Henrique Santiago   |   06/01/2017 12:55

Com pasta incerta, Florianópolis quer retomar cruzeiros

Turismólogo de formação há mais de 20 anos, especializado em tecnologia e também eventos e conselheiro estadual de Turismo de Santa Catarina. Com essa bagagem, o professor universitário Vinicius de Lucca Filho chega à secretaria de Turismo de Florian

Acervo Pessoal
Lucca Filho garante ser o primeiro secretário da capital com formação acadêmica em Turismo
Lucca Filho garante ser o primeiro secretário da capital com formação acadêmica em Turismo
Turismólogo de formação com mais de 20 anos de experiência, especializado em tecnologia e também eventos e conselheiro estadual de Turismo de Santa Catarina. Com essa bagagem, o professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Vinicius de Lucca Filho chega à secretaria de Turismo de Florianópolis para dar outra cara ao segmento.

E sua tarefa não será nada fácil. Até o presente momento, a pasta pode ser agrupada com Pesca, Maricultura e Agricultura, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Instituto de Geração de Empregos e Oportunidades de Florianópolis (IGEOP). Mas nada está definido ainda.

Em entrevista ao Portal PANROTAS, Lucca Filho diz que a definição precisa chegar ao gabinete do prefeito Gean Loureiro (PMDB) e, em seguida, ser aprovada na Câmara Municipal de Florianópolis. “O importante é que o setor seja privilegiado”, disse ele sobre o futuro da pasta. “O importante é ter força junto ao prefeito, e nós temos hoje”, completou.

Ao analisar precisamente os próximos quatro anos para o Turismo, o novo secretário se mostra interessado em protagonizar a retomada dos cruzeiros na região. Atualmente, apenas a região de Porto Belo recebe navios.

Para ele, a presença desse nicho na ilha reposiciona Florianópolis no mapa marítimo.
Acervo Pessoal

“Não podemos ver nossos vizinhos receberem cruzeiros transatlânticos e não participar. Temos de ser referência. Vamos sentar com entidades, buscar financiamento e utilizar parcerias com entidades privadas para viabilizar a construção de equipamentos e a viabilização operacional do processo, como Polícia Federal e Anvisa, e buscar os principais operadores de cruzeiros”, apostou.

Além da questão de infraestrutura, o dirigente quer Florianópolis cada vez mais ativa na captação de eventos e congressos. Segundo ele, a capital de Santa Catarina lista entre as dez mais do Brasil no ranking da International Congress & Convention Association (Icca). A recente inauguração do Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira é uma das fichas guardadas para a cidade.

Perguntado sobre como espera entregar o cargo em 2020, Vinicius de Lucca Filho exprime suas vontades em duas palavras: mais profissional.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS