Henrique Santiago   |   31/05/2016 12:48

Avião elétrico pode decolar de casa; conheça projeto

Imagine você ter o seu avião guardado na garagem de casa, poder carregá-lo em uma tomada e decolar do seu jardim. Não, não estamos falando de uma miniatura que funciona a pilhas, mas de uma aeronave real. Essa é a proposta da Lilium. O modelo é o primeiro elétrico do mundo a fazer decolagens e pous

Imagine você ter o seu avião guardado na garagem de casa, poder carregá-lo em uma tomada e decolar do jardim de sua residência. Não, não estamos falando de uma miniatura que funciona a pilhas, mas de uma aeronave real. Essa é a proposta do Lilium.

O modelo, projetado em formato oval com duas asas e sem cauda, é o primeiro elétrico do mundo a fazer decolagens e pousos verticais. O jato comporta dois passageiros, até 800 quilos entre pessoas e cargas e atinge uma velocidade máxima de 400 quilômetros. O seu alcance de voo é de 500 quilômetros.

O Lilium é fruto de um projeto de quatro engenheiros aeroespaciais e designers de produto da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha: Daniel Wiegand, Patrick Nathen, Sebastian Born e Matthias Meiner
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Divulgação/Lilum
O projeto tem aporte da incubadora de negócios European Space Agency (ESA). Sustentabilidade, economia e facilidade são os pilares da aeronave.
“Nosso objetivo é desenvolver um avião para o uso do dia a dia. Nós estamos atrás de um avião que pode decolar e aterrissar verticalmente e não precisa da infraestrutura cara e complexa de um aeroporto. Para reduzir barulho e poluição, nós utilizamos motores elétricos para que também possam ser usados perto de áreas urbanas”, explicou Weigand.

Diferente de aviões comerciais e helicópteros, os criadores do Lilium garantem que o modelo combina o benefício de ambos e evita os seus percalços, como os altos custos operacionais, barulho e dificuldade para pilotar. A ideia é fazer que o jato pessoal possa voar a partir de qualquer lugar, desde que em uma área de 15 metros por 15 metros.

Para o comando, o piloto deve obter uma licença de ao menos 20 horas de treinamento. A aeronave atualmente está em fase de desenvolvimento e deve ser lançada para venda em 2018. Detalhes de preços não foram divulgados até o momento

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