Pedro Menezes   |   11/12/2025 12:05
Atualizada em 11/12/2025 12:25

Valter Onishi, ex-ViagensPromo, volta ao mercado como gerente comercial da Book2Pay

Onishi assume gerência da nova travel tech que promete revolucionar a transação financeira do setor


PANROTAS / Pedro Menezes
Fabio Bordin, CEO da Book2Pay
Fabio Bordin, CEO da Book2Pay

O empresário Fábio Bordin, ex-Gramado Parks e Grupo Brocker, voltou ao Turismo em abril de 2023, quando fundou a Jumpy Tecnologia, empresa voltada 100% para o B2C. Dois anos depois, de olho nas necessidades do mercado, Bordin decidiu investir em uma empresa B2B, mais precisamente uma travel tech, que promete simplificar e trazer segurança para as transações financeiras no Turismo.

Em janeiro deste ano, portanto, nasceu a Book2Pay, empresa que dará o pontapé inicial nas operações agora em janeiro de 2026, com o objetivo de resolver um problema antigo e estrutural: a falta de previsibilidade e segurança nas relações financeiras entre agências e fornecedores.

Bordin promete lançar um modelo que mudará a forma como o dinheiro circula no Turismo B2B. Só que todos os detalhes da nova empresa e de como ela pretende ganhar até 10% de fatia de mercado, concorrendo diretamente com grandes operadoras e OTAs no País, veremos em uma matéria completa que irá ao ar já no próximo mês, quando a Book2Pay dará o start oficial no mercado.

Só que para iniciar as operações, é preciso uma equipe pronta e alinhada. E para isso, Fábio Bordin já fechou a contratação de cerca de 20 profissionais do setor, alguns com muita experiência. É o caso de Valter Onishi, ex-ViagensPromo, que chega para assumir como gerente comercial da Book2Pay.

Em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, Bordin justificou a contratação de Onishi, que era considerado o braço direito de Renato Kido, e ainda detalhou a reação de ter sido “jogado no olho do furacão” ao ver seu nome envolvido em deduções do mercado sobre vínculos com Renato Kido e a ViagensPromo.

O CEO diz ter ficado ainda mais incomodado quando comentários "mal-informados" voltaram à tona após o anúncio da contratação de Valter Onishi. “Aí piorou. Parecia que eu estava contratando alguém por interesses obscuros. É uma injustiça. Todo mundo tem direito de trabalhar. E muito pelo contrário: como é que eu deixo um talento desses fora do mercado?”, indagou Bordin.

Divulgação
Valter Onishi, gerente comercial da Book2Pay
Valter Onishi, gerente comercial da Book2Pay

Segundo Fabio, Valter Onishi estava há sete meses fora do setor, após a crise da ViagensPromo, e enfrentava dificuldades profissionais e pessoais. “O cara estava em casa. Sete meses parado. É um dos melhores gerentes comerciais do mercado. Olha pros executivos que existem hoje e tenta citar cinco nomes melhores do que ele. Não tem!”, defende Bordin.

Segundo o CEO, Onishi assume como gerente comercial, com uma missão diferente da exercida em empresas anteriores. “Eu não vou abandonar um profissional, que também é um amigo, porque o mercado acha alguma coisa. Coragem é não virar as costas. Eu sei quem ele é, sei do profissional que ele é", frisou o CEO.

Onishi terá as seguintes missões no novo cargo:

  • Liderar estratégia comercial,
  • Fortalecer canais digitais,
  • Apoiar a entrada da Book2Pay em novos mercados,
  • Construir uma rede de relacionamento baseada em transparência.

A polêmica com Renato Kido, da ViagensPromo

Divulgação
Book2Pay não tem nada a ver com a Book2B, empresa que virou alvo de polêmicas recentes
Book2Pay não tem nada a ver com a Book2B, empresa que virou alvo de polêmicas recentes

Após rumores e especulações envolvendo CNPJs, vínculos e supostas conexões com antigos executivos da ViagensPromo, o CEO da Book2Pay, Fábio Bordin, foi claro ao Portal PANROTAS: a Book2Pay não tem nada a ver com Renato Kido ou qualquer empresa ligada ao empresário da VP.

Segundo o CEO, tudo começou quando colaboradores e parceiros passaram a enviar mensagens e capturas de tela citando uma suposta ligação entre um CNPJ associado a ele e uma empresa ligada ao Kido. “Cai do nada no meio disso tudo”, disse ele, que não tinha entendido a polêmica logo de início.

“Fiquei extremamente surpreso. Eu não sabia do que se tratava. Comecei a receber prints, mensagens, minha equipe perguntando. Aí fui atrás, levantei tudo e vi que existia uma empresa chamada Book2B — que não é minha e não tem absolutamente nada a ver com a Book2Pay

Fabio Bordin, CEO da Book2Pay, que não tem nada a ver com a Book2B

Bordin afirma que adquiriu o CNPJ da antiga Smart Operadora, de Recife, por conta da marca e da estrutura já existente. “Comprei a marca porque fazia total sentido para o B2B. E nada tem relação com o Renato Kido. Entrei num furacão que não precisava existir", frisou o empresário.

Time reforçado com nomes conhecidos do trade

Onishi não foi e não será o único reforço conhecido do mercado. Bordin confirmou também a chegada de Milena Ferreira, ex-ViagensPromo e ex-Visual, que atuava na área de produtos e operações, além de Carlota Soares, ex-Viagens Master e BRT, amiga de longa data do CEO.

“Estou trazendo gente boa. Pessoas técnicas, confiáveis, com trajetória limpa. Não estou tirando ninguém de nenhuma empresa. Só estou contratando quem está disponível e quem soma", finalizou Fabio Bordin, CEO da Book2Pay, que também destacou todos os planos para 2026, matéria que ficará para o mês que vem.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4604 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.