Raphael Silva   |   25/10/2017 11:53

Iata prevê 7,8 bi paxs em 2036 e China superando EUA

Previsão aponta para quase o dobro de viajantes de 2017, com destaque para rotas para Ásia e Pacífico, com 2,1 bilhões de novos passageiros

Aiky/Flickr
Número de passageiros aéreos deve quase dobrar nos próximos 20 anos
Número de passageiros aéreos deve quase dobrar nos próximos 20 anos
A Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) prevê cerca de quatro bilhões de passageiros voando até o fim deste ano, número que deve quase dobrar nos próximos 20 anos. Em 2036, a expectativa é de ver 7,8 bilhões de viajantes aéreos, com destaque para rotas rumo a Ásia e Pacífico, que devem abrigar mais da metade dos novos turistas e contribuir para que a China supere os Estados Unidos como maior mercado de aviação do mundo.

Voos envolvendo a região Ásia-Pacífico abrigarão 2,1 bilhões de novos passageiros em 2036, totalizando 3,5 bilhões. A Europa terá 1,5 bilhão de viajantes, seguida pela América do Norte (1,2 bilhão), América Latina (757 milhões) e Oriente Médio (517 milhões). Por fim, a África movimentará 400 milhões de passageiros, mas liderará o índice de crescimento anual, com uma alta de 5,9%.

Regiões
Novos passageirosCrescimento anualTotal de passageiros
Ásia e Pacífico2,1 bilhões4,6%3,5 bilhões
América do Norte452 milhões2,3%1,2 bilhão
América Latina421 milhões4,2%757 milhões
Europa550 milhões2,3%1,5 bilhão
África274 milhões5,9%400 milhões
Oriente Médio322 milhões5%517 milhões

"São ótimas notícias, mas também vêm como um grande desafio para os governos e as indústrias, que precisarão garantir o poder para suprir essa demanda", analisou o diretor geral e CEO da Iata, Alexandre de Juniac.

Diante da combinação de fatores que envolvem o crescimento acelerado setor na China a desaceleração no norte-americano, o posto de maior mercado aéreo deve ser chinês bem antes de 2036, uma vez que o país oriental deve assumi-lo ainda em 2022. O Reino Unido, por sua vez, cairá para o quinto lugar, atrás de Índia e Indonésia até 2030. Atualmente entre os dez maiores, França e Itália verão Tailândia e Turquia assumirem seus lugares, caindo para 11º e 12º, respectivamente.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Raphael Silva

Raphael Silva tem 1458 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS