Artur Luiz Andrade   |   13/05/2019 14:02

Editor da PANROTAS faz palestra na Convenção da MSC; fotos

O terceiro dia da Convenção Internacional de Vendas da MSC Brasil começou com uma palestra do editor-chefe e CCO da PANROTAS, Artur Luiz Andrade


Emerson Souza
Adrian Ursilli e Ignacio Palacios, da MSC, com Artur Luiz Andrade, da PANROTAS
Adrian Ursilli e Ignacio Palacios, da MSC, com Artur Luiz Andrade, da PANROTAS
MSC SEASIDE - O terceiro dia da Convenção Internacional de Vendas da MSC Brasil começou com uma palestra do editor-chefe e CCO da PANROTAS, Artur Luiz Andrade. O jornalista já havia moderado o painel inicial do evento, com o diretor geral da MSC Brasil, Adrian Ursilli, e seus diretores Ignacio Palacios, Marco Cardoso e Eduardo Mariani Simões, e na manhã desta segunda-feira fez uma apresentação solo sobre Tendências do Turismo e as Oportunidades para os Agentes de Viagens.

Andrade reuniu estatísticas globais e brasileiras do Turismo, de fontes como Iata, Clia, OMT, WTTC, Braztoa e Ministério do Turismo, apresentou pesquisas exclusivas da PANROTAS, uma delas inédita, sobre o setor marítimo, que sairá em nosso Anuário de Cruzeiros 2019, em junho, e ainda fez um resumo de tendências que foram destacadas no último Fórum PANROTAS, como as das apresentações do presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, que mostrou que Viagens e Turismo está entre as prioridades do brasileiro.

“Juntei estatísticas de várias fontes, que a gente publica em nossos veículos de forma isolada, peguei os principais insights do Fórum PANROTAS, fui atrás de outros dados setoriais importantes e mostrei duas pesquisas exclusivas da PANROTAS, para que os agentes de viagens olhassem além de suas bolhas e vissem oportunidades de mercado, de nichos, de vendas por trás de cada número”, disse ele. "Há muito espaço para o crescimento dos agentes de viagens. O Instituto Locomotiva divulgou no Fórum PANROTAS que as famílias brasileiras gastaram R$ 70 bilhões em viagens este ano. Quanto os agentes podem ter desse montante? Garanto que uma parcela maior que muitos esperam", continuou.
Emerson Souza
Adrian Ursilli e Marco Cardoso, da MSC Brasil, com Francesco Di Palma, capitão do MSC Seaside
Adrian Ursilli e Marco Cardoso, da MSC Brasil, com Francesco Di Palma, capitão do MSC Seaside

CRUZEIROS

Os diretores da MSC Brasil participaram da plateia mostrando como a indústria de cruzeiros está alinhada com as tendências e crescendo mais que a economia do Turismo e a economia mundial.

No mundo, o número de cruzeiristas deve passar de 30 milhões este ano (foram 28,5 milhões em 2018), com cerca de 510 mil no Brasil (360 mil em cruzeiros pelo litoral brasileiro e 150 mil no Exterior, com preferência pelo Caribe, com quase 100 mil viajantes de navio vindos do Brasil). O Caribe é o destino líder em cruzeiros no mundo (com 11,3 milhões de passageiros) e a MSC está investindo no destino e nas saídas de Miami para, segundo Ursilli, chegar à liderança nesse segmento.

Para 2019/2020 a temporada de cruzeiros no Brasil terá uma oferta de 530 mil leitos, com oito navios. O potencial de viajantes no Exterior também é grande. “Basta pegarmos o exemplo dos Estados Unidos, que recebem cerca de 2,1 milhões de brasileiros por ano. Mas apenas 100 mil, estima-se, fazem cruzeiros a partir de portos americanos”, explicou Artur Andrade.
Emerson Souza

FERRAMENTAS MSC

Um dado da pesquisa de Cruzeiros adiantada por ele aos participantes da Convenção da MSC mostra quais os entraves para a venda de uma viagem internacional de navio, na opinião dos 300 agentes de viagens que responderam: 68% disseram que o aéreo caro é o maior empecilho, seguido de falta de informação sobre os produtos (29,25%), custo mais alto (24,49%), dificuldade de idioma a bordo (23,47%), necessidade visto (23,47%) e dificuldade com a reserva (10,54%). Os dados completos estarão no Anuário de Cruzeiros PANROTAS, que será lançado em junho.

“Estamos investindo em um novo sistema de reservas, com mais produtos, como aéreo e hotel, e estamos ampliando a equipe no Brasil exatamente para dar suporte e ajudar os agentes de viagens com esses temas”, disse o diretor de Vendas e Revenue, Ignacio Palacios. A MSC está mudando sua sede no Brasil de Moema para a Chácara Santo Antonio, em São Paulo, já com equipe de atendimento e comercial ampliada.

Hoje a empresa possui 11 profissionais na equipe de Vendas em São Paulo, quatro no Sul, três no Rio de Janeiro, dois em Salvador e um em Recife.

Emerson Souza
Ursilli agradeceu a participação da PANROTAS na convenção e disse ter tido várias ideias com os dados apresentados. “É muito bom termos uma análise assim das estatísticas, para mostrar aos agentes e a nós mesmos uma radiografia do setor e, mais que isso, as oportunidades. Anotei várias ideias a partir da apresentação da PANROTAS e o conteúdo foi muito valioso para esse encontro”, disse ele, que embarca amanhã de volta ao Brasil, saindo do navio na parada de St. Thomas.

O MSC Seaside para hoje em Porto Rico, amanhã em St. Thomas e depois em St. Martin e nas Bahamas, regressando a Miami no sábado, 18.

Cerca de 150 agentes de viagens de 84 empresas de todo o Brasil participam da convenção. Para o segundo encontro, no MSC Meraviglia, dia 29 de março, Ursilli quer dobrar o número de agentes participantes.

O Portal PANROTAS viaja a convite da MSC Cruzeiros, com proteção GTA

Tópicos relacionados