Pesquisa revela perfil dos viajantes que utilizam o transporte rodoviário no Brasil
Viajantes foram classificados em perfis distintos, que revelam as prioridades de cada grupo na viagem

Um levantamento exclusivo realizado pela wemobi, marketplace de viagens rodoviárias, revelou como os brasileiros se comportam na hora de viajar de ônibus. Nele, constatou-se que 47% dos usuários se identificam com perfis mais cuidadosos: 25% são considerados econômicos e 22% se descrevem como planejadores/organizados.
A pesquisa enviada com exclusivade ao Portal PANROTAS indicou ainda que a maior parcela de clientes é da faixa de 26 a 45 anos, representando mais de 60% do total. Os viajantes foram classificados em perfis distintos, que revelam as prioridades de cada grupo na hora de escolher destinos e organizar viagens. Veja os perfis abaixo:
- Representando 25% dos entrevistados, os viajantes econômicos têm como principal critério o valor da viagem. Para eles, cada centavo conta e por isso fazem um controle minucioso de todos os gastos e evitam despesas extras. Mesmo que a viagem não tenha sido planejada com muita antecedência, o preço é um fator importante e eles querem unir as duas coisas: aproveitar a viagem sem comprometer o orçamento.
- Com 22%, os planejadores ou organizados priorizam uma experiência sem imprevistos, ou seja, eles buscam principalmente o controle sobre a experiência da viagem. Mais do que economizar, eles querem ter tudo definido com antecedência — desde o orçamento até os horários e atividades. Para esse perfil, o esforço pré-viagem é uma forma de garantir tranquilidade e aproveitar ao máximo o passeio. O investimento pode até ser um pouco maior, mas sempre será estruturado e cuidadosamente planejado.
- Representando 6%, os aventureiros procuram emoções, atividades diferentes e experiências inéditas, seja em destinos urbanos ou em roteiros de natureza e aventura.
- Para 16% dos viajantes, o mais importante é descansar, curtir a família e aproveitar momentos com amigos. Este perfil busca viagens tranquilas, sem pressa e com foco no bem-estar emocional.
- E nem sempre os viajantes priorizam o preço mais baixo. Um dado curioso é que 8% dos usuários declararam valorizar mais o conforto e o bem-estar, mesmo que isso implique pagar um pouco mais. Para eles, viagens são experiências que devem ser aproveitadas com qualidade.

“A pesquisa mostra que os brasileiros têm perfis variados na hora de viajar. Enquanto quase metade dos usuários se identifica como econômico ou planejador, priorizando organização e controle de gastos, há também quem busque descanso, conforto ou aventura. Entender esses perfis nos permite oferecer soluções e experiências que atendam a todos, desde quem gosta de planejar cada detalhe até quem viaja para se divertir e se desligar da rotina”
Daniel Limena, head da wemobi
Motivos da viagem
Segundo a pesquisa, as viagens da wemobi são majoritariamente afetivas (75%) e de lazer (55%). Viagens a trabalho (31%) e estudos (18%) indicam um público funcional presente, mas secundário, enquanto motivos práticos como saúde e compras (4%) têm impacto mínimo na demanda geral.
O principal motivo de viagem é visitar pessoas (51%), seguido por lazer e turismo (25%) e trabalho (15%). Estudos (5%), saúde e compras (1% cada) têm peso mínimo, mostrando que a prioridade dos viajantes é explorar vínculos afetivos e momentos especiais.