Vitor Ventura   |   08/12/2016 10:59

Justiça americana libera compra da Virgin pela Alaska

Após alguns meses de atraso, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos enfim liberou a venda da Virgin America para a Alaska Airlines por US$ 2.6 bilhões, e com isso, a Alaska se torna a quinta maior companhia aérea do país. Contudo, a justiça ordenou qu

Divulgação

Após alguns meses de atraso, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos enfim liberou a venda da Virgin America para a Alaska Airlines, por US$ 2.6 bilhões, e, com isso, a Alaska se torna a quinta maior companhia aérea do país. Contudo, a justiça ordenou que a Alaska diminuísse seu acordo de codeshare com a American Airlines, evitando assim qualquer sinal de livre concorrência do setor.

Oficialmente, o governo americano alegou que estava tentando aplicar a lei antitruste (combinações monopolísticas similares) para inviabilizar o negócio, porém, já que ambas as partes já haviam chegado em um acordo mútuo, a alegação de truste perdeu validade.

Apesar de ter de diminuir o acordo com a AA - e estar proibida de cogitar parcerias em rotas em que atuam Virgin e AA -, a Alaska Airlines não perderá nenhum portão nos aeroportos de Los Angeles e São Francisco, e também não perderá espaços em aeroportos mais congestionados, como o de Nova York e Washington D.C.

Vale informar que a Alaska também possui um acordo codeshare similar com a Delta, porém o governo nada fará em relação a isso, pois vê que ambas as companhias sejam concorrentes diretas, e não parcerias.
Divulgação Virgin America



*Fonte: Skift

conteúdo original: https://skift.com/2016/12/06/doj-clears-alaskas-acquisition-of-virgin-america/

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Vitor Ventura

Vitor Ventura tem 275 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS