Laura Enchioglo   |   29/01/2026 14:37

Sabre apresenta whitepaper sobre IA, abordando a confiança em tecnologia de viagens

Documento incentiva a indústria a adotar uma mudança de mentalidade com foco na confiança


AdobeStock
Sabre também convida o setor a participar do Agentic U Global Roadshow — um programa criado para capacitar fornecedores e agências de viagens e prepará-los para a evolução da IA no setor
Sabre também convida o setor a participar do Agentic U Global Roadshow — um programa criado para capacitar fornecedores e agências de viagens e prepará-los para a evolução da IA no setor

A Sabre Corporation apresentou hoje (29) o The Secure AI Advantage: Governance and Trust in Travel Technology, um novo whitepaper que convida a indústria de viagens a repensar o conceito de confiança em uma era moldada pela inteligência artificial autônoma.

O setor de viagens entra em uma fase marcada pela automação inteligente que age, decide e se adapta dentro de um dos ecossistemas mais interconectados do mundo. À medida que a inteligência artificial agêntica passa do conceito para a realidade comercial, Sabre afirma que a indústria está diante de um ponto de inflexão: os mesmos sistemas capazes de transformar as viagens também exigem uma abordagem renovada para a segurança. O documento oferece uma visão direta e interna de como o Sabre está projetando esse futuro – um futuro em que a autonomia acelera a inovação e fortalece a confiança.

Confiança em uma era autônoma

Com base em conversas com especialistas em segurança dentro e fora do ecossistema de viagens, o whitepaper incentiva a indústria a adotar uma mudança de mentalidade: o setor só conseguirá desbloquear todo o potencial da IA se a confiança for concebida, demonstrada e sustentável.

O Sabre detalha como essa filosofia e fundamenta sua estratégia tecnológica – desde a forma como a empresa administra e protege seu Travel Data Cloud global, até a autenticação contínua das identidades dos agentes e a verificabilidade de cada ação gerada pela IA.

O documento destaca a convicção do Sabre de que:

  • Os dados devem ser selecionados, protegidos e preservados com privacidade em escala;
  • Sistemas autônomos requerem identidade contínua, não estática. A resiliência depende da observabilidade em tempo real, e não de revisões periódicas.
  • A governança deve ser proativa, transparente e verificável.


Uma visão da abordagem do Sabre

O whitepaper explora a transformação interna do Sabre, revelando como a colaboração plurianual com o Google Cloud modernizou a infraestrutura da empresa e possibilitou capacidades de inteligência artificial em nível corporativo, com segurança integrada desde a origem.

Por meio da plataforma SabreMosaic, da camada Sabre IQ AI Layer e da camada dedicada IQ Assurance Layer, Sabre oferece aos clientes não apenas IA avançada, mas IA com controles, rastreabilidade e responsabilidade incorporados.

Com base em sua própria estratégia de segurança, o Sabre encerra o whitepaper com cinco recomendações para empresas que buscam reforçar sua segurança na era agêntica, e convida o setor a participar do Agentic U Global Roadshow – um programa criado para capacitar fornecedores e agências de viagens e prepará-los para a evolução da IA no setor.

O documento completo está disponível aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 4413 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.