Ana Luiza Tieghi   |   30/06/2017 11:02

Deputados pedem investimentos para aviação regional

Deputados reclamaram, nesta quinta-feira (29), da lentidão para executar o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (Pdar), criado em 2015 e inserido no Fundo Nacional de Aviação Civil.

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Comissões cobram investimentos na aviação regional
Comissões cobram investimentos na aviação regional
Deputados reclamaram, nesta quinta-feira (29), da lentidão para executar o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (Pdar), criado em 2015 e inserido no Fundo Nacional de Aviação Civil.

A demanda é para que o governo acelere investimentos em aeroportos ou em projetos de aeroportos localizados em regiões isoladas, principalmente na Amazônia. O assunto foi discutido pelas comissões de Viação e Transportes e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia.

“Nós percebemos uma lentidão. Para se ter uma ideia, no Estado do Pará, de 24 aeroportos [inicialmente selecionados] apenas cinco estão na lista para ficarem prontos até 2020”, criticou o deputado Zé Geraldo (PT-PA).

O secretário nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, único convidado da reunião, afirmou que a expectativa é investir R$ 450 milhões por ano, até 2019, em 58 aeroportos regionais considerados fundamentais. No total, 179 localidades foram selecionadas para receber investimentos, após o governo estudar as necessidades de 276 locais.

DIFICULDADES
Uma das dificuldades para tocar o programa, segundo Lopes, é o orçamento restrito. A verba disponível para investimento neste ano nos 58 aeroportos é de R$ 231 milhões. “Tendo mais recursos, você pode acelerar. Por isso, o fundamental é ter o projeto e ter a clareza de que isso não é um programa de governo, mas tem que ser contínuo”, observou.

Além da dificuldade orçamentária, Lopes mencionou os problemas de logística para a construção e a realização de obras em aeroportos, principalmente na Amazônia. “Não há acesso terrestre, o que encarece a obra e diminui seu ritmo, pois os materiais só são levados quando é possível navegar pelos rios”.

AVIAÇÃO CIVIL
Na audiência, o deputado Valadares Filho (PSB-SE), presidente da Comissão de Integração Nacional, ressaltou a necessidade de a aviação civil centrar esforços também no desenvolvimento do Turismo. “O preço das passagens, a pouca oferta, as mudanças nos voos sem aviso prévio, tudo isso prejudica o Turismo na nossa região”, reclamou.

Dario Lopes respondeu que investimentos nesse sentido também têm sido feitos e destacou a inauguração do aeroporto de Jericoacoara (CE) no último sábado (24).


*Fonte: Agência Câmara Notícias

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Ana Luiza Tieghi

Ana Luiza Tieghi tem 347 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS