Movida

Rodrigo Vieira   |   05/06/2017 12:36

Emirados rompem com Catar e voos são cancelados

Emirado estaria favorecendo organizações terroristas, segundo os governos

Doha, no Catar
Doha, no Catar

Emirates Airlines, Etihad Airways, Saudia, Gulf Air, Flydubai e Air Arabia. Essa é a lista de companhias aéreas que deixa de voar ao Catar a partir de hoje e amanhã, após o decisão de Emirados Árabes Unidos, Egito, Arábia Saudita e Bahrein cortarem relações diplomáticas e suspenderam ligações com o emirado.

Esses países e emirados acusam o Catar de "suporte ao terrorismo". A Arábia Saudita também corta ligação terrestre com o vizinho, aponta a agência oficial Saudi Press.

Aeroporto de Doha
Aeroporto de Doha

O governo de Cairo, no Egito, acusa o emirado do Catar de "apoiar as operações terroristas no Sinai e de intervir nos assuntos internos do Egito e dos países da região, de modo a ameaçar a segurança nacional árabe e favorecer as diferenças dentro das sociedades árabes".

Segundo a agência oficial de notícias WAM, os Emirados Árabes reiteraram o seu compromisso e apoio aos países do Golfo e acusaram o Catar de "minar a segurança e a estabilidade da região, bem como de descumprir os compromissos e acordos internacionais".

A Etihad opera quatro voos diários entre Abu Dhabi e Doha, a Emirates opera sete entre Dubai e Doha e a flydubai opera seis diários entre seu hub e o hub da Qatar Airways.

"A partir da manhã de 6 de junho, a Etihad cortará até segunda ordem seus voos a Doha", apontou comunicado oficial.

"Nosso último voo entre Dubai e Doha sairá às 2h30 na terça-feira, enquanto o último voo de retorno será às 3h30 no mesmo dia", comunicou a Emirates.

Passageiros de ambas as companhias serão reembolsados ou podem negociar transferência para outros destinos.

QATAR SE POSICIONA
A Qatar Airways lançou comunicado aos parceiros esclarecendo seu lado da situação. Confira os principais pontos da carta:

"Estamos passando por restrições nos voos da Qatar para Arábia Saudita, Bahrein, Egito e Emirados Árabes Unidos. Todos os voos QR que operam de/para o Reino da Arábia Saudita (KSA), Emirados Árabes Unidos (UAE), Bahrein (BHR) e Egito (EGY) foram suspensos.

Todas as reservas de/para os destinos mencionados estarão abertas para cancelamento ou reembolsos (dentro do estoque 157), alterações, incluindo o reencaminhamento para outras companhias aéreas com exceção de Emirates (EK) e Etihad (EY), gratuitamente, para os passageiros que possuem uma reserva confirmada e uma confirmação de bilhete emitido em/ou antes de 5 de junho de 2017, para viagens de 5 de junho de 2017, até 6 de julho de 2017.

Estão disponíveis as seguintes opções:

- Remarcar gratuitamente em outro serviço QR entre DOH e a origem/destino originais mencionados nos quatro países afetados.

- As novas datas de viagem devem ser dentro de 30 dias da data original do bilhete.

- É permitida re-acomodação gratuita, a partir de DOH, em outra companhia aérea, desde que o voo QR não esteja disponível.

Para cancelamento de voos para Arábia Saudita, Emirados Árabes e Bahrein:

Uma nova reserva do voo operacional QR de/para outro ponto mais próximo via Kuwait e Omã não é permitido (sujeito a checagem de documentação do passageiro).

Para cancelamento de voos para o Egito:

Uma nova reserva do voo operacional QR de/para outro ponto mais próximo na Jordânia, Kuwait, Líbano e Omã é permitido (sujeito a checagem de documentação do passageiro).

O reembolso total de bilhetes não utilizados também é permitido.

Só é permitida uma única mudança sem cobrança de multas.

Caso o passageiro deseje fazer mais mudanças, ou se a data de viagem for posterior a 6 de julho de 2017, as regras de tarifas normais aplicam-se.

Esta é uma situação em constante mudança e estaremos monitorando de forma persistente quaisquer mudanças adicionais; comunicando-os o mais rápido possível."

*Atualizada às 17h50 com o comunicado da Qatar Airways.


*Fonte: Agência Brasil e Travelmole

conteúdo original: http://bit.ly/2s9cprw

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias