Brunna Castro   |   21/07/2016 11:58

Itamaraty avaliará proposta que amplia isenção de vistos

A proposta que quer estender a isenção de vistos de turismo no Brasil por um ano após o período olímpico foi apresentada ontem (20) para o titular do Ministério das Relações Exteriores (MRE), José Serra, pelo presidente da Embratur, Vin

A proposta que quer estender a isenção de vistos de Turismo no Brasil por um ano após o período olímpico foi apresentada ontem (20) para o titular do Ministério das Relações Exteriores (MRE), José Serra, pelo presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, e pelo deputado Herculano Passos (PSD-SP), presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.

Caso seja aprovada, a proposta será válida para cidadãos americanos, canadenses, japoneses e australianos.

A medida, para a Embratur, é considerada estratégica para manter e aumentar o fluxo turístico de estrangeiros após a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016. O objetivo da entidade, segundo Lummertz é manter o incentivo à viagem após o mundial e gerar divisas para o País. “Além de impulsionar o turismo internacional em direção ao Brasil, pretendemos contribuir para a integração e movimentação da cadeia produtiva turística nacional”, afirmou ele.

O ministro José Serra, que disse ser sensível ao pleito, apontou que o Itamaraty tem atuado no sentido de tornar mais produtivo o processo de visto para o Brasil. “Esse período olímpico funcionará como um termômetro para a medida adotada pelo governo brasileiro. Vamos estudar esta possibilidade de estender a dispensa de visto para os países beneficiados durante a Olimpíada”, disse.

O deputado Herculano Passos destacou a preocupação do setor em levar adiante a projeto sem que haja prejuízo para a segurança nacional. Ele apontou que, em 2015, o País recebeu “apenas 6,3 milhões de estrangeiros, ficando à frente da Argentina por apenas com 500 mil visitantes. Precisamos reverter a situação facilitando a vinda desse público”, concluiu.
Divulgação/Embratur
Reunião com o Ministério das Relações Exteriores aconteceu ontem (20)
A reunião também contou com a participação do diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, Gilson Lira; do secretário-geral do MRE, Marcos Bezerra Galvão; do subsecretário-geral das comunidades brasileiras no exterior, Carlos Alberto Simas; dos secretários de Turismo Nilo Sergio (Rio de Janeiro) e Nelson Pelegrino (Bahia) e do secretário adjunto de Turismo do Rio de Janeiro, Luís Veloso.

CHINA

Lummertz também abordou na reunião a importância de incluir a China, que é considerado o mercado emissor de turistas mais importante do momento, no grupo de países com a dispensa. “Mais de 100 milhões de chineses viajam pelo mundo anualmente e apenas 53 mil vieram ao Brasil em 2015. O Brasil precisa atrair os turistas e investidores chineses”, disse o presidente da Embratur.

Além disso, Lummertz sinalizou a previsão de viagem de Michel Temer para a China em setembro. Segundo ele, o gesto deve trazer consequências imediatas para a relação bilateral com o País. A Embratur prevê, de acordo com o potencial apresentado, abrir um Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) e criar um Comitê Descubra Brasil no País asiático, além de disponibilizar o portal Visit Brasil em mandarim.

DISPENSA DE VISTO
Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão foram os países contemplados com a isenção do visto de turismo por meio da Portaria Conjunta nº 216, “por serem importantes emissores de turistas, demonstrarem interesse em visitar o Brasil e terem forte tradição olímpica”, segundo a Embratur.

A isenção é direcionada a estrangeiros que venham ao Brasil exclusivamente para fins de turismo. A dispensa garante, até 18 de setembro, estadia limitada a 90 dias a contar da data de primeira entrada em território nacional para cidadãos dos quatro países.

O turista não precisará comprovar que possui ingressos para assistir a qualquer evento das modalidades desportivas dos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos.

De acordo com estimativa do Ministério do Turismo, a medida do governo brasileiro deve acrescentar até US$ 1,7 bilhão na economia nacional.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Brunna Castro

Brunna Castro tem 1010 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS