Renato Machado   |   13/10/2016 21:00

Diante da inteligência artificial, expert crê em novo desafio a agentes

John Ische é presidente e CEO da Tripsept Solutions, uma empresa especializada em tecnologias para a indústria do Turismo. Em uma palestra durante a conferência global da Asta, a entidade máxima dos agentes de viagens norte-americanos, o executivo abordou os desafios que

tec_estromberg/Flickr
John Ische é presidente e CEO da Tripsept Solutions, uma empresa especializada em tecnologias para a indústria do Turismo. Em uma palestra durante a conferência global da Asta, a entidade máxima dos agentes de viagens norte-americanos, o executivo abordou os desafios que os profissionais do mercado enfrentarão com a chegada da inteligência artificial (AI, da sigla em inglês).

No Turismo, grandes empresas têm corrido para desenvolver com o uso da inteligência artificial sistemas que imitem o comportamento humano - como foi recentemente anunciado pela KLM e Expedia, por exemplo. Assim, respondendo a questionamentos sobre itinerários e criando soluções baseadas na análise do retrospecto de viagens ou destinos preferidos de um consumidor específico.

O especialista afirma que “a inteligência artificial será o próximo grande negócio do Turismo”. Para se manter bem posicionado, o agente de viagens deverá se preparar para uma nova ruptura – que não necessariamente será um problema, segundo Ische, já que os profissionais sobreviveram aos cortes nas comissões das empresas aéreas e à chegada das OTAs.

O CEO da Tripsept afirma que, se os agentes de viagem não enfrentarem o novo desafio da inteligência artificial, “ficarão para trás até 2020”. “Companhias de tecnologia estão fazendo grandes investimentos nesta nova tecnologia. Isso vai afetar nossas vidas em todos os aspectos”, complementa.

A saída, de acordo com John Ische, é a constante comunicação entre o agente e seu cliente, para aprofundar seu conhecimento sobre ele. O executivo garante que a inteligência artificial poderá também auxiliar o agente, somando-se ao seu conhecimento de viagens e ao entendimento de seus clientes, para chegar à “inteligência genuína”. “Apenas o agente de viagens pode somar forças para atingir a inteligência genuína”, concluiu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS