Prosus fecha acordo com a AWS para acelerar inovação em e-commerce com IA
Parceria prevê investimentos baseados em IA para empresas do portfólio do grupo, como iFood e Decolar

A Prosus, uma das maiores investidoras globais em tecnologia e controladora de empresas como Decolar e iFood, anunciou nesta quarta-feira (4) um acordo estratégico de três anos com a Amazon Web Services (AWS) para ampliar o uso de inteligência artificial em suas operações na América Latina, Europa e Índia.
A parceria prevê investimentos baseados em IA para empresas do portfólio do grupo, incluindo iFood, OLX, PayU, Decolar, eMag e Just Eat Takeaway.com. O objetivo é acelerar a transformação digital dessas plataformas e aprimorar a experiência dos consumidores por meio de soluções hiperpersonalizadas.
Segundo a Prosus, o acordo permitirá padronizar e escalar aplicações de inteligência artificial em todo o seu ecossistema, tendo como base iniciativas já implementadas, como o Large Commerce Model (LCM) do iFood. O sistema utiliza IA para entender o comportamento e as preferências dos usuários, oferecendo recomendações e buscas mais precisas e aprendendo continuamente a partir das interações.
“A AWS passa a trabalhar junto conosco no desenvolvimento de produtos e na rápida implementação de soluções em todo o portfólio, permitindo acelerar o crescimento e construir um mundo cada vez mais orientado por inteligência artificial para nossos dois bilhões de consumidores”
Igor Cardoso, responsável pelo ecossistema da Prosus
O acordo se apoia em cinco pilares estratégicos:
- Uso de IA generativa para inovação de produtos
- Padronização de sistemas para aumentar confiabilidade e reduzir falhas
- Fortalecimento de estruturas de segurança digital
- Otimização de custos em nuvem
- Criação de modelos tecnológicos replicáveis entre as empresas do grupo