Rodrigo Vieira   |   13/06/2017 09:25

"Emirates e Etihad sofrem igual a nós", diz CEO da Qatar

Akbar Al Baker diz que bloqueio aéreo sofrido pelo Catar é ilegal


Arquivo PANROTAS
Qatar Airways não sofre sozinha com conflito no Golfo, garante CEO
Qatar Airways não sofre sozinha com conflito no Golfo, garante CEO

O CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, admite que sua companhia aérea sofre desde a semana passada com o bloqueio aéreo feito pelos Emirados Árabes Unidos e outros países de Oriente Médio e África. Porém, ele garante não estar sozinho. Para Baker, suas principais concorrentes, Emirates Airlines e Etihad Airways, estão sofrendo tanto quanto a Qatar, embora não admitam.

A companhia pela qual Al Baker responde perdeu o direito de voar para 18 destinos e foi vetada dos céus dos países e emirados vizinhos. As vendas de duty free também foram afetadas, 25% mais baixas na semana passada.


Reprodução/Qatar
Akbar al Baker,CEO da Qatar
Akbar al Baker,CEO da Qatar

"Emirates e Etihad tentam agir como se tudo estivesse normal, mas estão sendo afetadas tanto quanto a Qatar por conta desse bloqueio ilegal", dispara o CEO em entrevista à CNN Money.

Divulgação

Al Baker afirma que sua companhia aérea segue com estratégia de expansão. Está nos planos da Qatar adicionar 24 novos destinos nos próximos 12 meses.

"Agora pretendemos aumentar nossas frequências para mercados que não podíamos anteriormente por não ter tanta capacidade. Não é porque deixamos esses 18 destinos que vamos quebrar", garante.

Além de vetar aeronaves da Qatar em seu espaço aéreo, a Arábia Saudita, o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos fecharam os escritórios da companhia em seus territórios. Os Emirados Árabes Unidos ainda foram além e proibiram companhias que estejam servindo Doha de sobrevoar seu território, independentemente de seu país de origem.

"Na verdade fechar os escritórios foi um comportamento nada civilizado. Os escritórios das companhias aéreas não são armas políticas", aponta o CEO da Qatar. "Fomos taxados como se fôssemos uma organização criminosa. Não estão nem permitindo que reembolsemos nossos passageiros."

Baker também afirmou que está"extremamente desapontado" com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela maneira com a qual o político está agindo diante do quadro no Oriente Médio.

Divulgação

Ontem a Qatar Airways anunciou lucro anual de 21%além de ter transportado 38 milhões de passageiros no último ano fiscal.


*Fonte: CNN Money

conteúdo original: http://cnnmon.ie/2s3Mijo

Tópicos relacionados