes.
  • Agentes que cuidam de vistos, pagamentos de taxas e envio de documentos para a reserva.
  • Agentes que organizam recibos e relatórios de despesas corporativas.

“A diferença entre ser inteligente e ser realmente inteligente em escala é enorme”, afirmou Garry Wiseman, Chief Product and Technology Officer da Sabre. “Com nosso servidor MCP e APIs agentivas – suportados pelo Sabre IQ e pelo nosso conjunto de dados de viagens líder de mercado – estamos estabelecendo um novo padrão. Estamos tornando realidade possibilidades que antes eram apenas ideias", completou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4072 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.