Movida

Da Redação   |   06/05/2022 16:45

Setor de Luxo tem inaugurações em terra, mar e ar; confira

Fizemos uma curadoria de algumas das aberturas mais bacanas previstas para 2022

Carla Lencastre, especial para a Revista PANROTAS

A pandemia finalmente estacionou em uma fase que nos permite mais do que sonhar. Podemos finalmente
viajar com relativa tranquilidade. E o mercado de Viagens de Luxo está aí para comprovar. Como espaços vazios são necessários para que surjam novas ideias e oportunidades, há dezenas de novidades bacanas. Para todos os perfis de viajante de luxo, do que ainda busca ostentação ao que sabe que autenticidade e excelência
de serviço não precisam ser excludentes. Mundo afora e Brasil adentro.

Divulgação
Six Senses Rome
Six Senses Rome
Em terra, mar e ar. Na Air France, por exemplo, a primeira classe acaba de retornar às rotas entre São Paulo e Paris no Boeing 777-300, com quatro suítes. Já a Qatar Airways anunciou em abril que está voando com 80% de ocupação entre São Paulo e Doha, rota com 700 assentos em dois voos diários no Boeing 777-300ER, incluindo a famosa e premiada QSuite. No mar, grandes companhias de cruzeiros estão olhando mais atentamente para o mercado de luxo. Como a MSC, que vai lançar uma nova marca, a Explora Journeys. Para quem se contentava com a experiência do Yatch Club, área mais exclusiva dentro dos gigantes navios de cruzeiro da companhia, será um bom upgrade. A frota inicial terá quatro navios, com 480 suítes cada, e o primeiro começa a navegar no próximo ano.

É na hotelaria, como sempre, que se percebe mais facilmente a nova dinâmica do mercado de viagens de luxo.
O setor diminuiu o ritmo, mas ainda assim muitos novos hotéis luxuosos foram lançados ano passado. Agora, em um momento mais calmo da pandemia, as aberturas hoteleiras se contam às dezenas para este ano e os próximos. Há projetos anteriores à pandemia, que tiveram lançamentos postergados e, em alguns casos, modificados e melhorados. Outros surgiram durante o hiato causado pelos meses de restrições a viagens.

Fizemos uma curadoria de algumas das aberturas hoteleiras mais bacanas previstas para 2022. Longe de ser definitiva, é uma lista para inspirar e colaborar com o planejamento de viagens sonhadas e adiadas ou de viagens nunca imaginadas. Para prestar atenção no que há de relevante na história que cada um tem para contar, nos cuidados com a comunidade local e com o meio ambiente. Para viver bem, viajar ainda melhor e honrar quem não resistiu.

BRASIL
O Rio Grande do Norte é o primeiro Estado brasileiro a investir em um estande na ILTM Latin America. Representado pela Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística), a ação na edição 2022 da feira mostra que os destinos regionais precisam de novos pontos de vista e de serviços sustentáveis de alto padrão. Ou não serão uma alternativa para o viajante de luxo depois da reabertura dos mercados internacionais aos visitantes brasileiros.

Sempre Vivo e Filho do Vento (RN). O Filha da Lua, ecolodge de luxo na Praia das Minas, na Pipa, litoral do Rio Grande do Norte, vai ganhar dois irmãos. O Sempre Vivo, também na Pipa, será voltado para famílias e deve ser aberto neste primeiro semestre. O Filho do Vento, mais ao sul, em Barra do Cunhaú, terá foco em kitesurfe e está previsto para o final do ano.

Ba’ra (PB). Outra novidade no Nordeste é o Ba’ra, que também estará na ILTM Latin America. Na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa (PB), deve ser aberto em outubro. Com 124 acomodações, tem um projeto que promete integrar cultura, natureza e tecnologia, e empregar principalmente mão de obra local. Hulk, paraibano de Campina Grande, ex-jogador de futebol da Seleção Brasileira de futebol e hoje no Atlético Mineiro, é um dos sócios.

JW Marriott (SP). A Marriott vai lançar a marca JW em São Paulo, nas Nações Unidas, em uma conversão
no prédio onde funcionava o Four Seasons, que deixou o país temporariamente (voltará, pelo que comenta o mercado, ocupando o espaço do antigo hotel Marina, no Rio de Janeiro). Com 258 quartos, o JW Marriot São Paulo tem inauguração prevista para este mês. Será o segundo JW no Brasil (o primeiro fica na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro).

ESTADOS UNIDOS E MÉXICO
Aman New York. Uma das aberturas mais aguardadas dos últimos anos, adiada por causa da pandemia, o Aman New York deve ser inaugurado ainda neste primeiro semestre no centenário Crown Building, na esquina da Quinta Avenida com a rua 57. São 83 quartos e um spa de 2,3 mil metros quadrados em três andares, além de bares e restaurantes.

Barrière Fouquet’s New York. Outra inauguração em Nova York será a do hotel do grupo francês Barrière, prevista para meados do ano. São 97 acomodações, incluindo seis suítes com terraço. A ideia é levar um pouco de Paris para Tribeca. O empreendimento terá, bien sûr, uma filial da brasserie na Champs-Elysées que deu início à história do grupo em 1899.

