Beatrice Teizen   |   09/12/2022 10:49
Atualizada em 09/12/2022 10:51

ILTM Cannes 2022 supera expectativas e reforça: o luxo voltou

Principal feira do setor aconteceu nesta semana na Riviera Francesa e foi a maior de todos os tempos

CANNES (FRANÇA) – A expectativa era que a ILTM Cannes deste ano fosse igual a de 2019, no pré-pandemia. O resultado? Uma feira ainda maior, tornando-se a edição de mais sucesso da história de 21 anos do evento na Riviera Francesa. O carpe diem do Turismo de luxo após estes anos de pandemia é real e o setor está a todo vapor.

PANROTAS / Beatrice Teizen
Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America e ILTM North America
Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America e ILTM North America
Com início na terça-feira (6) e fechamento na quinta (8), o encontro recebeu quase 6 mil participantes nos três dias. Ao todo foram 1,8 mil produtos de 76 países que puderam mostrar suas novidades e atrativos para 1,8 mil agentes e consultores de viagens de todo o mundo. Também foi registrado um recorde de reuniões one to one: 60 mil.

“A ILTM Cannes de 2019 já foi incrível, mas a deste ano superou todas as expectativas. O mercado está fluindo e todo mundo estava neste sentimento muito positivo, pois venderam muito bem depois de períodos difíceis devido à covid-19. As perspectivas para o ano de 2023 também são muito boas, as reservas para o verão europeu, por exemplo, já estão bombando. Então, estamos mesmo com esse sentimento de que estamos de volta, estamos vendendo bem e que está todo mundo muito feliz, deu para notar nos corredores do Palais des Festivals”, afirma o diretor da ILTM Latin America e ILTM North America, Simon Mayle.

De acordo com Mayle, a ILTM Cannes é, para muitos profissionais da indústria, a única oportunidade do ano de encontrar pessoalmente com parceiros, colegas e fornecedores. Por isso sua importância, relevância e tamanho para o Turismo de luxo.

“Temos pessoas do Japão, do Brasil, de toda a Europa, Arábia Saudita... então é uma ótima maneira de estreitar e fortalecer laços e parcerias. É o momento de realmente se reunir, conhecer as novidades dos hotéis, destinos e serviços, o que mudou e o que vem aí de lançamento”, explica.

PAPEL DO CONSULTOR
Muito vem se falando que o consultor de viagens, principalmente de luxo, se tornou mais importante do que nunca. O CEO da Virtuoso, Matthew Upchurch, mostrou em uma pesquisa que este profissional vem sendo cada vez mais valorizado e que, com isso, precisa estar preparado para antecipar as necessidades de seus clientes, entregando as viagens mais personalizadas possíveis.

Simon Mayle concorda e acredita que serviços especiais que o viajante de luxo procura e aprecia – como ser recepcionado na porta do hotel pelo gerente geral assim que chega – não são possíveis de se ter ao reservar uma viagem pela internet, por conta própria. E são esses tipos de tratamento que deixam a experiência inesquecível.

“Por isso, treinamento destes consultores é importantíssimo, assim como conhecimento, e ter esse relacionamento pessoalmente, como acontece nas ILTMs, faz toda a diferença. O agente de viagens bom de verdade tem de recomendar os lugares que ele tem total confiança”, pontua.

PRÓXIMOS EVENTOS
Na agenda de Mayle para 2023 estão importantes eventos cujas expectativas estão altas – e praticamente atingidas. O primeiro deles é a ILTM Latin America, que acontece de 9 a 12 de maio, em São Paulo.

Agora em Cannes, o executivo já bateu papo com os profissionais sobre a edição brasileira e percebeu que eles estão ansiosos. “Está indo super bem, esperamos receber diversos produtos bem legais. Será maior que a do ano passado e, por isso, podemos convidar mais agentes de viagens”, diz.

Depois disso vem a Proud Experiences, que será realizada em Los Angeles, na Califórnia (EUA), de 5 a 7 de junho. De acordo com Mayle, o evento já está quase lotado, com muitos brasileiros que têm clientes de luxo e LGBQTIA+ confirmando presença.

Por fim, a ILTM North America, que, no ano que vem, acontece pela primeira vez nas Bahamas. A edição de 2022, de 19 a 22 de setembro, marcou o último ano do evento em Mayakoba, no México, após dez anos no destino.


O Portal PANROTAS é media partner da ILTM Cannes e viaja a convite da organização do evento

Tópicos relacionados