Arábia Saudita desponta e tem plano ambicioso para atrair turistas
País vem investindo no Visão 2030, estratégia que foca no desenvolvimento de diversos aspectos do destino

“É um plano ambicioso, mas temos ideias, habilidade financeira e muitas pessoas trabalhando para isso. E é por isso que estamos tão ativos na divulgação do nosso país. Então sei que conseguiremos. Somos um destino com uma grande variedade de ofertas e queremos ser um protagonista no setor de Turismo global para diferentes propósitos de deslocamentos”, afirma o diretor de estratégia do Saudi Tourism Authority, Hazim Al-Hazmi.
Outro ponto dentro do planejamento é que o Turismo contribua em 10% do PIB do país – hoje é cerca de 3%. Por meio da estratégia espera-se também que este mercado crie 1 milhão de novos empregos até 2030.
“É um país de pessoas jovens, com aproximadamente 70% da população tendo menos de 35 anos. E isto explica a velocidade com que estamos agindo e crescendo. São pessoas mais ágeis, mais conectadas e tecnológicas, nascidas em um mundo de internet, verdadeiros nativos digitais. Por isso é mais fácil para nós nos movimentar rapidamente, aprender coisas novas e mudar o que é preciso”, explica.
CRESCENDO NO RANKING
Mais um plano audacioso é chegar entre os cinco primeiros países no ranking global de Turismo até 2030. Atualmente, a Arábia Saudita se encontra na 33ª posição do Travel and Tourism Development Index, do World Economic Forum de 2021, divulgado em maio deste ano.Em 2019, o destino figurou no 43º lugar, registrando, assim, o segundo maior aumento no ranking, como resultado de melhorias em quase todos os indicadores. Este foi o primeiro relatório a ser produzido desde que a Arábia Saudita abriu para o Turismo internacional em setembro de 2019.
“Por meio da estratégia de longo prazo abordamos diferentes tópicos. Não é somente um plano econômico, que diversificará nossa dependência no petróleo. É também de desenvolvimento social, cultural, de educação, esporte, saúde, que vai melhorar a qualidade de vida dos árabes, dos residentes e dos visitantes. Queremos revelar a Arábia Saudita para o mundo, mostrar nossos tesouros, cultura, comida e bebidas. Apresentar para viajantes de todo o mundo nosso hafaua – que é a verdadeira hospitalidade árabe, onde oferecemos aos nossos convidados tudo que temos de melhor”, finaliza Al-Hazmi.
O Portal PANROTAS é media partner da ILTM Cannes e viaja a convite da organização do evento