Roberta Queiroz   |   23/06/2016 17:01

Crise deve adiar chegada de capital externo às aéreas

A Medida Provisória 714/16 repercutiu de forma positiva no setor, mas negociações de grande porte não devem ocorrer enquanto a recessão e a incerteza política fizerem parte do cenário do País.

Da Redação

Na última terça-feira (21), a Câmara dos Deputados aprovou o aumento da participação de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras para até 100%. A Medida Provisória 714/16 repercutiu de forma positiva no setor, mas negociações de grande porte não devem ocorrer enquanto a recessão e a incerteza política fizerem parte do cenário do País.

A reação dos investidores foi tão satisfatória que as ações da Gol, marcada por renegociações de dívidas e queda de lucro, subiu 4,47% após a aprovação da MP. A aérea tem a Delta em seu capital (9,5%) e a Air France-KLM (1,5%). No entanto, as lideranças da companhia já negaram a sua venda para qualquer grupo estrangeiro.

BENEFÍCIO
A emenda ainda aguarda a aprovação do Senado. Até lá, autoridades como o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, articulam para que a MP não sofra alterações. Oliveira afirmou que a decisão da Câmara irá beneficiar, principalmente, as rotas do interior do País. “É um passo importante porque traz a possibilidade de investidores estrangeiros beneficiarem o mercado, inclusive os menos explorados, no interior, em rotas pouco usadas”, considerou.

“Esse projeto se alinha bem ao conjunto de propostas a serem formuladas a pedido do presidente [interino, Michel Temer], que contribuem para a produtividade da economia brasileira e trazem ganhos do ponto de vista de geração de empregos, renda e da atividade econômica”, completou.

HISTÓRICO
O primeiro texto da MP 714/16, defendido pelo relator Zé Geraldo (PT/PA), alterava o teto da participação do capital externo nas aéreas brasileiras de 20% para 49%. Na gestão de Dilma, a MP foi editada, prevendo o limite de 49% e podendo chegar a 100% para países que oferecessem reciprocidade ao Brasil. Porém, a emenda aprovada pela Câmara seguiu o manuscrito do líder do PMDB, Baleia Rossi, propondo os 100% sem necessidade de abertura por parte do país do investidor estrangeiro.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Roberta Queiroz

Roberta Queiroz tem 1614 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS