Janize Colaço   |   26/01/2017 13:02

Aviação doméstica amarga 17º mês de queda; confira

A aviação doméstica terminou fechou o ano de 2016 com quedas em relação ao anterior. De acordo com o levantamento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aviação doméstica brasileira registrou retraç&a


Como era esperado, a aviação doméstica terminou fechou o ano de 2016 com quedas em relação ao ano anterior. De acordo com o levantamento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), houve retração na demanda (RPK) e na oferta (ASK), com quedas de 5,7% e 5,9%, respectivamente.

Com os resultados do último mês de dezembro – com a demanda e a oferta que registraram queda de 2,8% e 4,6%, respectivamente – o ano terminou com o 17º mês consecutivo de resultados negativos. O número pagos transportados no mercado doméstico no ano foi de 88,7 milhões, uma redução de 7,8% em relação ao ano anterior. A oferta doméstica apresentou a décima sexta baixa sucessiva do indicador. Para o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, o resultado já era esperado, como reflexo direto da crise econômica e cautela de gastos do consumidor.

Ainda segundo ele, é preciso reforçar a urgência da implantação da agenda de correção de distorções do setor e de retomada do crescimento. “É imprescindível aprovar o novo conjunto de regras de diretos e deveres de companhias aéreas e passageiros, alinhando nossa realidade ao restante do mundo, atraindo investimentos e possibilitando a oferta de passagens ainda mais baratas, que caibam no bolso de todos os consumidores”, acrescentou.

De acordo com o levantamento, o número de passageiros transportados por empresas brasileiras nos mercados doméstico e internacional totalizou 96,163 milhões, número 7,07% inferior ao registrado em 2015.

MERCADO INTERNACIONAL
No acumulado de janeiro a dezembro de 2016, a demanda internacional (RPK) de passageiros das empresas aéreas brasileiras diminuiu 0,3% em relação ao mesmo período de 2015. Já a oferta (ASK) caiu 3,1% no período. Já a quantidade de passageiros transportados por empresas brasileiras no mercado internacional acumulou aumento de 2,9% em relação ao ano anterior, somando 7,5 milhões.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS