Diaspora.Black lança Plataforma 3.0 com foco em tecnologia e IA
Startup amplia recursos e reúne 800 fornecedores em 145 cidades no Brasil e Exterior

A Diaspora.Black acaba de lançar a sua Plataforma 3.0, nova etapa de desenvolvimento de seu ecossistema digital voltado ao afroturismo. A atualização inclui recursos de tecnologia, experiência do usuário e segurança.
Atualmente, a empresa conecta mais de 800 fornecedores em 145 cidades no Brasil e no Exterior, reunindo turistas, profissionais, empreendedores, empresas e agências interessados em experiências afrocentradas.
"Somos um ambiente completo para impulsionar guias e agências, oferecendo um canal estruturado de experiências afrocentradas qualificadas, sem que parceiros precisem investir em soluções tecnológicas próprias"
Carlos Humberto, CEO da Diaspora.Black
A Plataforma 3.0 inclui tradução automática por inteligência artificial para inglês e espanhol. A funcionalidade busca ampliar o alcance internacional e facilitar o acesso de viajantes de diferentes mercados.
Atualizações operacionais
Entre as mudanças implementadas estão:
- Nova gestão de calendário, com múltiplas opções de saídas;
- Área exclusiva para clientes, voltada ao controle de pedidos;
- Organização temática das experiências, como Praias e Ilhas, Festas, Ecoturismo e Gastronomia;
- Funcionalidade de Favoritos, para salvar experiências;
- Reforço nas camadas de segurança e proteção de dados.
De acordo com a empresa, mais de 70% dos acessos à plataforma são feitos por dispositivos móveis. A reorganização das experiências por categorias temáticas busca facilitar a navegação e a visualização de portfólio por empresas e agências.
Inteligência Artificial aplicada ao Turismo
A próxima etapa anunciada é a incorporação de um assistente de inteligência artificial para curadoria personalizada de experiências e roteiros culturais.
"Estamos trabalhando para desenvolver um assistente de IA voltado à curadoria personalizada de experiências e roteiros culturais, capaz de apoiar viajantes na escolha de destinos a partir de seus interesses, referências culturais e contexto histórico", diz Carlos Humberto.
Com a atualização, a empresa afirma que mantém a estratégia de expansão internacional com foco em tecnologia e organização de dados aplicada ao Turismo com identidade.