Movida

Henrique Santiago   |   17/11/2016 16:30

Cade aprova compra de 10% da Latam pela Qatar

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra de 10% da Latam Airlines por parte da Qatar Airways. O Portal PANROTAS anunciou em julho a negociação entre ambas as companhias aéreas. A aprovação dependia do aval das autoridades regulat

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra de 10% da Latam Airlines por parte da Qatar Airways. O Portal PANROTAS noticiou em julho a negociação entre ambas as companhias aéreas. A aprovação dependia do aval das autoridades regulatórias brasileiras e chilenas.


A Latam, que estreou neste ano os voos com a nova marca, recebeu um aporte de US$ 613 milhões pela participação da Qatar nos negócios. A entrada do novo acionista se dará por uma operação de aumento de capital em que a chileno-brasileira emitirá novas ações. Os participantes minoritários poderão, nas mesmas condições, participar da oferta.

Além da sul-americana, a companhia aérea do Catar adquiriu 15% das ações da IAG, holding das transportadores Iberia e Vueling, ambas da Espanha, a britânica British Airways e a irlandesa Aer Lingus.

ACORDO BARRADO
O sucesso da negociação entre ambas as partes não reflete na possível parceria entre Latam, Iberia e British. Na última semana, o Cade impugnou temporariamente o acordo de negócio conjunto (joint business agreement). Segundo o órgão, o acordo “tem potencial de gerar problemas competitivos no mercado de transporte aéreo de passageiros entre o Brasil e a Europa, em especial nas rotas São Paulo-Londres e São Paulo-Madri”.

Em comunicado, a Latam disse que o parecer do conselho é “parte do processo regular de avaliação do acordo, ou seja, não se trata de uma decisão final. A empresa seguirá negociando para o desenvolvimento da parceria entre as companhias.


*Fonte: G1

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias