Guarulhos deixa de ser o maior aeroporto latino-americano
Guarulhos perdeu para o Aeroporto Internacional Benito Juárez, da Cidade do México (AICM), o posto de maior da América Latina em número de passageiros transportados. Ele estava na liderança desde 2010, quando havia ultrapassado o AICM.
O MEX teve dois anos seguidos de altas expressivas na quantidade de passageiros: 12,2% em 2015 e 8,5% em 2016, chegando a 41,7 milhões de pessoas transportadas.
No mesmo período, GRU foi afetado pela crise econômica e política no Brasil e amargou queda de 1,5 e 6,1%, terminando 2016 com 36,6 milhões de passageiros.

O aeroporto mexicano é o primeiro da América Latina a ultrapassar a marca de 40 milhões de pessoas transportadas e ocupa a posição 43 no ranking mundial de volume de passageiros. Guarulhos está agora na 51ª posição.
Apesar da queda no número de viajantes, o aeroporto internacional de São Paulo ainda tem vantagem folgada, quando somado aos demais terminais da sua região metropolitana (Congonhas e Viracopos). São 66,7 milhões de passageiros, bem acima dos 43,5 milhões que o MEX alcança ao ser somado aos quatro aeroportos de sua região (Toluca, Querétaro, Puebla e Cuernavaca).
*Fonte: Aeroin