Bruna Murback   |   15/05/2017 09:29

Ministério da Saúde anuncia fim da emergência para zika

Segundo o Ministério da Saúde, o fim do estado de emergência se dá porque doença não é mais considerada fato comum ou inesperado 

coniferconifer/Flickr
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (11) o fim do estado de emergência em saúde pública por zika e microcefalia no Brasil. Há um ano e seis meses, o governo tinha declarado situação de emergência, quando o número de casos de microcefalia na região do Nordeste apresentou um aumento incomum no País. No entanto, a informação oficial é que o Governo Federal continuará tratando o tema como prioridade, incentivando as pesquisas e mantendo a vigilância e assistência às vítimas, para os casos de microcefalia em investigação.

REDUÇÃO NO NÚMERO DE CASOS

Segundo a pasta, desde o começo do ano até abril, foram 7,9 mil casos de zika no País. No mesmo período do ano passado, esse número era de 170 mil casos da doença, o que representou uma queda de 95% nas notificações de zika em relação ao mesmo período de 2016.

A decisão deverá ser anunciada à OMS (Organização Mundial da Saúde) até este final de semana. De acordo ainda com o Ministério da Saúde, o fim da situação de emergência foi anunciado porque já há conhecimento científico suficiente que comprove relação do Zika com microcefalia e outras alterações neurológicas, além da queda nos casos de zika e microcefalia por todo o País.



*Fonte: Ministério da Saúde

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruna Murback

Bruna Murback tem 346 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS