Maria Izabel Reigada   |   21/06/2016 17:48

Câmara aprova 100% de capital estrangeiro nas aéreas

O Plenário da Câmara aprovou agora o aumento da participação de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras em até 100%. A emenda à Medida Provisória 714/16 foi apresentada pelo deputado Baleia Rossi (PMDB-SP) e aprovada, substituindo



BRASÍLIA – O Plenário da Câmara aprovou agora o aumento da participação de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras em até 100%. A emenda à Medida Provisória 714/16 foi apresentada pelo deputado Baleia Rossi (PMDB-SP) e aprovada, substituindo o texto que ampliava em até 49% o capital estrangeiro, alterando o Código Brasileiro da Aeronáutica, que estabelecia em 20% o teto da participação.

O deputado Zé Geraldo (PT-PA), relator do texto original da MP, lamentou a alteração. “É lamentável que uma medida proposta com qualidade, para modernizar a aviação nacional, tenha sido alterada de modo a permitir que uma empresa aérea brasileira seja comprada por uma aérea internacional”, disse.

A votação aprovou ainda outra emenda, de número 25, do deputado Weverton Rocha (PDT-MA), que prevê a necessidade de que as companhias aéreas reservem até 20% de seus voos para aeroportos regionais, quando autorizados os voos regulares pela Anac.

O mercado já reagiu à aprovação da emenda que amplia para 100% o capital estrangeiro nas empresas aéreas brasileiras. As ações da Gol chegaram a subir mais de 7% no momento da aprovação, exibindo alta de 2,24% às 15h, após o encerramento da sessão. As ações do Smiles, controlado pela Gol, também tiveram alta de 3,16% nessa hora. A MP 714/16 segue para votação no Senado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS