Sabre apresenta nova solução para ajudar na reserva e planejamento de viagens
Tecnologia permite interações diretas com os passageiros ao longo de toda a jornada

O Sabreanuncia o lançamento do SabreMosaic Concierge IQ para companhias aéreas, uma solução de chat baseada em IA generativa que tem como objetivo ajudar os viajantes a planejar, reservar e gerenciar suas viagens em uma única conversa.
Desenvolvida sobre a camada de inteligência artificial Sabre IQ, a tecnologia permite criar pacotes completos (combinando hotéis, serviços adicionais e ofertas de terceiros), visando levar inteligência conversacional a todas as etapas da viagem.
Diferentemente de chatbots genéricos, aplicativos de viagem isolados ou sistemas automatizados de chamadas, a solução Concierge IQ, voltada para o consumidor, utiliza modelos de linguagem de grande porte (LLM), compreendendo perguntas complexas e interpretando a intenção para fornecer resultados precisos e reserváveis.
Com isso, a ferramenta visa oferecer personalização autêntica e escalável, que também ajuda as marcas a gerar receita adicional.
Como funciona o SabreMosaic Concierge IQ
- Os viajantes podem conversar de forma natural na plataforma de sua preferência (por exemplo, web, aplicativos móveis da companhia aérea e WhatsApp) para encontrar e reservar recomendações personalizadas das melhores rotas, datas e hospedagens dentro do seu orçamento, sem trocar de aplicativo ou esperar em linha;
- Quando solicitado, os modelos proprietários do Concierge IQ sugerem upgrades otimizados, pacotes e serviços adicionais;
- Regras dinâmicas mantêm preços e políticas alinhados em todos os canais. No momento do pagamento, o Concierge IQ indica como resgatar pontos de fidelidade, usar múltiplos métodos de pagamento ou combiná-los em uma única transação;
- Além disso, o Concierge IQ integra-se ao programa de fidelidade da companhia aérea para analisar dados do viajante em tempo real, sugerindo as melhores formas de usar pontos para voos, upgrades e serviços adicionais;
- Quando os planos mudam, os viajantes podem solicitar ao Concierge IQ que intervenha para remarcar imediatamente, resgatar milhas, processar reembolsos ou rastrear bagagens na mesma conversa onde a viagem começou.
Como parte da plataforma SabreMosaic Airline Retailing, o Concierge IQ foi projetado para oferecer às companhias aéreas uma vantagem em comercialização e atendimento ao cliente, aproveitando a arquitetura modular baseada em API do SabreMosaic e seus recursos avançados de IA.
A plataforma integra modelos proprietários de IA e a infraestrutura do Google Cloud para analisar grandes volumes de dados de clientes, operacionais e de terceiros, buscando apoiar a gestão inteligente de ofertas, a orquestração de pedidos e a liquidação em todos os canais.
"O Concierge IQ pode transformar a jornada do passageiro – automatizando compras, upgrades e resgates de fidelidade – para que as companhias aéreas ofereçam resultados concretos e experiências inesquecíveis. Essa tecnologia permite às companhias aéreas aproveitar a IA generativa para conversões mais inteligentes, maior fidelização e ofertas personalizadas, tudo impulsionado por dados em tempo real"
Garry Wiseman, Chief Product & Technology Officer do Sabre
A Virgin Australia é a primeira companhia aérea a adotar o Concierge IQ e implementará os recursos integrados da solução (incluindo rastreamento em tempo real de voos e bagagens, criação de pacotes e experimentação contínua em retail) para estabelecer um novo padrão de engajamento direto e eficiência operacional.
"Estamos entusiasmados em colaborar com o Sabre em novas tecnologias para atender melhor nossos clientes", destaca Alex Plummer, general manager, Digital da Virgin Australia. "Este canal de chat baseado em IA generativa representa um passo importante para a próxima evolução das experiências digitais de compra, reserva e atendimento da Virgin Australia", conclui.