Rafael Faustino   |   07/10/2016 17:45

Embratur quer americanos livres de visto em Foz do Iguaçu

A Embratur comunicou hoje seu apoio à ideia de que cidadãos norte-americanos possam entrar no Brasil por Foz do Iguaçu (PR), vindos da Argentina, sem a necessidade de visto. Isso porque no país vizinho o visto não é mais necessário para a popula&cced

Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu

A Embratur comunicou hoje seu apoio à ideia de que cidadãos norte-americanos possam entrar no Brasil por Foz do Iguaçu (PR), vindos da Argentina, sem a necessidade de visto. Isso porque no país vizinho o visto não é mais necessário para a população dos Estados Unidos, e assim eles poderiam visitar, sem burocracia, esse destino também pelo lado brasileiro.

O órgão aponta que o fluxo turístico na Argentina cresceu 25% de janeiro a março de 2016, após o fim da exigência aos norte-americanos ao final do ano passado, mas ao Brasil não é permitido aproveitar desse potencial. Assim, a Embratur pede para que o Congresso Nacional altere a legislação vigente em relação aos vistos para norte-americanos na entrada de Foz do Iguaçu, por períodos específicos.

O assunto foi tema de reuniões da Embratur e do Ministério das Relações Exteriores durante a Feira de Turismo Internacional (FIT) em Buenos Aires, nesta semana. O superintendente de Comunicação Social de Itaipu e secretário do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz), Gilmar Piolla, afirmou que "essa pequena mudança poderia trazer um grande ganho para a economia” da cidade.

PROBLEMAS
Outra questão discutida na Fit foram os problemas na alfândega brasileira para argentinos, uruguaios e paraguaios que procuram o litoral do País e chegam por meio terrestre. "Tivemos relatos de viajantes que demoram oito horas para cruzar a fronteira. Temos que melhorar isso", pediu o embaixador Sergio Danese, que assumiu recentemente a Embaixada do Brasil na Argentina.

Estudou-se, durante o encontro, criar convênios de cessão de efetivos entre as polícias dos Estados fronteiriços e a Polícia Federal, para abrir novos postos de controle e agilizar o atendimento.

"Nosso esforço será no sentido de trazer ainda mais turistas do que os dois milhões que vieram na temporada passada. Mas não adianta o estrangeiro vir e não conseguir desfrutar nossos maravilhosos destinos. É preciso melhorar a infraestrutura", comentou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Rafael Faustino

Rafael Faustino tem 1223 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS