Luiz Felipe Simões   |   26/03/2026 15:50

Brasil ganha plataforma para medir maturidade de destinos turísticos inteligentes

Ferramenta da rede de destinos inteligentes ajuda municípios a medir sua maturidade no Turismo

Divulgação GKS Inteligência Territorial
Iniciativa faz parte da Rede Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes e tem como objetivo apoiar gestores públicos em todo o país
Iniciativa faz parte da Rede Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes e tem como objetivo apoiar gestores públicos em todo o país

A GKS Inteligência Territorial, em parceria com a Anseditur (Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo) e o Ministério do Turismo, lançou a Plataforma de Autodiagnóstico de Maturidade DTI, durante o evento Smart City Expo.

A iniciativa faz parte da Rede Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes e tem como objetivo apoiar gestores públicos em todo o País na avaliação do estágio de maturidade de seus destinos, na definição de prioridades e na estruturação de estratégias de qualificação e promoção do Turismo.

Tudo isso por meio de uma ferramenta que funciona como um ambiente digital criado para apoiar o avanço estruturado dos destinos na agenda de Destinos Turísticos Inteligente.

O papel dos municípios

A Plataforma é a primeira etapa para os gestores interessados em implementar a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes em seus municípios. Tem como referências as políticas públicas nacionais do Ministério do Turismo e as norma técnicas da ABNT Seu propósito é estimular o autoconhecimento, apoiar a identificação de prioridades e orientar os primeiros passos da Jornada DTI em cada território.

Além disso, a Plataforma também viabiliza a formação de uma base nacional de informações qualificadas sobre estágios de maturidade, desafios recorrentes e oportunidades de melhoria, subsidiando políticas públicas cada vez mais aderentes e precisas.

“Estamos avançando na qualificação da gestão do turismo no Brasil com uma ferramenta que conecta metodologia, dados e aplicação prática. O objetivo é apoiar os municípios na construção de estratégias mais eficientes e alinhadas à realidade de cada território”

Cássio Garkalns, CEO da GKS Inteligência Territorial

Para o presidente da Anseditur Italo Mendes, a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes, inspirada nos conceitos das smart cities, permite aos gestores terem uma visão 360 graus do turismo em seus municípios, funcionando como um verdadeiro sistema de gestão.

Já para o secretário “o lançamento da plataforma de autodiagnóstico vai permitir que os secretários de turismo de todo o país passem a contar com uma ferramenta que os aproximem dos conceitos e critérios dos destinos turísticos inteligentes, podendo avaliar o grau de maturidade dos seus destinos e posteriormente desenvolver estratégias para aprimorar o desenvolvimento do turismo em seus territórios”.

Acesse a plataforma: https://www.gks.com.br/jornada-dti/

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 740 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter