Filip Calixto   |   21/01/2026 18:01
Atualizada em 21/01/2026 18:02

Amadeus acelera estratégia como provedor de soluções e amplia atuação na América Latina

Vice-presidente Paulo Rezende detalha planos da empresa para ir além do GDS durante a Fitur 2026

PANROTAS / Filip Calixto
Paulo Rezende, vice-presidente de Travel Sellers para a América Latina,  participa da Fitur mais uma vez em 2026
Paulo Rezende, vice-presidente de Travel Sellers para a América Latina, participa da Fitur mais uma vez em 2026

MADRI – A Amadeus vive um momento de crescimento na América Latina e aposta, cada vez mais, em se consolidar como um provedor completo de soluções tecnológicas para a indústria do Turismo. A avaliação é de Paulo Rezende, vice-presidente de Travel Sellers para a América Latina da companhia, em entrevista concedida durante a Fitur 2026. Segundo o executivo, a empresa já é o GDS mais relevante da região e mantém relacionamento com as principais agências de viagens do Brasil, atuando como parceira tecnológica estratégica de grandes grupos como, por exemplo, CVC e BeFly.

Rezende explica que o posicionamento da Amadeus vai além da distribuição tradicional. "Não somos apenas um contrato de GDS. A Amadeus quer ser um provedor de soluções, não apenas de produtos”, afirma. Esse modelo envolve a entrega de tecnologia combinada a serviços de integração, customização, infraestrutura e até gestão de cibersegurança.

A estratégia, segundo ele, já está consolidada no setor aéreo há anos e agora passa a ser expandida para outros segmentos, especialmente o de agências de viagens, com a CVC como cliente pioneira em nível global.

Atualmente, cerca de 50% da receita da Amadeus ainda vem da distribuição, enquanto a outra metade é gerada por soluções tecnológicas para companhias aéreas, aeroportos, hotéis e outros elos da cadeia turística. A empresa fornece desde sistemas de gestão de passageiros, check-in, bagagens e inventário aéreo até tecnologias para aeroportos, biometria, controle de fronteiras e sistemas de reservas hoteleiras utilizados por grandes redes internacionais.

Para 2026, o foco da Amadeus na América Latina é ampliar a oferta de serviços para além da aviação e expandir o modelo já implementado para outros grandes clientes da região. O executivo também reforça o papel do Turismo como um dos setores mais dinâmicos da economia global, crescendo acima do PIB mundial, e vê a tecnologia como elemento chave para melhorar a experiência do viajante.


A PANROTAS é media partner da Fitur e viaja com proteção Hero Seguros

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7630 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes