Renato Machado   |   30/08/2016 14:33

Aviação geral: Fiuza prega “diálogo” com aeroportos

A feira Labace, voltada para o mercado de aviação geral, chegou em 2016 a sua 13ª edição. Abordando as mais diversas variações do segmento, a Latin American Business Aviation Conference & Exhibition deste ano tem um propósito claro, al&eacut

Jhonatan Soares
Ricardo Nogueira (Abag), Antonio Claret (Infraero), José Ricardo Botelho (Anac), Floriano Pesano (Governo SP), Leonardo Fiuza (Abag), Dario Lopes (Ministério Transportes), Major-brigadeiro Luis Roberto Lourenço e Kurt Edwards (Ibac)
A feira Labace, voltada para o mercado de aviação geral, chegou em 2016 à 13ª edição. Abordando as mais diversas variações do segmento, a Latin American Business Aviation Conference & Exhibition deste ano tem um propósito claro, além de ser o usual ponto de fechamento de negócios e de exposição de marcas: reforçar a importância da aviação geral para o desenvolvimento econômico do País.

Na cerimônia de abertura da feira, esse foi o tom utilizado pelo presidente do conselho administrativo da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), entidade que promove anualmente a Labace. Leonardo Fiuza celebrou a manutenção do Brasil como a segunda maior frota de aviação geral do mundo, com 11 mil unidades, atrás apenas dos Estados Unidos.

Representando o ministério de Transportes, Portos e Aviação Civil, o secretário Dario Lopes garantiu do governo “foco, transparência e trabalho conjunto”. Lopes, que comanda a secretaria de Aviação Civil dentro do ministério, indicou a importância do segmento para a aviação geral do Brasil, por conta de sua “capilaridade” e “cobertura espacial”, alcançando muito mais municípios que a aviação comercial, por exemplo.

Em sua fala, Fiuza aproveitou para tentar abrir um diálogo com os administradores aeroportuários do Brasil, no intuito de acabar com o que chamou de “preconceito contra a aviação executiva”. Na fala do presidente, este segmento estaria sofrendo por não ser tão rentável comercialmente quanto a aviação civil, que “leva centenas de passageiros para gastar dentro dos aeroportos”.

“Não pedimos mudança de prioridades. O que nós queremos é o respeito ao empresariado da mesma forma que ocorre lá fora, em países que possuem frotas bem menores que a nossa. Nós queremos conciliar a aviação executiva e a aviação comercial”, afirmou, defendendo que é o empresariado transportado pelo segmento que talvez empregue os passageiros de um voo comercial.
Jhonatan Soares
Público observa aeronaves expostas na 13ª feira Labace
LABACE
Com cerca de 130 marcas presentes, a 13ª Labace é realizada entre 30 de agosto e 1º de setembro, na área do antigo galpão da Vasp, na avenida Washington Luís, 6000. A feira trouxe a São Paulo mais de 40 modelos de aeronaves, entre bimotores, turboélices e helicópteros, em um espaço propício para o “desenvolvimento de network qualificado, interagindo com clientes, pilotos e autoridades”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS