Brunna Castro   |   15/12/2016 15:16

Munique quer ser 1º aeroporto alemão sustentável; veja

O Aeroporto de Munique, na Alemanha, aprovou um conceito de proteção climática com o qual pretende se tornar o primeiro terminal alemão com operações de carbono neutro.

O Aeroporto de Munique, na Alemanha, aprovou um conceito de proteção climática com o qual pretende se tornar o primeiro terminal alemão com as emissões de carbono neutralizadas. Isto é, reduzindo suas emissões de gases a ponto de serem compensadas por créditos de carbono gerados a partir de atividades sustentáveis.
Divulgação/Aeroporto de Munique

A intenção do Aeroporto de Munique, o segundo maior do país, é de que as emissões de CO2 diretamente atribuídas às operações aeroportuárias serão reduzidas em 60% até 2030. Os 40% restantes irão assumir a forma de compensações de carbono.

Os custos do programa de proteção climática, que será concluído até 2030, estão estimados em 150 milhões de euros. As medidas que pretendem alcançar a neutralidade de carbono envolvem todas as áreas do aeroporto, especialmente o fornecimento de energia, aumento de eficiência dos sistemas de construção, otimização da frota de veículos, iluminação exterior e outras melhorias na utilização de energia elétrica do sistema de transporte de bagagens.

Estão previstas tecnologias de controle inteligentes para as fachadas do terminal, para otimizar com o clima, uma mudança para a tecnologia Led na iluminação da pista, o aumento da dependência de fontes de energia renováveis e uma maior utilização de eletro-mobilidade na frota de veículos do aeroporto.

"Como o primeiro aeroporto cinco estrelas da Europa, nós também definimos padrões muito elevados para a protecção do clima. Com os nossos objetivos climáticos de longo alcance, queremos ajudar a garantir que as operações do aeroporto e o desenvolvimento em curso sejam perseguidos de forma a preservar as oportunidades e possibilidades das gerações futuras. Com o objetivo de alcançar operações aeroportuárias de carbono neutro, estamos abrindo o caminho para o transporte aéreo de conservação sustentável dos recursos", afirmou o CEO do aeroporto, Michael Kerkloh, em comunicado.

Tópicos relacionados