1 Hotel Hanalei Bay, Kauai. A bela ilha de Kauai, no Havaí, será o endereço da nova propriedade do 1Hotels, prevista para abrir em outubro. O resort voltado para o bem-estar e de pegada sustentável, como uso de material reciclado na decoração dos quartos, e sete bares e restaurantes farm-to-table, terá 252 acomodações, incluindo 51 suítes.

Waldorf Astoria Cancun. Previsto para o final de setembro, o novo resort de luxo em Cancún ficará a apenas 15 minutos do aeroporto. Serão 173 quartos, todos com piscina privativa e vista para o Mar do Caribe, e spa com 15 salas de tratamentos, algumas ao ar livre.

Kanai at Riviera Maya. A 40 minutos do aeroporto de Cancún e a 20 minutos do centrinho de Playa del Carmen, o novo complexo turístico Kanai terá quatro hotéis de luxo, com um total de 700 quartos entre o Mar do Caribe e a floresta da Península de Yucatán. O empreendimento é similar ao vizinho Mayakoba, sede da ILTM Americas e bem conhecido dos brasileiros. O primeiro hotel inaugurado em Kanai foi o Etéreo, da Auberge Resorts Collection, no final do ano passado. St. Regis e Edition, com arrojados projetos arquitetônicos em forma de semicírculo, estão previstos para o final do ano. O Edition será o primeiro no México e terá 180 quartos e suítes. A marca da Marriott International continua em expansão e terá mais cinco novos hotéis este ano, além do Kanai, em destinos tão diferentes como Roma e Doha.

Casa Chablé Sian Ka’an, Tulum. Mais ao sul da Riviera Maya, na Reserva da Biosfera de Sian Ka’na, o novo Chablé fica em localização remota, mas será acessível de carro, barco ou helicóptero. Serão apenas cinco quartos e cinco villas, sempre com os cuidados sustentáveis e a vocação para o bem-estar que caracterizam o exclusivo grupo mexicano.

EUROPA
Six Senses Rome. Previsto para o segundo semestre, terá 95 quartos e suítes com design de Patricia Urquiola na Piazza di San Marcello, na Via del Corso, perto da Fontana di Trevi. A rede tailandesa (do Six Senses Botanique, SP), continua em acelerado processo de expansão. Na Europa, além de Roma, é esperada a abertura do Crans-Montana, região na Suíça francesa que viu crescer muito o número de visitantes brasileiros durante a pandemia.
Também este ano, o grupo Six Senses deve abrir uma segunda propriedade nas Maldivas. Para 2023, Londres e Nova York estão no pipeline. Mas a novidade mais fresquinha (ou gelada) foi anunciada na última semana de abril: o Six Senses Svart, na Noruega, apresentado como o primeiro hotel de energia positiva do mundo. Ou seja, vai gerar mais energia limpa do que consumir. Porque só neutralizar emissões de carbono já sabemos não ser o suficiente. Tudo a ver com a marca que tem a sustentabilidade no DNA. A previsão de abertura é 2024.

Portrait Milano. O Portrait Milano, sexto hotel da Lungarno Collection, sediada em Florença e parte do grupo Ferragamo, tem abertura prevista ainda para o verão italiano. É outro projeto há muito esperado e adiado por causa da pandemia. Fica em um prédio histórico da segunda metade do século 16, que abrigou um dos seminários mais antigos da Europa.

Passalacqua, Lago di Como. Outra novidade para o verão europeu é o Passlacqua. Com apenas 24 suítes, será uma espécie de irmão caçula e mais discreto do clássico Grand Hotel Tremezzo, administrado pela mesma família. Fica em uma construção erguida no final do século 18 em uma região que pertencia originalmente ao Papa Inocêncio XI. Vale a pena visitar o belo site do hotel para ler mais sobre a fascinante história de dolce vita no local.

La Palma, Oetker Collection, Capri. A nova joia da Oetker Collection, do Palácio Tangará em São Paulo, será o La Palma, em Capri, projeto apresentado ao mercado brasileiro durante a pandemia. Também está previsto para o verão italiano. O La Palma foi o primeiro hotel de Capri, construído em 1822, e agora inteiramente renovado para integrar a coleção de luxo com 50 quartos e suítes. Outro endereço para aproveitar la dolce vita.

Divulgação
La Palma, da Oetker, em Capri
La Palma, da Oetker, em Capri
Castle Elvira, Puglia. Com a pandemia, a tendência do buyout ganhou força e quem pode andou fechando hotéis de luxo somente para os seus. O Castle Elvira, na Puglia, será perfeito para viagens multigeracionais ou de grupos de amigos. Abriga 12 pessoas em seis suítes e só pode ser reservado por um único grupo. Construído no início do século passado e logo abandonado, a construção passou por três anos de reforma. Deve abrir no primeiro semestre.

Cali Mykonos. Quarenta villas, cada uma com sua piscina de água salgada, de frente para o azul profundo do Mar Egeu. Por essas e outras que o Cali Mykonos é quase uma unanimidade dade nas mais importantes listas internacionais de new luxury hotels. Abre para o alto verão grego.

Rosewood Vienna
. Previsto para o ano passado, Rosewood deve chegar a Viena em julho. Em um edifício do século 19 na Peterplatz, terá 72 quartos e 27 suítes. O grupo está em expansão, com mais de 20 novos previstos para serem abertos até 2030 em diferentes continentes. Para este ano, além de Viena, a outra única abertura prevista é Doha.

The Peninsula Istanbul. Este é só para o finalzinho do ano, com viés de 2023. Mas vale ficar de olho. Serão
177 quartos e suítes às margens do Estreito de Bósforo, a maioria com vista. Terá, é claro, um spa, com muitos banhos a vapor. Fica em Karaköy, mais especificamente em uma área revitalizada chamada Galataport. O projeto completo prevê galerias de arte, restaurantes e até um novo terminal de navios de cruzeiro. O Peninsula mais aguardado dos últimos anos, o de Londres, em Belgravia, já foi oficialmente adiado para 2023.

Raffles London at The OWO. Já o Raffles, marca de luxo da Accor, continua previsto para o final do ano no Old War Oficce Building, em Whitehall. O prédio foi o quartel-general de Winston Churchill na Segunda Guerra e é mais conhecido pela sigla OWO. Serão 120 quartos e suítes, e 11 bares e restaurantes. Esta é mais uma marca chega também a Doha este ano.

100 Princess ST, Edimburgo. O primeiro hotel da Carnation Hotels na Escócia tem data marcada de abertura: 1º de novembro. Terá apenas 30 quartos e suítes com vista para o Castelo de Edimburgo, um bar de vinhos sul africanos Bouchard Finlayson, vinícola da família proprietária do hotel, e, of course, um bar de Scottish whiskies.

ÁSIA & ÁFRICA E ALÉM
Nobu Marrakech. Outro projeto adiado de 2021, o Nobu está previsto para o segundo semestre. Serão 71 quartos e suítes, piscina ao ar livre e coberta, e spa. Há mais de dez propriedades da marca em desenvolvimento, como Roma, prevista para abrir na Via Veneto ainda este verão; Santorini, também para o verão, e São Paulo, sem data de abertura.

andbeyond Grumeti Serengueti River Lodge. Este não é um novo safari camp na Tanzânia, mas sim o lodge da década de 1990 que passou por uma transformação completa durante a pandemia. Totalmente reconstruído, tem reabertura está marcada para 6 de junho.

Anantara Ubud Bali. Em meio aos terraços de arroz e templos hindus no interior da ilha, o resort previsto para este ano tem 85 quartos e villas com piscina.

Echo, White Desert Camp, Antarctica. Se nenhum dos endereços anteriores parecer longe ou exclusivo o suficiente, há sempre um continente gelado à espera. White Desert Camp inaugura em 25 de novembro o Echo, um novo glamping para a temporada de verão na Antártica. As expedições de sete dias começam na Cidade do Cabo, onde os hóspedes (no máximo 12 pessoas) embarcam em um jatinho Gulfstream (mas também é possível ir em seu próprio jato). Patrick Woodhead, CEO do White Desert Camp, diz que criou o acampamento inspirado pelos filmes da série Star Wars. Ao final da temporada, o Echo será desmontado. Algumas datas já estão esgotadas, mas ainda há vagas entre 15 de dezembro e 25 de janeiro.

AL MARE
Aqua Mare, Galápagos. A Aqua Expeditions tem um novo iate, o Aqua Mare, o quinto da frota. Com 50 metros de extensão e capacidade para 16 passageiros em sete suítes, vai navegar a partir de junho em Galápagos, no
Equador.

Norwegian Prima. Com viagens iniciando em agosto deste ano, o Norwegian Prima, primeiro de seis navios dentro da nova Classe Prima da Norwegian Cruise Line (NCL), promete espaços mais amplos e experiências inéditas da marca como o Ocean Boulevard, Indulge Food Hall, The Concourse, Infinity Beach e Oceanwalk. O Norwegian Prima também apresentará o The Haven by Norwegian, redefinido com conceito de navio dentro do navio ultra-premium da NCL com acesso somente com o cartão-chave. The Haven contará com um amplo deck, uma piscina infinita com vista para o rastro do navio e um spa ao ar livre com sauna com paredes de vidro e sala fria.

Emerald Azzurra. O iate da Emerald Cruise, representado no Brasil pela Velle, acaba de ser lançado. Com 110
metros de extensão e capacidade para cem passageiros em 50 cabines (a maioria com varanda), fará cruzeiros pelos mares Mediterrâneo, Adriático e Vermelho.

REVISTA PANROTAS
Esta matéria é integrante da Revista PANROTAS EDIÇÃO ESPECIAL LUXO 2022, que circula esta semana. Leia toda a edição na versão digital a seguir:


Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias