Valter Onishi, ex-ViagensPromo, volta ao mercado como gerente comercial da Book2Pay
Onishi assume gerência da nova travel tech que promete revolucionar a transação financeira do setor

O empresário Fábio Bordin, ex-Gramado Parks e Grupo Brocker, voltou ao Turismo em abril de 2023, quando fundou a Jumpy Tecnologia, empresa voltada 100% para o B2C. Dois anos depois, de olho nas necessidades do mercado, Bordin decidiu investir em uma empresa B2B, mais precisamente uma travel tech, que promete simplificar e trazer segurança para as transações financeiras no Turismo.
Em janeiro deste ano, portanto, nasceu a Book2Pay, empresa que dará o pontapé inicial nas operações agora em janeiro de 2026, com o objetivo de resolver um problema antigo e estrutural: a falta de previsibilidade e segurança nas relações financeiras entre agências e fornecedores.
Bordin promete lançar um modelo que mudará a forma como o dinheiro circula no Turismo B2B. Só que todos os detalhes da nova empresa e de como ela pretende ganhar até 10% de fatia de mercado, concorrendo diretamente com grandes operadoras e OTAs no País, veremos em uma matéria completa que irá ao ar já no próximo mês, quando a Book2Pay dará o start oficial no mercado.
Só que para iniciar as operações, é preciso uma equipe pronta e alinhada. E para isso, Fábio Bordin já fechou a contratação de cerca de 20 profissionais do setor, alguns com muita experiência. É o caso de Valter Onishi, ex-ViagensPromo, que chega para assumir como gerente comercial da Book2Pay.
Em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, Bordin justificou a contratação de Onishi, que era considerado o braço direito de Renato Kido, e ainda detalhou a reação de ter sido “jogado no olho do furacão” ao ver seu nome envolvido em deduções do mercado sobre vínculos com Renato Kido e a ViagensPromo.
O CEO diz ter ficado ainda mais incomodado quando comentários "mal-informados" voltaram à tona após o anúncio da contratação de Valter Onishi. “Aí piorou. Parecia que eu estava contratando alguém por interesses obscuros. É uma injustiça. Todo mundo tem direito de trabalhar. E muito pelo contrário: como é que eu deixo um talento desses fora do mercado?”, indagou Bordin.

Segundo Fabio, Valter Onishi estava há sete meses fora do setor, após a crise da ViagensPromo, e enfrentava dificuldades profissionais e pessoais. “O cara estava em casa. Sete meses parado. É um dos melhores gerentes comerciais do mercado. Olha pros executivos que existem hoje e tenta citar cinco nomes melhores do que ele. Não tem!”, defende Bordin.
Segundo o CEO, Onishi assume como gerente comercial, com uma missão diferente da exercida em empresas anteriores. “Eu não vou abandonar um profissional, que também é um amigo, porque o mercado acha alguma coisa. Coragem é não virar as costas. Eu sei quem ele é, sei do profissional que ele é", frisou o CEO.
Onishi terá as seguintes missões no novo cargo:
- Liderar estratégia comercial,
- Fortalecer canais digitais,
- Apoiar a entrada da Book2Pay em novos mercados,
- Construir uma rede de relacionamento baseada em transparência.
A polêmica com Renato Kido, da ViagensPromo

Após rumores e especulações envolvendo CNPJs, vínculos e supostas conexões com antigos executivos da ViagensPromo, o CEO da Book2Pay, Fábio Bordin, foi claro ao Portal PANROTAS: a Book2Pay não tem nada a ver com Renato Kido ou qualquer empresa ligada ao empresário da VP.
Segundo o CEO, tudo começou quando colaboradores e parceiros passaram a enviar mensagens e capturas de tela citando uma suposta ligação entre um CNPJ associado a ele e uma empresa ligada ao Kido. “Cai do nada no meio disso tudo”, disse ele, que não tinha entendido a polêmica logo de início.
“Fiquei extremamente surpreso. Eu não sabia do que se tratava. Comecei a receber prints, mensagens, minha equipe perguntando. Aí fui atrás, levantei tudo e vi que existia uma empresa chamada Book2B — que não é minha e não tem absolutamente nada a ver com a Book2Pay”
Fabio Bordin, CEO da Book2Pay, que não tem nada a ver com a Book2B
Bordin afirma que adquiriu o CNPJ da antiga Smart Operadora, de Recife, por conta da marca e da estrutura já existente. “Comprei a marca porque fazia total sentido para o B2B. E nada tem relação com o Renato Kido. Entrei num furacão que não precisava existir", frisou o empresário.
Time reforçado com nomes conhecidos do trade
Onishi não foi e não será o único reforço conhecido do mercado. Bordin confirmou também a chegada de Milena Ferreira, ex-ViagensPromo e ex-Visual, que atuava na área de produtos e operações, além de Carlota Soares, ex-Viagens Master e BRT, amiga de longa data do CEO.
“Estou trazendo gente boa. Pessoas técnicas, confiáveis, com trajetória limpa. Não estou tirando ninguém de nenhuma empresa. Só estou contratando quem está disponível e quem soma", finalizou Fabio Bordin, CEO da Book2Pay, que também destacou todos os planos para 2026, matéria que ficará para o mês que vem.