Beatrice Teizen   |   08/12/2022 18:27
Atualizada em 19/01/2023 17:58

Arábia Saudita desponta e tem plano ambicioso para atrair turistas

País vem investindo no Visão 2030, estratégia que foca no desenvolvimento de diversos aspectos do destino

CANNES (FRANÇA) – A Arábia Saudita vem investindo, nos últimos anos, fortemente na divulgação do país. Mais recentemente foi sede do WTTC Global Summit e, agora, pelo segundo ano consecutivo, o destino patrocina a ILTM Cannes e conta com um grande estande logo na entrada da feira, onde os visitantes podem experimentar doces tradicionais, além do café árabe. A participação em eventos importantes de Turismo é somente uma das ações do país, que segue uma estratégia, a Visão 2030, desde 2016, que visa o desenvolvimento de vários de seus aspectos até 2030.

PANROTAS / Beatrice Teizen
Hazim Al-Hazmi, do Saudi Tourism Authority<br/>
Hazim Al-Hazmi, do Saudi Tourism Authority
O setor de Turismo, claro, é um deles e está no centro deste planejamento. A intenção da Arábia Saudita para esta indústria é alcançar, até 2030, 100 milhões de visitas por ano, incluindo domésticas e internacionais e todos os propósitos de viagem – a lazer, religiosa, visitas a amigos e família, corporativa, entre outras.

“É um plano ambicioso, mas temos ideias, habilidade financeira e muitas pessoas trabalhando para isso. E é por isso que estamos tão ativos na divulgação do nosso país. Então sei que conseguiremos. Somos um destino com uma grande variedade de ofertas e queremos ser um protagonista no setor de Turismo global para diferentes propósitos de deslocamentos”, afirma o diretor de estratégia do Saudi Tourism Authority, Hazim Al-Hazmi.

Outro ponto dentro do planejamento é que o Turismo contribua em 10% do PIB do país – hoje é cerca de 3%. Por meio da estratégia espera-se também que este mercado crie 1 milhão de novos empregos até 2030.

“É um país de pessoas jovens, com aproximadamente 70% da população tendo menos de 35 anos. E isto explica a velocidade com que estamos agindo e crescendo. São pessoas mais ágeis, mais conectadas e tecnológicas, nascidas em um mundo de internet, verdadeiros nativos digitais. Por isso é mais fácil para nós nos movimentar rapidamente, aprender coisas novas e mudar o que é preciso”, explica.

CRESCENDO NO RANKING
Mais um plano audacioso é chegar entre os cinco primeiros países no ranking global de Turismo até 2030. Atualmente, a Arábia Saudita se encontra na 33ª posição do Travel and Tourism Development Index, do World Economic Forum de 2021, divulgado em maio deste ano.

Em 2019, o destino figurou no 43º lugar, registrando, assim, o segundo maior aumento no ranking, como resultado de melhorias em quase todos os indicadores. Este foi o primeiro relatório a ser produzido desde que a Arábia Saudita abriu para o Turismo internacional em setembro de 2019.

“Por meio da estratégia de longo prazo abordamos diferentes tópicos. Não é somente um plano econômico, que diversificará nossa dependência no petróleo. É também de desenvolvimento social, cultural, de educação, esporte, saúde, que vai melhorar a qualidade de vida dos árabes, dos residentes e dos visitantes. Queremos revelar a Arábia Saudita para o mundo, mostrar nossos tesouros, cultura, comida e bebidas. Apresentar para viajantes de todo o mundo nosso hafaua – que é a verdadeira hospitalidade árabe, onde oferecemos aos nossos convidados tudo que temos de melhor”, finaliza Al-Hazmi.


O Portal PANROTAS é media partner da ILTM Cannes e viaja a convite da organização do evento

Tópicos relacionados