Leonardo Ramos   |   21/12/2017 14:59

Brasil deve receber 3,5 milhões de estrangeiros no verão

Deles, 2,3 milhões devem ser latinos, sendo cerca de 2 milhões só da Argentina, o principal emissor para o Brasil; EUA, Paraguai, Chile e Uruguai completam o ranking

Riotur / Alexandre Macieira
Rio de Janeiro deve manter o posto de cidade brasileira mais visitada no País
Rio de Janeiro deve manter o posto de cidade brasileira mais visitada no País
A expectativa do Turismo brasileiro para este verão é alta, se considerar os visitantes estrangeiros que devem chegar em terras brasileiras. Segundo comunicado da Embratur, a expectativa é que nesta temporada, que começa hoje (21) e vai até o final de março, cerca de 3,5 milhões de turistas internacionais desembarquem no Brasil, um salto de 11% em relação ao último verão, ou 360 mil turistas a mais, e que pode representar uma injeção de US$ 3,15 bilhões na economia brasileira.

A entidade, que promove o Brasil no Exterior, citou ainda uma série de fatores que consideram determinantes para o aumento de visitantes no País, como uma melhora na infraestrutura pós-grandes eventos e o câmbio favorável frente aos países latino-americanos.

“Estamos investindo nos mercados vizinhos, que são os maiores emissores. O câmbio, atualmente, está favorável para os argentinos, paraguaios, uruguaios e chilenos, por exemplo; há maior oferta de voos internacionais para o Brasil, e nossa rede hoteleira também cresceu para atender esta demanda”, explicou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz.

O aumento da conectividade pôde ser visto já neste dezembro de 2017, com um aumento de 8,5% no número de voos internacionais com destino ao Brasil, e de 11,8% em número de assentos disponíveis, comparando com o mesmo mês de 2016.

Outro fator citado pela entidade como determinante para o aumento de turistas estrangeiros será o início da emissão de vistos eletrônicos. O novo modelo, que deve entrar em vigor até o final do ano e beneficiará viajantes da Austrália, Estados Unidos, Japão e Canadá, proverá o visto em no máximo 72 horas após a solicitação, ao custo de US$ 40. Isso deve acarretar, segundo o Ministério do Turismo, um aumento de até 25% no número de estrangeiros destes quatro países entrando no Brasil.

“Estamos quebrando barreiras para o Turismo. Ontem (20) a Câmara dos Deputados aprovou o acordo Céus Abertos com os Estados Unidos e o projeto que moderniza a Embratur, transformando-a em Agência, e atualiza também 132 artigos da Lei do Geral do Turismo”, reforça Lummertz, citando ainda a abertura do capital das empresas aéreas, que está para ser votado pelo congresso .

"O Turismo pela primeira vez está entrando nas agendas econômica e política brasileira. Há avanços, e poderemos fazer ainda mais pela promoção no exterior com a transformação da Embratur em agência”, finalizou o presidente da Embratur.

2,3 MILHÕES DA AMÉRICA LATINA

Dos 3,5 milhões de turistas que devem chegar ao Brasil durante o verão, pelo menos 2,3 milhões são latino-americanos, segundo a Embratur. O principal emissor deve ser a Argentina, de onde espera-se 2 milhões de visitantes, seguido de Estados Unidos; Paraguai, Chile e Uruguai devem completar o ranking de maiores emissores.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Colaboração para o Portal PANROTAS

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!